segunda-feira, 22 de setembro de 2014

“Me Ama” (How He Loves): Um Hino à Graça

Tem ciúmes de mim
O Seu amor é como um furacão
E eu me rendo ao vento de Sua misericórdia
Então de repente não vejo mais minhas aflições
Eu só vejo a glória
E percebo o quanto maravilhoso Ele é
E o tanto que Ele me quer

Oh, Ele me amou
Oh, Ele me ama
Ele me amou

Somos Sua herança e Ele o nosso galardão
Seu olhar de graça nos atrai à redenção
Se a graça é um oceano, estamos afogando
O céu se une a terra como um beijo apaixonado
Meu coração dispara em meu peito acelerado
Não tenho tempo pra perder com ressentimentos
Quando penso que Ele

Me ama,
Ele me ama
Ele me ama
Ele me ama

Como o Marcos Almeida do Palavrantiga sempre costuma dizer, cada música tem o significado que a pessoa que a escuta lhe atribui e foi pensando nisso que decidi escrever esse texto sobre a música “Me Ama” (How He Loves), principalmente após a polêmica envolvendo meu texto sobre o Diante do Trono. Assim, decidi explicar porque essa música que ficou tão popular por causa do DT, é tão importante para mim e me lembra grandes verdades do Evangelho.

Essa canção foi escrita por um músico cristão americano chamado John Mark Mcmillan após a morte de um grande amigo seu que era pastor de jovens e certo dia orou a Deus dizendo que estava disposto a dar a sua própria vida para que Deus avivasse a juventude americana. No dia seguinte, ele morreu de forma brutal em um acidente automobilístico. O John Mark fala que a música surgiu a partir desse momento de dor e reflete exatamente o que ele estava vivendo no momento, por isso relutou muito antes de decidir mostra-la ao público ou sequer gravar. O fato é que anos depois, em uma conferência de jovens ele não tinha o que tocar e decidiu cantar “How He Loves” pela primeira vez. Desde então, milhares de jovens americanos foram de certa forma sendo tocados pela música que logo se transformou em uma música de “adoração”, mesmo não sendo, como o John Mark sempre ressalta.

Lembro-me de ter ouvido essa música pela primeira vez em 2010, na versão da Kim Walker, do Jesus Culture e confesso que fiquei extasiado! A intensidade e a paixão da Kim ao cantá-la me impressiona até hoje, mas ainda assim, não compreendi a grandeza dessa música logo de primeira. Por mais irônico que pareça, isso só se deu no ano seguinte, durante a gravação do Diante do Trono 14 em Natal, na Praia do Meio. Quando a Ana fez uma excelente tradução, bastante fiel ao sentido original, por isso, quando ela começou a cantar a música foi que percebi as verdades bíblicas aparentemente escondidas entre as metáforas da canção. Foi aí que me dei conta da profunda carga emocional que essa poesia contém, e não pude mais permanecer indiferente à ela. Logo a música deixou de ser para mim mais um simples hit gospel de auto ajuda e se tornou um lembrete constante das minhas fraquezas e depravação frente à imensa graça de Deus.

A música pode até parecer estranha à primeira vista por começar afirmando que Deus tem ciúmes de nós. Entretanto, essa é uma verdade bastante bíblica. É isso o que Deus diz ao longo de todo o Antigo Testamento. Tanto na Lei de Moisés, como através dos profetas, fica claro que Deus é um Deus zeloso e que tem ciúmes do Seu povo. Sei que a palavra “ciúmes” tem uma conotação muito ruim para nós e por isso podemos ter dificuldades em imaginar um Deus ciumento, mas vale ressaltar que o ciúme que Deus sente por Seu povo é diferente do nosso ciúme pecaminoso. É interessante que na versão original dessa música em inglês, a palavra utilizada “jealous” é exatamente a mesma utilizada em praticamente todas as traduções da Bíblia para o inglês para se referir a Deus como zeloso. Exemplo disso é Deuteronômio 4.24  na ESV, “For the Lord your God is a consuming fire, a jealous God.”. O que é reiterado no Novo Testamento em Tiago 4.5, inclusive em todas as traduções para o Português: “Ou supondes em vão que afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” (ARA). Ou seja, isso me lembra que Deus tem ciúmes de mim e por isso não admite que nada além dEle mesmo tinha a primazia em meu coração, nem mesmo a “adoração” como já compartilhei.

A seguir, o autor utiliza a metáfora de um furacão para descrever o amor de Deus e a nossa completa rendição a Ele. Na versão em inglês o autor vai além e se descreve como uma árvore diante desse furacão. O que quer dizer que o amor de Deus por Seus eleitos é tão grande, que eles não conseguem resisti-lo e logo se rendem, como uma árvore levada por um furacão. Nossa, como essa metáfora me humilha! Ela me lembra que em mim mesmo eu não tenho nenhum mérito em minha salvação e que pela minha própria condição pecaminosa eu nunca poderia ter escolhido a Deus, é por isso que não pude resisti-lo quando Ele decidiu me alcançar com Sua graça. Logo após constatar essa verdade, a música expressa a reação do autor diante desse amor, mesmo em meio aos seus sofrimentos, no caso, a morte de um querido amigo fiel ao Senhor. Mas ainda assim, ele se lembra das palavras do apóstolo Paulo: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” Romanos 8.18 (ARA). Diante da visão de tamanho amor e glória, realmente não há como não “abraçar” o sofrimento, como diz o John Piper.

Após o refrão bastante simples que apenas reafirma esse amor de Deus por nós, mais precisamente na figura de Cristo ao se referir mesmo que modo subjetivo à cruz, vem a segunda e última estrofe. A qual contém ainda mais significado para mim. “Somos Sua herança e Ele é o nosso galardão.” Isso para mim exalta de maneira explícita o sacrífico e a obra de Cristo na cruz. Quando me penso como sendo “herança” de Cristo, logo me vem à mente o texto de Isaías 53 em que o sofrimento de Cristo é profetizado e logo em seguida, já no final do capítulo, o profeta afirma com toda certeza de que Cristo veria o fruto do Seu penoso trabalho e se alegraria. Apocalipse 5 complementa dizendo que foi por causa desse sacrifício que Jesus comprou para Deus povos de todas as tribos, línguas e nações. Essa é a herança do Senhor. Os eleitos são Sua herança; aqueles a quem Deus lhes deu antes mesmo da fundação do mundo. Se realmente somos regenerados, somos parte da herança de Cristo. Isso significa que o Seu sofrimento foi por nós e a consequência clara disso, é que imediatamente, Cristo passa a ser o nosso galardão; a nossa recompensa; a nossa pérola de maior valor como diz em Mateus 13; o nosso troféu, segundo a versão original da música (“prize”). Cristo se torna o único capaz de nos satisfazer por completo.

Por isso, “se a graça é um oceano estamos afogando”. Como eu tenho compreendido essa metáfora ultimamente! Para mim, afirmar que a graça é como um oceano na qual eu estou me afogando, me lembra a grandiosidade da graça e sua extensão maior do que os meus pecados; maior do que a minha depravação; maior do que as minhas fraquezas; maior do que os meus sujos “atos de justiça”. É por isso que não há nada que me faça “boiar” nela. A graça é tão maior do que eu, que eu não posso fazer nada por mim mesmo para obtê-la. Não tenho outra saída senão me afogar nela, senão me dar a Cristo por completo e viver a nova vida que Ele conquistou para mim; não pecando para que a graça “aumente”, como Paulo não nos aconselha a fazer em Romanos. Mas, ao contrário, uma vida de arrependimento e santidade. A perseverança dos santos.

“O céu se une a terra como um beijo apaixonado. Meu coração dispara em meu peito acelerado.” Somente em Jesus o céu se une à terra. Somente através dEle e de Seu sacrifício podemos ser salvos, podemos ter acesso ao Pai. Não consigo pensar nessa metáfora e não visualizar o sofrimento de Cristo, ali no Calvário ao carregar sobre si a ira de um Deus santo a fim de salvar pecadores tão indignos como eu. Realmente, diante de tamanha imagem, não consigo não ter meu coração batendo acelerado. Ou como diz na tradução do Juliano Son, “tomado em grande furor”, se remexendo violentamente dentro de mim, me lembrando que eu sou e ao mesmo tempo, apontando pra Cristo. É aí que a música, em minha opinião chega ao seu ápice e termina, resumindo toda a reação de uma pessoa regenerada diante de tamanho amor demonstrado por Cristo: “Não tenho tempo pra perder com ressentimentos quando penso que Ele me ama.”

Acho muito forte a palavra utilizada em inglês nessa frase: “regrets” que significa também lamentos, pesares, remorsos, mágoas, desgostos... É isso! Quando compreendemos verdadeiramente o significado do amor de Cristo por nós não conseguimos ficar indiferentes. Não podemos mais gastar tempo com bobagens. Toda a nossa vida passa a girar em torno da realidade de Cristo. Ele se torna o nosso tudo, a nossa razão.

É por isso que gosto tanto dessa canção. Ela me humilha, ao mesmo tempo me enche de esperança, de alegria. Ela me lembra Cristo! Mesmo tendo sido escrita em um contexto de grande sofrimento em dor, ela não está centralizada em nós mesmos, mas na supremacia de Cristo acima de todas as coisas. Entretanto, é triste perceber que verdades tão gloriosas e profundas como essas tenham passado despercebidas e que essa música não passe hoje de apenas mais um hit gospel de auto ajuda centrado no homem. Creio que não era esse o objetivo do John Mark Mcmillan ao escrevê-la. Afirmo isso com base não apenas em suas entrevistas, mas em seu trabalho e carreira. O John está à margem da indústria do gospel americana. Suas músicas, assim como essa, nem sempre são feitas para serem entoadas em momentos de culto congregacional. Ao contrário, pretendem glorificar a Deus através da arte. O John Mark Mcmillan está mais para o Palavrantiga e até mesmo o Livres Para Adorar do que para o Diante do Trono e sua legião de fãs. Não é à toa, que ao estar no Brasil em 2011 ele mesmo disse à Ana Paula Valadão que sua música não era uma canção de “adoração”, tampouco para ser cantada na Igreja.


Bom, é essa a interpretação que faço dessa canção. Como vocês podem perceber é sim uma análise calvinista e é exatamente por isso que me entristeço ao ver o que tem sido feito aqui no Brasil como uma canção tão linda como essa.

Igor Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário