terça-feira, 24 de setembro de 2013

Cuide Bem do Seu Coração

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Pv 4:23

Ha um tempo atrás, um tio meu precisou fazer uma cirurgia no coração, pra ser mais preciso uma ponte de safena. Apesar de ser bem jovem, ele conseguiu entupir as suas artérias de gordura impedindo o fluxo sanguíneo e comprometendo toda a região do seu coração. As atividades do seu pequeno músculo que bate no seu peito estavam comprometidas e ele precisava de uma operação. Graças a Deus tudo ocorreu bem.

Ao pensar no que meu tio passou e em toda aquela gordura e colesterol que o afetou, não consegui deixar de associar isso a algumas realidades espirituais da minha vida. Impossível não pensar, espiritualmente falando, no meu coração e no tanto de “porcaria” que vem obstruindo as minhas artérias e que vem me impedindo de viver aquilo que Deus me promete em sua palavra.

Quando as artérias e veias começam a ser obstruídas, o sangue passa com dificuldade e muitas estruturas são comprometidas. O oxigênio que é transportado pelo sangue passa a chegar com mais dificuldade as células e a vida é debilitada! Penso na semelhança que isso tem com a minha vida e a vida de muitos que sofrem pela ausência de vida em suas vidas.

Coisas como a falta de perdão, o não arrepender-se dos pecados, o apego ao passado, a resistência em renunciar, o amor negado, o ego alimentado, o orgulho inflamado, as desculpas constantes, a auto piedade e outras coisas semelhantes a estas, costumam obstruir o fluir da graça de Deus em nossos coração. Quando nos deixamos dominar por elas, minguamos e nos arrastamos pelos cantos, sempre debilitados e doentes ou adoecendo.

Quando não cuidamos da saúde do nosso coração ele apodrece! Para que o nosso coração esteja bem precisamos ser como o peregrino que ao se encontrar com a cruz viu seu fardo caindo e começou uma nova jornada sem malas! O evangelho faz isso conosco! Ele tira nosso fardo, nos limpa, nos purifica, nos transforma, resolve as nossas dividas do passado, trabalha graciosamente em nosso presente e nos garante um ótimo futuro. O evangelho é uma viagem sem malas, à porta é estreita demais para se passar com qualquer bagagem, deixe tudo na entrada e siga rumo ao alvo.

Como Paulo disse: Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca... E vos vestistes do novo... Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;” Cl 3:8;10;12. Assim precisamos abandonar tudo que nos faz adoecer e buscar cuidar da nossa saúde espiritual.

Preste atenção em como esta o seu coração. Sonde as “fontes da vida” todos os dias para ter certeza que esta tudo bem. Não deixe que as coisas passageiras desse mundo comecem a obstruir o caminho da graça no seu interior e lhe impeçam de provar as coisas simples e grandiosas de Deus! Cuide bem do seu coração.

Deus abençoe.

Rafael Santos
http://reflexoesdeumperegrino.wordpress.com/


Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Poxa gostei muito desse artigo. Sempre leio esse blog e acho os artigos muito interessante e compartilho no boletim informativo de nossa mocidade, sou da UMP de Rio Preto da Eva -AM. E esse será mais um artigo compartilhado com os nossos jovens. Estamos orando pela Ump de vcs. Vcs nos abençoou muito. Deus os abençoe grandemente. Bjos no coração de vcs.

    ResponderExcluir