quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Conhecimento ou Sabedoria?


Como temos usado o conhecimento a nós fornecido através das escrituras? Fomos e somos a cada dia doutrinados para sermos cristãos segundo o coração de Deus, certo? E o que temos feito com toda essa teoria? De que tem verdadeiramente nos servido todo o conhecimento teológico que buscamos? Se não for o amor, de nada valerá tudo isso.

Veja o que diz a Bíblia em I Coríntios 13.2:
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

Quero trazer com o texto de hoje uma resposta simples a algo que tem se tornado motivo de discórdia no meio cristão. Até que ponto é importante e a partir de onde está errado buscarmos e pregarmos teorias e conhecimentos teológicos?

Temos entendimento que o cristão deve buscar crescimento e conhecimento não apenas para si, mas para transmitir e trazer crescimento a todo o corpo de Cristo, porem a muito tenho me incomodado com os extremos que os mesmos parecem buscar, quero me deter nesse momento aos que procuram cada vez mais conhecimento e até o adquirem, mas o buscam unicamente para trazer belas e complexas mensagens às igrejas. Quantos de nós temos vivido o que já aprendemos? Sejamos simples, simples como o evangelho da salvação que devemos anunciar, pensemos um pouco e vejamos que nem sempre sermões de altíssimo nível e cheios de tópicos e sub tópicos vão fazer pessoas entenderem o amor de Deus, muitos precisam saber da cruz e do sangue ali vertido em favor de suas vidas.

O conhecimento é de suma importância na vida do cristão, é óbvio que devemos nos aprofundar teologicamente, mas sejamos sábios, todo o conhecimento terá valor quando for pelo amor as almas, não com o objetivo de nos sobressair em meio a multidão, de sermos o orador da parada, mas quando servir de crescimento e edificação própria, assim como da igreja. Deixa de ter valor todo e qualquer conhecimento quando queremos fazer pessoas entenderem aquilo que nós julgamos correto a qualquer custo (ainda que seja). Ensinemos em amor! Tenho visto pessoas dentro das igrejas discutirem por opiniões divergentes a ponto de se afastarem da comunhão com os irmãos e acho que isso não é amor...

Sejamos sábios, mais importa que o irmão esteja em plena comunhão com a igreja do que ele aceitar o que eu julgo correto. E se somos certos de algo e julgamos tal conhecimento importante para a vida cristã oremos pela vida dos nossos irmãos, peçamos ao Senhor que lhes dê a oportunidade de crer como cremos.

O estudo e conhecimento é de fato muito importante, mas de NADA vale se não for o amor, prezemos pela vida dos nossos irmãos, tudo quanto aprendermos seja usado com sabedoria, caso contrário é mero conhecimento, de nada vale.

Karlla Christina

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Sábias palavras Karlla. A erudição é irmã da piedade. Que Deus lhe use grandemente.

    ResponderExcluir