quinta-feira, 18 de julho de 2013

As Múltiplas Formas do Amor Cristão

                 O amor é um preceito basilar da vivência cristã, como todos sabemos, mas muitas vezes o nosso amor fica muito restrito aos nossos próximos mais próximos e esquecemos que o amor cristão deve ser estendido a todos os que nos rodeiam, ainda que sejam eles nos desafetos.

                Corroborando essa afirmação, lemos em Lucas 06: 32-33: “E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo”.

                Entretanto, que difícil missão amar aqueles que não nos são caros! E como se pode forçar o coração humano e falho a amar aqueles que nos fazem mal? Deus, onisciente e onipotente, não nos daria um encargo o qual não seríamos capazes de cumprir e isto porque há diversas formas de amar.

1. Amar através das palavras

Poucas coisas iniciam discórdias com tanta eficácia quanto as palavras. Basta um comentário fora do contexto ou mal interpretado para que intrigas sejam criadas. E como é difícil não alimentar sentimentos ruins por pessoas que nos difamam! No entanto, Jesus nos orienta a bendizer aqueles que nos maldizem (Lucas 6:28). Isso também é reforçado Romanos 12:14: “Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis”.  Bendizer, ou abençoar com as palavras, pode ser considerado um tipo de amor, pois você rompe a força da maldade e, ao bendizer, você também começa a quebrantar o seu coração em relação ao seu ofensor.

2. Amar através da oração

Ainda em Lucas 6:32 recebemos a orientação que devemos orar pelos que nos caluniam. A oração é um poderoso lenitivo espiritual que nos coloca em comunhão com Deus e que nos dá paz. No momento em que direcionamos as nossas orações para aquelas pessoas que não nos querem bem, também estamos colocando-a aos pés do Pai e retirando a força do desafeto que está envolvendo ambas as partes. Orar pelo nosso próximo também é uma forma de amar.

3. Amar através das ações

Muitas vezes, aquelas pessoas que nos maltratam vem a precisar de nós. Esse é o momento de realmente externar o Cristo que habita em nós e fazer o bem, como está escrito em Lucas 6:27: “fazei bem aos que vos odeiam”. Se essa pessoa vier a cair, que não seja pelas suas mãos. Faça o que estiver ao seu alcance para que o problema ou a necessidade daquela pessoa seja suprida. Isso também é uma forma de amor.

4. Amar através da fé em Deus

Às vezes temos tanto medo de que a influência daqueles que nos atacam nos alcance que adotamos a defensiva e passamos a alimentar sentimentos de mágoa, rancor, raiva. Entretanto, não devemos esquecer que “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”. (Salmos 91:7). Quando temos a certeza de que Deus está a nos guardar e que nada de ruim há de advir sobre nós, não nos deixamos envolver em intrigas e não nos enlaçamos em sentimentos pequenos.

Que estejamos mais atentos, com a sabedoria concedida pelo Espírito Santo, a não nos enredar em sentimentos que nos afastam de Deus e que pode nos colocar em vergonha diante dos homens. Que estejamos comprometidos em cumprir o nosso papel cristão de amar a todos os que nos rodeiam, dando testemunho do nosso amor a Cristo, pois “onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Lucas 12:34).

Andrea Grace
 Facebook: https://www.facebook.com/andreagce



Nenhum comentário:

Postar um comentário