quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Amor e Perdão na Família Cristã


Os fundamentos para uma vida cristã podem ser resumidos nos dois mandamentos deixados por Jesus: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”
(Mt 22:37-39).  O amor, nesse sentido, é o sentimento que deve reger todos os atos de um cristão.

Entretanto, como é difícil o exercício do amor! Uma vez me perguntaram: “Por que as pessoas que amamos são as que mais nos magoam?”. A resposta que encontrei foi: “É porque são delas que mais esperamos. As atitudes de pessoas que nos são indiferentes, não nos atingem diretamente, mas as ações daqueles que amamos são importantes para nós e, quando fogem da nossa expectativa, nos machucam. Em virtude da nossa natureza carnal, às vezes pecamos e magoamos os outros”, pois, como lemos em Eclesiastes 07:20,“Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque”.

Na vida em família, quantas vezes somos tomados pelas mágoas em relação àqueles que Deus nos deu como familiares? Quantas palavras, tanto ditas quanto ouvidas, machucam e criam abismos e rachaduras dentro do projeto de Deus para a nossa vida, que é a família? Entretanto, um alerta nos é dado na palavra de Deus: “Não deis lugar ao diabo” (Ef 4:27). E em quais circunstâncias nós damos lugar ao diabo, na vida em família? Quando as tribulações, os desentendimentos, as opiniões divergentes, as mágoas, são mais fortes do que a nossa capacidade cristã de amar.

            Quão infelizes seríamos se Deus tivesse nos negado o Seu amor, se Ele não nos tivesse amado até o fim, apesar de nossos pecados! Mas as nossas iniquidades não conseguiram apagar o Seu imenso amor. Assim também devemos amar aos nossos familiares: com um amor puro e infinito, o amor do qual Paulo nos fala em I Coríntios 13: 07, que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”

            Para tanto, devemos estar munidos de uma valiosa ferramenta: o perdão. Com o perdão, Jesus venceu as iniquidades e nos deu vida eterna e essa é uma preciosa recomendação que encontramos em Efésios 4:32: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Com o perdão, vindo do Senhor Jesus, somos capazes de sarar feridas e restaurar os nossos lares. O perdão é a arma que nos separa da morte espiritual e é também o lenitivo que revigora a nossa vida em família, pois ele nos reconduz à conduta cristã de amar e o amor em família deve ser igual ao que Cristo teve por Sua Igreja, como está escrito em Efésios 5: um amor incondicional. Que Deus nos abençoe e nos ajude a amar e perdoar.

Andrea Grace

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. De fato ,é difícil por causa do nosso orgulho e da nossa justiça própria,só conseguimos,se nos esvaziarmos de nós mesmos e nos enchermos da graça de Deus.Que Ele mesmo nos ajude a vencermos essas amarras!

    ResponderExcluir