segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UMP INDICA: Calvino e a responsabilidade social da Igreja (Augustus Nicodemus)


Qual a responsabilidade pública da igreja? Elas se resumem a pregação do evangelho? Nesta brilhante palestra proferida no Congresso Internacional de Teologia, Religião e Igreja, promovida pela Mackenzie, o Chanceler da daquela instituição, Dr. Augustus Nicodemus, nos apresenta de forma simples e contundente a visão que o reformador João Calvino tinha sobre o papel social da igreja.

Está é uma reflexão oportuna e indispensável para toda a igreja, que compreende o seu papel de forma ampla e deseja refletir a glória de Deus em todas áreas, assim como a supremacia de Cristo, em todas as esferas da vida humana.

Nesta palestra será possível refletir sobre o papel didático da igreja, no tocante às questões sociais e econômicas, assim como seu papel político, de orar pelas autoridades, advertir estas autoridades quando cometerem erros, promoverem a injustiça ou serem omissas com relações aos que as promovem, e tomar a defesa dos pobres contra os ricos que os exploram. Neste sentido, Augustus ainda comenta alguns assuntos delicados da bibliografia do reformador francês, ao citar o caso de morte de Servetus, dentro da visão político do estado em Calvino.

Além destas atividades, ainda cita-se a responsabilidade da igreja propriamente dita, de modo que o reformador entendia que a igreja deveria suprir a carência das atividades estatais e também atuar diretamente na assistência social, com especial destaque a função do diaconato nesta missão social da igreja. E por fim, é importante ressaltar que a além de todo este rico arcabouço teórico, Nicodemus ainda cita as ações práticas de Calvino, como forma de atestar a veracidade de sua crença no papel social da igreja.

Não podemos fugir desta reflexão, por isso recomendo este vídeo a todos os cristãos, de todas as idades, e de todas as vocações.

OBS: Também é bastante edificante o momento final da palestra reservada às perguntas, onde são levantadas questões muito interessantes para compreender nossa relação com a política e o estado.


Aqui está o link da palestra. Deus os abençoe:


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário