quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Sujo e o Não-lavado!


Vivemos os dias em que uma grande massa evangélica tem se acomodado em uma superficialidade que chega a dar dó. Muitas coisas podem ser consideradas como a causa de tudo o que vemos nas igrejas. Dentre elas, a forma de pregar a vida ao invés da renúncia da vida. Nem chegando a falar na bênção ou na prosperidade. -Isso me daria muito ‘pano pra manga’ e me tiraria totalmente do que eu quero tratar. Poderia até fazer com que você se agradasse de ler. Afinal, você gosta de malhar o Judas dos temas neo-pentecostais tão polêmicos que o cristão deste século assiste tão indignado.

A vida com Deus vai muito além de focar os olhos pra uma fatia da população evangélica que nem mexe os dedos pra fazer com que Jesus seja conhecido. Mais além do que ver que somos jovens separados por Deus e levar isso tão ao pé da letra que não descemos até o vale novamente pra mostrar que há conforto em Deus. Um conforto que só vem após a retirada do julgo do pecado através da graça de Jesus.
Não quero apenas falar de uma camada da igreja que é o “Crente Fantástico”, que sempre está lá aos domingos cumprindo com uma grade de horários. Cumprindo com um compromisso e dizimando a Deus para que Ele abençoe cada vez mais. E não se dizima mais pelo que Deus já deu.
Para começar a ‘bater esse papo’, vamos dar uma lida no capítulo 11 do livro de Eclesiastes apenas no versículo 9: “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recrie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e alegram aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas”
Em novembro, Campina Grande, PB, receberá o show do abençoado Ministério Faz Chover com Fernandinho. Será, infelizmente, o tempo de algumas pessoas manifestarem-se numa tribo urbana que nasceu nas últimas décadas chamada Gospel. Onde pessoas esperam de evento em evento cristão apresentar seu “estilo de vida”. Só que eu pretendo ir mais além com você. Quero tocar em um ponto da ferida que é um tanto mais doloroso.
O versículo que acabamos de ler é um aval para andarmos nos caminhos que agradam o nosso coração. Mas espera um pouco! O que tem agradado o nosso coração? Sim, por que de todas estas coisas Deus nos pedirá contas! Agrada ao nosso coração estarmos infiltrados nas coisas de Deus com motivações diferentes? Alegram os nossos olhos termos cargos e cargos dentro das igrejas apenas por vaidade? É mais ou menos ao que quero chegar no nosso papo de hoje.
 É aí que eu me pergunto qual a diferença pra essa geração gospel pra pessoas que estão dentro das igrejas com todo o seu estrelismo e suas mais distintas motivações fora de foco. Para ilustrar, vamos fazer uma pequena comparação:
 Primeiro um garoto que está em todo evento gospel que tem na cidade andando por aí pra se encontrar com meninas da mesma tribo. É como se esse carinha comprasse uma máscara de crente e colocasse sempre que estivesse no meio da sua turma gospel. Só que ele comprou a mascara na 25 de Março em São Paulo. Um produto vindo do Paraguai mais falso do que nota de três reais. 
É pra esse cara que todo mundo aponta. Como se e situação da pessoa que está apontando fosse de santidade plena diante de Deus. Aí tem um indivíduo que é de quem eu quero tratar agora. Ele é como se fosse um Crente Fake Master.
Esse segundo indivíduo também usa máscara. Porém, a dele foi comprada numa grife de mais alto valor no mercado. Uma peça exclusiva. Esse é o que tem cargo no mais importante ministério da igreja em que congrega e vive num lar cristão. A vida dele com Deus não importa. O que importa é o que veem ele fazendo dentro da igreja. Ele tem as ‘costas quentes’, é praticamente imortal. Até conhece a palavra. MAS NÃO VIVE O QUE PREGA.
-Misericóóórdia!
Talvez você tenha identificado umas duas ou três pessoas assim, né? Mas não foi essa a intenção de expor isso tudo aqui. O objetivo do alerta não é pra você se prevenir dessas pessoas, e sim pra que você não se torne uma delas. Para que possamos viver um evangelho em que se renuncia a vida para que pessoas possam ser alcançadas pelos nossos testemunhos. Pela nossa transformação. Para que não possamos ser instrumentos de divisão em nossas igrejas e sim de pacificação. Para que não possamos fazer acepção de pessoas e sim procurar ajudar os nossos irmãos.
Alegra-te. Anima-te. Anda segundo os caminhos que te alegram. Mas tenha a certeza que de todas estas coisas Deus te trará a juízo.


Walisson Alves
@walisson_alves

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Nos alegra saber que tanto os sujos, quantos os não-lavados, encontram no sangue de Jesus a forma lavar seus pecados e tornarem-se alvos como a neve. Essa verdade deve permear nossa vida em todos os aspectos, gerando em nós gratidão, vontade de agradar esse Deus a cada dia, misericórdia e derrubar a falsa pretensão que somos melhores que qualquer pessoa.

    Todos nos sujamos diariamente, seja qual for a tribo do pecado, se apropriando da linguagem usada no texto, e se não fosse a graça de Deus em nossas vidas... Enfim, louvado seja o Deus que nos propiciou a limpeza que jamais poderemos alcançar por nossas próprias forças!

    ResponderExcluir
  2. A dúvida reside da pergunta "em quem podemos nos transformar?" a retórica bíblica nos permite pensar sobre isso, não de uma perspectiva entre sujos e mal-lavados, mas entre os lavados e remidos e os literalmente mergulhados no lamaçal do pecado.
    Todos nasceram originalmente sujos e mesmo sabendo dessa condição, a obra salvadora do amor de Deus, revelado no ministério da graça de Jesus, outorgou a nós a Salvação.
    Suponho que a leitura e a interpretação superficial da bíblia também limite nosso pensamento, estando eu correto, posso afirmar, que independente da condição atual, os escolhidos serão chamados à pureza, encontrada no sangue de Cristo !

    ResponderExcluir