quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A orquestra de Veneza


Conta-se a estória de uma orquestra que se apresentava num velho teatro da cidade de Veneza. Apesar do som harmonioso, pouquíssimas pessoas assistiam aquelas apresentações. Mesmo com o som harmonioso e a excelente qualidade dos músicos, muitas vezes apenas funcionários do edifício os acompanhavam no espetáculo. Percebia-se que a cada exibição pouco a pouco os integrantes do grupo iam perdendo o prazer de tocar. E alguns chegaram a abandonar o grupo.

O que há de errado com a nossa música que as pessoas não querem ouvi-las? Eles mesmos se interrogavam.

Certo dia o regente daquela orquestra resolveu levar o conjunto musical para apresentar-se numa praça que havia em frente ao teatro. De início os seus integrantes resistiram àquela ideia.

Uma praça não é o lugar ideal para tocarmos as nossas sinfonias, e além do mais, as pessoas deste lugar não apreciam a verdadeira música, diziam alguns.

Até que com muita insistência o maestro conseguiu convencer-lhes: Será apenas uma única vez e basta.

Até que chega o dia marcado.

Fazia uma linda tarde em Veneza. Quando aquela orquestra começou a tocar os seus instrumentos, de forma magistral e encantadora o som misturava-se ao dos pássaros que sobrevoavam aquele lugar, as árvores pareciam acompanhar cada nota entoada. Até o vento suavemente cantarolava. Aos poucos as pessoas foram se aproximando. Jovens, velhos e crianças, se exprimiam. Todos queriam ouvir aquelas lindas canções.

Ao final da apresentação os ouvintes aplaudiram de forma entusiástica.

Queremos ouvi-los mais vezes. Onde podemos vê-los novamente? Perguntavam.

Apresentamo-nos todos os fins de semana no teatro da cidade - Avisou-lhes o regente.

Surpreso um ouvinte exclamou: Mas porque não nos avisaram antes. Se soubéssemos o que faziam naquele teatro certamente já teríamos acompanhado-os a tempo.

Desde então uma verdadeira multidão como nunca houvera antes se reunia a cada espetáculo daquela orquestra. Era inacreditável ver como aquelas músicas traziam paz e alegria aos corações dos moradores daquela cidade.

Veneza nunca mais foi à mesma desde que descobriram a beleza da música. 


Ericon Fábio
Um missionário que sonha com uma igreja que sai e transmite seu som da esperança à céu aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário