quinta-feira, 13 de março de 2014

Não Desperdice o seu Namoro


Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. (Efésios 5:31)

Você já desperdiçou alguma coisa na vida? Aquele precioso tempo, dinheiro, trabalho, ou, seja lá o que tenham sido investidos com tanto empenho e expectativas. Ao final, perceber que nos acarretou somente prejuízo, é frustrante. E imagine só isso se tratando de namoro, em que geralmente são relacionamentos duradouros, cheios de sonhos e idealizações. Você não iria querer desaproveitá-lo, não é mesmo?!

O pior é que namoros tendem a ser verdadeiros desperdícios. Mas não pense que estou falando sobre aquele tipo de relacionamento longo, mas que no final não dão certo por não acabarem em casamento. É claro que, fatalmente isto deixará a impressão de que todo aquele tempo foi perdido. Mas, nem todo namoro que dá errado é desperdício, como nem todo namoro que dá certo quer dizer que ele tenha sido bem aproveitado.
O que estou querendo dizer, então?!

É que devemos entender como perda todo e qualquer namoro, independentemente de qual tenha sido seu desfecho, no qual não tenha sido observado o ponto mais importante dele: que se entenda através da Palavra de Deus, qual o papel do esposo e da esposa na estruturação familiar. Este é o ponto crucial do namoro, que dirá se o relacionamento valeu ou não, a pena. Um relacionamento verdadeiramente levado a sério, é aquele, cujo, os envolvidos se preocupam em aprender mutuamente o que a Palavra de Deus diz sobre casamento e buscam com disposição de coração preparar-se para a vida a dois, de modo que glorifiquem a Deus.

Ler Efésios 5:22-31 e Colossenses 3:18-19, poderá ser um bom começo. Neles estão contidos preceitos Bíblicos fundamentais para o futuro matrimônio. A Bíblia mostra claramente, que há uma distinção entre os papéis de marido e mulher, e que precisam ser prontamente levados a sério desde o “namoro-noivado” para que não haja confusões e distorções quanto ao papel que cada um terá de desempenhar.

Se estes princípios bíblicos forem negligenciados, não importa quanto tempo se teve de relacionamento, nem quantas centenas de presentinhos tenham sido guardados como recordação, tampouco, as eternas juras de amor descritas nas pilhas de cartas, essas coisas de nada valerão. Terão sido total desperdício! O importante é procurar saber o quanto antes, qual sua função no casamento. Pois, você pode ter sido um(a) ótimo(a) namorado(a), e não obstante ser uma tragédia como marido ou esposa, se não entender suas atribuições como tal.

Veja o alerta de Martinho Lutero: “Hoje em dia tem-se mais que ver com o casamento do que com todos os outros assuntos. [...] tenho observado muitos casais unirem-se em tão grande paixão que estavam prestes a se devorarem em amor, mas após uma metade de ano um fugiu do outro.”


Portanto, o caráter meramente recreativo de casais que apenas se preocupam apenas com entretenimento, passeios e troca de presentes, (por mais legal que tudo isso seja) em nada irá acrescentar no amadurecimento para encarar o grande desafio por vir. É tempo de fazer uma análise sincera de como você tem aproveitado seu namoro. De fato, tem sido priorizado o que realmente é importante? Olhe lá para frente e observe se aquilo que tem sido cultivado e aprendido no presente irá refletir positivamente no futuro. Se seu namoro aponta para um casamento centrado do ponto de vista bíblico. Não permita que ele se torne apenas um passatempo, cheio de diversões, mas desprovido de significado. Lembre-se que namorar é preparar-se diligentemente para a longa jornada que será trilhada junto de seu futuro cônjuge.

Chega de perder tempo!

Ericon Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário