terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um Pouco de História da Igreja Presbiteriana [Parte 2]




No artigo anterior, foi tratada um pouco da história da Igreja Presbiteriana em um nível mundial e os seus primeiros passos na sua chegada no Brasil. Agora, continuando o segmento do artigo, mostrar-se-á o andamento após a consolidação das primeiras igrejas e o primeiro presbitério.
Com a organização das três primeiras igrejas Presbiterianas (Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e Brotas-SP), tornou-se possível a criação do primeiro concílio, o Presbitério do Rio de Janeiro, no dia 16 de Dezembro de 1865 na cidade de São Paulo. Os membros fundadores eram três missionários: Além de Simonton, Alexander L. Blackford e Francis J. C. Schneider. No mesmo mês, dia 17 de dezembro, seria ordenado o ex-padre José Manoel da Conceição (1822-1873), foi o primeiro brasileiro a ser ordenado ministro protestante, em 1865. Visitou incansavelmente dezenas de vilas e cidades no interior de São Paulo, Vale do Paraíba e sul de Minas, pregando e fundando comunidades., foi ordenado o Rev. José Manoel da Conceição, que ficou filiado ao Sínodo de Baltimore, da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América (Igreja do Norte ou PCUSA).1
O ano de 1869 é marcado pela chegada dos missionários da PCUS (Igreja Presbiteriana do Sul). A Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos nessa época, estava dividida em duas partes, por causa da questão da libertação dos escravos e conseqüente Guerra da Secessão. Isso significava que o Brasil era alvo do trabalho de duas Igrejas Presbiterianas do mesmo país.2
Nesse meio tempo, em 1870, foi fundada a Escola Americana, por George Chamberlain e sua esposa Mary Chamberlain. A Escola Americana, mais tarde, passaria a se chamar Mackenzie College, chegando a ser o conhecido Instituto Presbiteriano Mackenzie, que abriga, dentre outras instituições como a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Passaram-se mais de vinte anos depois da fundação do primeiro presbitério, até que fossem organizados novos: o de Campinas e Oeste de Minas (14-04-1887) e o de Pernambuco (17-08-1888), ambos ligados à Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (Igreja do Sul). Em 6 de setembro de 1888, os três presbitérios filiados às igrejas-mães norte-americanas uniram-se para formar um concílio autônomo, o Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil. O Sínodo era composto de vinte missionários, doze pastores nacionais e mais de 50 igrejas. O Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil no ano de 1907, aprovou a sua própria dissolução e a criação de dois novos sínodos, o do Norte e o do Sul, que reuniram-se pela primeira vez em janeiro de 1909, respectivamente em Salvador e Campinas. No dia 7 de janeiro de 1910, a Assembléia Geral foi solenemente instalada no templo na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, sendo o Rev. Álvaro Reis, pastor daquela igreja histórica (Rio de Janeiro), eleito moderador. Nessa época, a Igreja Presbiteriana do Brasil tinha cerca de dez mil membros comungantes, outro tanto de não comungantes e por volta de 150 igrejas em sete presbitérios.
Finalmente, a Assembléia Geral de 1936, reunida em Caxambu, Minas Gerais, convocou uma Assembléia Constituinte, que reuniu-se em dezembro do ano seguinte, no Rio de Janeiro. Essa Assembléia aprovou uma nova Constituição para a igreja, pela qual a Assembléia Geral passou a denominar-se Supremo Concílio. Apresentamos a seguir uma relação completa de todas as reuniões desses concílios maiores da IPB, bem como os nomes dos seus moderadores ou presidentes.
Após a Proclamação da República, nasceu um movimento nacionalista na  IPB, em que pastores brasileiros se manifestaram contrários à presença intesiva e intereferência de missionários americanos. Segundo o site da IPIB, nem sempre havia acordo pleno entre os dois grupos de missionários americanos ( PCUS e PCUSA) .Com o correr do tempo foi se formando um corpo de pastores brasileiros que nem sempre estavam de acordo com a forma de trabalho dos missionários estrangeiros. Esse impasse levou à fundação da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. A IPIB não foi a única filha da IPB, segundo o site Wikipédia, em ordem cronológica, são as seguintes: Igr. Presb. Independente (1903), Igr. Presb. Conservadora (1940), Igr. Presb. Fundamentalista (1956) e Igr. Presb. Unida do Brasil (1978).
Igr. Presb. Conservadora surgiu da discórdia em questões doutrinárias que tangiam a condenação eterna dos ímpios. Semelhantemente, a Igr. Presb. Fundamentalista é uma dissidência de alguns pastores, (semelhante a movimento ocorrido nos EUA), que negavam as doutrinas fundamentais da IPB. Em um contexto mais pesado, a Igr. Presb. Unida do Brasil é dissidente por conta da influência da teologia liberal, onde existe um ecumenismo religioso tão fortemente presente, que esta igreja ordena como pastores mulheres e homens de orientação homossexual. Das igrejas dissidentes, IPIB é a única propriamente reformada e com doutrina mais próxima a IPB.
Por fim, A Igreja Presbiteriana do Brasil, ao ano de 2003, possuía aproximadamente 3.840 igrejas locais, excluindo-se as congregações, 263 presbitérios, 64 sínodos, 2.660 pastores, 503.500 adeptos - sendo 370.500 membros comungantes (que participam da Santa Ceia) e 133.000 membros não-comungantes, estando presente em todos os estados da federação. Segundo estimativa de 2008, a IPB possui 4.212 igrejas e 980.000 membros.3
A IPB tem como meios de comunicação oficiais o seu site oficial (http://www.ipb.org.br ) e o Jornal Brasil Presbiteriano.


Referencias

Principal fonte de referência:
MATOS, Alderi Souza; Histórico da Igreja Presbiteriana no Brasil. Disponível em < http://www.ipb.org.br/portal/artigos-e-estudos/417-historico-da-igreja-presbiteriana-do-brasil > Acesso dia 13/11/2012.

Demais referências
1 ________________________________________. Igreja Presbiteriana do Brasil. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Presbiteriana_do_Brasil > . Acesso dia 13/11/2012

2  _______________ . história da igreja presbiteriana independente do brasil. Disponível em < http://www.ipib.org/index.php/nossa-historia?showall=1&limitstart= > Acesso dia 13/11/2012.

3 _____________________________________. O que é IPB. Disponível em < http://www.ipb.org.br/portal/historia/75-oqueeipb >





Felipe Medeiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário