terça-feira, 6 de novembro de 2012

E quem disse que seria fácil?

Amanheceu um novo dia, e com ele o desejo ardente de honrar a Deus com seus atos, suas palavras, seus pensamentos. Apesar de todas as distrações com trabalho, faculdade, escola, família, você consegue manter seus pensamentos no céu, e acaba se esquivando de vários “buracos” no meio do caminho. Termina o dia menos egoísta, menos preguiçoso, mais misericordioso, enfim, está satisfeito com seu padrão de santidade. No entanto, no momento em que começa a orar, Deus mostra que você está mais feliz do que deveria, mais exaltado do que poderia. No fim do dia, acabou ignorando seus pecados que passaram despercebidos, e ainda apresentou-se diante de Deus como um “exemplo” de santidade, quase descartando a mediação de Cristo de tão perfeito.... Até mesmo sua busca contínua em se tornar semelhante a Cristo, torna-se ocasião para sua carne se orgulhar. Seus esforços não são o bastante, e ainda é possível ver o velho homem do outro lado do espelho. O desânimo bate a porta, mas... Quem disse que seria fácil?

O pecado sempre bate a porta, mas você corre, se afasta para o lugar mais longe que pode. Todo dia uma nova batalha, uma guerra sem fim. Você se sai vitorioso por muito tempo, mas uma hora o pecado o alcança, logo aquele pecado que tanto o aflige. De novo. Mais uma vez. A culpa o açoita, e o diabo não tarda em lançar acusações sobre o seu corpo desfalecido. Como persistir sabendo que o pecado, por mais que não nos domine, também não nos deixará em paz, não dará trégua nem por um segundo? A vergonha de falhar, a tristeza ao desonrar a Deus, são realidades duras que seguiram este corpo pecaminoso até que sejamos glorificados. Não existe retidão perfeita e absoluta. Novas quedas virão. E isto servirá para abater o nosso orgulho, nos mostrar quem somos. Mas... Quem disse que seria fácil?

Nos momentos mais difíceis de nossa vida, quando somos tomados por uma dor extrema e inesperada, costumamos nos apegar na expectativa que depois da tempestade vem a bonança. Mas e quando ela não vem? Depois de cair em um desfiladeiro de dor e desilusão, você se ergue do chão e começa a subir lentamente, mas de repente, mais uma porção de sofrimento é derramado sobre você. Não houve descanso. Deus ainda está o moldando através do sofrimento, o fazendo desapegar-se das coisas temporais, o fazendo depender Dele, e alegrar-se Nele! Mas isso dói. O sofrimento contínuo parece que vai nos derrubar definitivamente. No entanto, não irá. Deus concede a graça para suportar os dias maus, ainda que sejam mais do esperamos. Às vezes são semanas, meses, anos, ou uma vida inteira. Mas... Quem disse que seria fácil?

Deus não disse! Talvez o tele evangelista tenha dito. Talvez você tenha lido em um livro de autoajuda. Talvez seu coração tenha te dito, porque era isso que você queria ouvir. Mas o Senhor não disse isso. Pelo contrário, ele te chamou para padecer pelo nome Dele (At 9:16). A dura jornada de santificação diária, as exortações contínuas, o duelo incansável contra o pecado e as dores e aflições desta vida, são os meios pelos quais a Soberana mão de Deus tem conduzido seus passos, e tudo isto resultará em glória ao nome Dele, e no seu bem (Rm 8:28). Ele não disse que seria fácil, mas ele disse que não seria eterno.

As dores, as decepções, as lutas contra o pecado, irão passar. Por mais difícil que seja, e será, siga em frente. Maior é o que está em nós! (I João 4:4) Ele venceu o mundo (João 16:33), mas antes sofreu como nós sofremos, e por isso compadece de nós (Hb 14:15).

Não se esqueça: ele não disse que seria fácil. Mas ele disse através de Paulo: Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Romanos 8:18).

Persevere, meu irmão. Em breve estaremos com o nosso Deus, e tudo que passamos será pequeno e sem valor diante de sua Majestade, impossível de medir ou descrever.

"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."

Hebreus 12:1-2

Soli Deo Gloria.


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Comentários
2 Comentários

2 comentários: