quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Uma palavra aos moços (Homens)

Boa parte de nossa geração adotou o lema "Eu Escolhi Esperar" quando o assunto trata-se de um futuro relacionamento conjugal. Mas está postura pode gerar algumas pensamento distorcidos, por isso precisamos refletir em seu significado a luz da Palavra de Deus.


“Eu escolhi esperar”, foi o que eu li no facebook de um irmão da igreja. Ao ler, eu comecei a meditar nessas palavras e ver nelas um mar de princípios a serem extraídos das Escrituras acerca derelacionamentos entre um homem e uma mulher. No entanto, tais palavras trás consigo uma série de mal entendidos sobre o nosso papel enquanto novas criaturas de Deus. De um lado, é bem verdade, supõe-se, que tais palavras são fruto de um coração temente a Deus e sabedor que Deus é soberano sobre todas as coisas, inclusive sobre a nossa vida amorosa. Aquele que pronuncia tais palavras deve ter aprendido que “a casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente” (Provérbios 19:14) e deve entregar diariamente a sua ansiedade a Deus, mediante a “oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6), conforme nos convém fazer. Ora, nesse sentido, tais palavras são louváveis, porque certamente trará paz ao nosso coração e certeza de que aconteça o que acontecer, Deus é o maestro da nossa vida e guiará todas as nossas veredas. Nesse sentido, coisa boa é esperar em Deus!

Esperar é Caminhar


Por outro lado, o perigo de tais palavras é que elas não expressam toda a verdade sobre o assunto e, portanto, necessitam de esclarecimento acerca de muita coisa. Elas, por exemplo, podem nos fazer pensar que não temos qualquer responsabilidade em caminhar com nossas próprias pernas, cumprindo o papel que nos convém enquanto filhos de Deus. De um lado elas expressam a verdade de que Deus é absolutamente soberano sobre a nossa vida, contudo, esquece que somos responsáveis pelas nossas atitudes. É aquela velha história de duas verdades claramente ensinadas nas Escrituras, as quais a nossa mente limitada não consegue entender, e que damos o nome de Antinômio. No entanto, apesar de não compreendermos completamente, o que precisamos saber é que ambas as doutrinas são úteis para “ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Tm 3:16) e que “as coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos” (Dt 29.29).
Portanto, penso que o que deveríamos escolher é esperar e caminhar. É um paradoxo, eu sei, mas você irá entender. De um lado devo ter meu coração satisfeito com aquilo que Deus tem me dado e viver uma santa expectativa de ver o agir de Deus. Por outro lado, devemos diligentemente observar as Escrituras para cumprir tudo aquilo que Deus espera de nós. E nesse sentido, é claramente inferido das Escrituras que somos responsáveis pelo cônjuge que escolhemos casar e, portanto, devemos escolhê-lo. Ou, por caso, não lestes como Abraão pediu ao seu servo mais digno de confiança procurar uma mulher crente em Deus para ser a esposa de Isaque? Ou por acaso a descrição da mulher virtuosa em Provérbios 31 não está lá para sermos diligentes na procura de uma esposa conforme aquele padrão?
No entanto, o que vejo é muito homem muito devagar, alias, quase parando. Eles são sem atitude, bobão, mole, sem graça, um perfeito mamão! Não que eles devessem ser como os ímpios, carniceiros, ligeiros demais, e com todas aquelas impiedades que eles praticam, mas ser sem atitude é uma qualidade ruim demais para um homem. Alias, é ruim enquanto solteiro e será ruim sempre. Ou acaso não será ele que guiará e protegerá toda a sua família, incluindo esposas e filhos?

A responsabilidade do homem


Outra questão ainda muito mais importante do que esta é o preparo que o homem deve ter para um relacionamento. Nós precisamos entender que namoro é coisa séria e que ser o homem do relacionamento não é fácil. Tenho percebido que os casais de namorados entram em um relacionamento, falam em casar (ou pior, nem falam sobre isso) e mal sabem o que a bíblia ensina sobre casamento. Um homem decide rapidamente arrebatar o coração de uma mulher, mas não sabe o que a bíblia ensina sobre o seu dever dentro do relacionamento. São rápidos demais para fazerem o que querem, mas lentos demais para observar diligentemente as suas obrigações. Penso que um homem deveria conhecer muito bem as Escrituras, principalmente aquilo que diz respeito às suas funções dentro do casamento, antes de sequer pensar em convidar uma mulher para um relacionamento. Nós precisamos meditar muito sobre o que significa amar uma mulher como Cristo amou a igreja e estarmos dispostos a lutar, clamar e viver uma vida de arrependimento diário para sermos servos de Cristo nessa área. Precisamos aprender a trata-la como parte mais frágil e entendermos que seremos provedores financeiro e espiritual de nosso lar. Além de saber muito bem o que a bíblia fala sobre contato físico antes do casamento e sexo depois deste. E não se iluda, o que você entende sobre casamento influenciará muito o seu jeito de agir antes dele.
Portanto, o conselho que dou, primeiramente, é meditar muito nas Escrituras. Certamente há nela muitas coisas que precisamos aprender e que dizem respeito diretamente a nós enquanto homens. Depois, quando estivermos preparados, devemos procurar uma boa esposa, deixarmos de ser mole e cortejá-la, namorar, e casar.
Luiz Augusto Medeiros
Facebook: https://www.facebook.com/luizaugusto.medeiros.3
Publicado originalmente em: http://www.pelagraca.com.br/uma-palavra-aos-mocos-homens/
Intercâmbio feito por Rodrigo Ribeiro

Comentários
1 Comentários

1 comentários: