terça-feira, 30 de julho de 2013

O Justo pelos Injustos

“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio Dele como propiciação pelos nossos pecados.” I João 4.9-10

            O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus: justo, bom e santo, tendo livre acesso a vontade de Deus. Por sua própria vontade o homem desobedeceu ao mandamento da vida, quebrando a aliança com o Pai e corrompendo sua natureza perfeita, perdendo assim o privilegio e o livre acesso a Deus, juntamente com a incapacidade de fazer o bem, recebendo sobre si a maldição do pecado e a morte corporal e espiritual.

Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus.” Rm 3:23

            O homem estava incapaz de buscar a Deus, “como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Rm 3.10-12. Sua inclinação era para as coisas da carne, não agradando ao Senhor trazendo assim inimizade contra Ele, condenação e morte eterna.

            Fomos criados perfeitos
, porém pecamos e desagradamos a Deus com isso estamos destituídos da gloria Dele. Merecíamos através do justo julgamento o castigo e de maneira nenhuma poderíamos pagar esta divida, pois somos criaturas e não suportaríamos o peso da ira de Deus contra o pecado. Mas o próprio Senhor em seu eterno plano de redenção nos enviou o seu Filho, que seria o grande Salvador e justificador de muitos. “O próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Mc10.45

            Deus precisaria de um mediador que ao mesmo tempo fosse totalmente homem, porém perfeito e justo, e totalmente Deus, santo. Mediador esse que imaculado levou sobre si os pecados da humanidade, pois ninguém maculado pelo pecado pagaria o pecado dos outros homens, ”Visto que a morte veio por meio de um só homem,também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.” (I co 15.21), e ao mesmo tempo ser um Deus, porque somente um verdadeiro Deus poderia cumprir fielmente a lei, sem pecado.

            E sendo Jesus Cristo o próprio Deus Santo, justo e imaculado, pois “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”Joao1.1, foi enviado ao mundo como foi anunciado pelos profetas,onde se fez carne e habitou entre nós assumindo a natureza humana, porém sem pecado, “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.
Jo1.14.

            O Senhor Jesus, pela sua perfeita obediência ao Pai, pagou perfeitamente a dívida de todos aqueles a quem o Pai escolheu, sendo justificados através da morte na cruz e da ressurreição de Cristo, por qualquer coisa feita por nós, mas imputando em nós, mediante a fé, os méritos de Cristo, satisfação e a obediência, tornando Deus propício a nós, fazendo a propiciação dos nossos pecados de uma vez por todas sendo Ele o Filho de Deus.    

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.”
1Pedro 3.18

              Que possamos ter um coração grato diante desse Deus justo e misericordioso. Que o nosso coração se regozije diante desse maravilhoso Evangelho da graça e que tenhamos a consciência de que o fim supremo do evangelho é unicamente a Glória de Deus, o que torna em Boas-novas todos os acontecimentos do evangelho.

Ruan Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário