sexta-feira, 26 de julho de 2013

Será que as Minhas Emoções Espirituais Provam que Eu Sou um Cristão Cheio do Conhecimento de Deus? Com a Palavra Jonathan Edwards

Emoções espirituais não são calor sem luz. Surgem da iluminação espiritual. O verdadeiro cristão sente porque e compreende algo mais sobre as coisas espirituais do que antes. Tem uma visão mais clara e melhor do que antes; ou recebe conhecimento novo da verdade de Deus ou recupera um conhecimento que teve, o qual perdeu. “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente ainda mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção” (Filipenses 1.9). “Vos revestites de novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3.10).

Neste ponto, quero afirmar que há uma grande diferença entre o conhecimento doutrinário e conhecimento espiritual. Conhecimento doutrinário envolve somente o intelecto, porém o conhecimento espiritual é um sentimento do coração pelo qual vemos a beleza da santidade na doutrina cristã. Conhecimento espiritual sempre envolve o intelecto e o coração ao mesmo tempo. Precisamos entender intelectualmente o que significa uma doutrina das Escrituras, e degustar a santa beleza desse significado com nosso coração.

É possível ter grande conhecimento das doutrinas no intelecto e ainda assim não ter gosto pela beleza da santidade nessas doutrinas. A pessoa sabe intelectualmente em sua mente, mas não conhece espiritualmente em seu coração. Mero conhecimento doutrinário se assemelha a alguém que viu e tocou o mel. Conhecimento espiritual se assemelha a alguém que sentiu o gosto doce do mel em seus lábios. Este sabe muito mais sobre o mel do que aquele que somente olhou e tocou!

Segue-se que uma compreensão espiritual das Escrituras não significa uma compreensão de suas parábolas, tipos e alegorias. Uma pessoa pode saber interpretar todas estas coisas, sem que tenha tido sequer um raio luz espiritual em sua alma. “Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência...se não tiver amor, nada serei.” (I Corintios 13.2). O “significado espiritual” das Escrituras é a doçura divina de suas verdades, e não a correta interpretação de suas passagens simbólicas.

A Genuína Experiência Espiritual – Jonathan Edwards

LARYSSA LOBO

https://www.facebook.com/laryslobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário