terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fé e Família

                  



Tratar desses temas não é algo tão simples como parece, pois são dois conceitos difíceis e complexos de serem analisados. O grande entrave se encontra no seguinte questionamento: Se sou cristão, então a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, revelação de Deus para o seu povo, é a minha única regra de fé. Ao momento em que afirmo ser a Bíblia a minha única regra de fé, devo pensar da seguinte forma: - O que a Bíblia afirma sobre a família? Ao debruçar-nos sobre a s Santas Escrituras, e observarmos o que as mesmas dizem sobre a família, digamos em alto e bom som: É nisto que eu creio (fé) sobre o que Deus constituiu (família).  Falar sobre a relação entre fé e família não é falar sobre ter fé na família, pois nossa fé é firmada em Deus, que instituiu a família.
Quando falamos sobre fé e família, estamos discutindo algo muito importante, para que não romantizemos o tema, nem o façamos a luz daquilo que nós pensamos ou achamos sobre a família. Estamos falando de que existe uma base bíblica para a família. Deus, na sua revelação, deixa bem claro a natureza do casamento, como ele deve se dar (Gn 2.18-24),  qual o papel do homem, da mulher, dos filhos e tudo o mais. Então, retomando o ponto inicial, se a Bíblia é nossa regra de fé, acreditamos que toda a verdade sobre a família está contida nas Escrituras. E nada mais.
            Pelo exposto acima, naturalmente chegamos a pergunta: “E agora?”
            Agora, devemos analisar aquilo em que dizemos crer e como isto afeta nossas relações familiares. 1) Ajo para com o meu cônjuge de acordo com as escrituras (Ef 5. 22-29). 2) Crio meus filhos conforme orienta a Santa Palavra de Deus? 3) Amo e obedeço aos meus pais como a Bíblia ordena (Ef 6.1-4? É esta a relação que deve haver entre fé e família. O que eu digo crer sobre a família deve refletir na minha maneira de viver na família. É fácil? Não!. É simplesmente impossível se não for pela mediação de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo nos dando a fé nesta verdade divina bem como nos conduzindo à obediência da mesma, pela graça misericordiosa de Deus. Deus nos abençoe!

                                                              
Presb.Cicero Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário