quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vocação Eficaz (Graça irresistível)



“... Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”
2 Timóteo 1:9

“Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós, por meio de Jesus Cristo, nosso salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”
Tito 3:4-7

                Do que já explanei em textos anteriores, vimos que mesmo diante da condição de total depravação do homem, Deus na sua infinita misericórdia elegeu alguns, segundo o seu santíssimo consentimento e para salvar os escolhidos de sua própria ira, morreu a seu tempo para a remissão dos pecados dos mesmos. E como reflexo disso, Deus chama eficazmente os escolhidos para lhes proporcionar as bênçãos do sacrifício de Cristo. O chamado incondicional de Deus aos homens redimidos em Cristo é intitulado de graça irresistível ou ainda chamado eficaz [1].
                O chamado eficaz de Deus é assunto do capitulo 8 do livro de Romanos, no versículo 30 Paulo afirma que “... aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou e aos que justificou, a esse também glorificou.” No tempo certo, os escolhidos (predestinados) são chamados por uma ação interior do Espírito Santo e assim são atraídos e dispostos à vontade do Senhor. Na verdade, não seria de se esperar fato contrário a um chamado irresistível haja vista que nosso Deus é soberano. 
                De semelhante modo ao fato de não possuirmos controle algum sobre o minuto que se sucederá, é a nossa vida espiritual: não há como alguém que está morto em seus pecados (ver artigo depravação total) poder simplesmente decidir voltar-se para Deus. O coração homem natural está totalmente inclinado a fazer as obras da carne, pois “não há quem faça o bem, não há nenhum sequer” [2], assim não há a mínima condição de um homem não regenerado pelo sacrifício expiatório de Cristo pode por livre e espontânea vontade escolher seguir a Deus.
                Outro ponto importante a ser discutido é o convencimento que o Espírito Santo produz nos eleitos, remidos e justificados. O evangelho de João, capitulo 16, versículo 7 a 8, narra a afirmativa de Jesus que muito claramente atesta que quando morrer, deixará o Espírito Santo e ele convencerá o mundo de seu pecado. Não se trata em dizer que o Espírito iluminará a todos, mas sim a inescusável manifestação da culpa da humanidade. Jesus continua seu discurso, de forma que no versículo 13 do mesmo capitulo, conclui o Espírito guiará a toda verdade da obra salvadora de Deus. A expiação de Cristo, limitada eficazmente aos eleitos, proporcionou não somente a consumação de sua obra, mas também a continuidade do chamado incondicional do Pai e isso não se trata de uma visão superficial, pois sem a obra do Espírito ninguém acreditaria, mas sim a profundidade da atribuição ao mesmo Espírito de operar a graça irresistível no coração dos eleitos.
                Por fim, em contra ponto às doutrinas da graça, estão os que consideram a abordagem dos calvinistas sobre graça irresistível como sendo pesada, não dando assim opção ao homem. Não são poucos os que atribuem a Deus uma posição de educado quanto a persuasão e chegam até a afirmar que Ele só entrará quando nós abrirmos a porta. Tratando-se de uma visão lógica, abrimos a porta  porque somos conduzidos por Ele mesmo a isso. Não por sua presciência, mas pela sua condição de soberano Pai; não pelo meu merecimento, mas pela revelação do Espírito de que sou pecador; não porque me declaro filho dEle, mas porque o sou.

“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes não só na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
Filipenses 2:1213

Felipe Medeiros
@felipe_ipb


[1] SPROL, R. C.: Vocação eficaz. 2º Caderno verdades essenciais da Fé Cristã. Ed cultura Cristã.
[2] PAULO: In: A Bíblia de Estudo de Genebra. 2. ed.Barueri, São Paulo: Cultura Cristã, 2009. O livro de Romanos, cap. 3, vers. 12 parte b .pág. 1477. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário