sábado, 10 de setembro de 2011

UMP Entrevista: Diego Venancio

Diego Venancio é Violonista e Produtor musical; Professor de música e violão, tem dois cds gravados 1º chamado Expressão e o 2º chamado Calar dos Ruídos. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e a faz junto com Stenio Marcus o programa Papo e Arte. Conversamos com ele sobre seu trabalho e os rumos da música cristã. 


1 - Diego, bem vindo ao UMP Entrevista. De início, conte-nos um pouco sobre você e sua história com a música.
Primeiramente agradeço a oportunidade de participar desta entrevista.
Venho de uma família cristã e que por consequência disso é muito musical. Desenvolvi a música desde muito pequeno. Mas comecei a estudar música de verdade com 7 ou 8 anos e violão com 9. Desde então não larguei mais.
Com 17 anos entrei na Fundação das Artes em São Caetano do Sul. Lá tive a chance de estudar música de verdade e conhecer músicos fantásticos que me ajudaram muito no desenvolvimento. Logo após este tempo estudei com o saudoso Prof. Henrique Pinto que me transformou num violonista. Mas hoje abandonei a ideia de ser concertista ou algo assim. Em 2004 ingressei no Grupo Vencedores por Cristo e lá permaneci por dois anos. Foi muito bom porque conheci a realidade do Brasil em relação ao evangelho, visitando muitas igrejas. E a ferramenta usada era a música. Comecei a crescer nesta questão da composição de canções e assim cheguei no trabalho que desenvolvo hoje.

2 – A música chamada evangélica no Brasil hoje é na verdade um verdadeiro sopão sem identidade, pois ao mesmo tempo em que se abrem espaços na grande mídia, o conteúdo é raso e a mensagem do Evangelho de Jesus é posta de lado. Que análise você faz desse momento e que consequências isso trará?
Minha constatação é que o mercado "Gospel" já está estabelecido. Duas ou mais décadas de investimento pesado na criação de um público consumidor tiveram sucesso e fizeram a gente chegar onde estamos.
Hoje assistimos a um circo dos horrores da música evangélica. O que concluo é que esse estilo surgiu para enganar e conseguiu enganar a muitos.
Criaram seu público e assim vai sendo alimentando o ciclo vicioso. Mas ultimamente estou otimista, porque a 6 anos atrás não tínhamos muitas opções. Mas hoje vejo movimentos de levante da música brasileira; a música que é feita por nós brasileiros e que busca a verdade de Cristo e uma leitura correta ou ao menos mais cuidadosa da boa teologia.
As consequências disso tudo? Como Jesus disse, muitos serão enganados, muitos falam no nome dele, mas não apresentam a Jesus na essência do seu discurso.

3 – O seu álbum tem um título intrigante: O CALAR DOS RUÍDOS (http://diegovenancio.blogspot.com/p/calar-dos-ruidos.html). Fale-nos um pouco sobre o sentido do título e o como isto se desenrola nas canções.
Esse título pode ser visto por duas vertentes. A do ruído explícito a que estamos expostos todos os dias na vida em cidade e também uma pretensão minha de dizer que ao ouvir esse disco calam-se os Ruídos externos que falam bobagem e não trazem boa música aos ouvidos. Tenho a pretensão de dizer que meu disco é bom do ponto de vista estético músical e até de poesia. Minha ressalva é a de que estou amadurecendo e posso fazer ainda melhor. É o que eu espero com a misericórdia de Deus.



4 – O Papo e Arte (@papoearte) tem tido cada vez mais audiência pelo twitter. A sua parceria com o Stênio Marcius (@steniomarcius) e os convidados tem dado super certo. Você esperava tanta repercussão? Aproveite e apresente para os que não conhecem o que é o Papo e Arte.

Bom, a ideia é do Stênio Marcius. Era só pra ser uma simples twitcam, mas graças a um amigo que disponibilizou alguns equipamentos, pudemos fazer algo melhor. E assim demos um nome e seguimos com um programa na web simples, mas bem estruturado. Não queremos nada muito formatado que tire nossa espontaneidade. Fazemos piadas, criticamos, elogiamos, rimos de nós mesmos e isso é divertido e gostoso de assistir.
Todas as quartas as 20:30hs nos reunimos e fazemos o programa ao vivo. Mas que fica gravado no www.igrejasp.com.br
Estamos lá para falar de arte de modo geral e também das nossas convicções cristãs.

5 – Quais são os trabalhos futuros? O que veremos e ouviremos adiante do Diego Venâncio?

Estou com alguns projetos. O primeiro deles está saindo agora que é o DVD Vida de Crianças, todas as composições do Stênio Marcius. Fiz uma releitura de um antigo disco infantil dele, e adicionamos animações a cada canção. Está um trabalho muito sensível e bonito.
O segundo é um trabalho ecológico que foi iniciado também pelo Stênio e agora estamos terminando em parcerias as canções. Pretendemos fazer um DVD de conteúdo ecológico que levará meu nome como artista, mas darei ao Stênio todas as honras com toda a certeza.
O terceiro já está em andamento também com as composições. É um disco "secular" (não gosto deste termo). Quero me comunicar com as pessoas que estão fora da igreja. Que não tem a linguagem eclesiástica. Quero falar do belo, quero falar de amor, de alegrias e tristezas e assim atingir as pessoas pela beleza. Vou tentar entrar com este trabalho em lugares que não entraria um trabalho "cristão". Não gosto da diferenciação dos termos porque para mim tudo é uma coisa só. O belo é feito por Deus o Criador que me emprestou a capacidade de fazer música. O belo conversa com todos.
O quarto é um disco de DUO de violão e Flauta. Meu amigo Jorge Ervolini compôs duas suítes para mim e pretendo gravá-las também, mas não tenho nenhuma previsão de quando sairá.

6 – Por fim, agradecemos a sua paciência e gentileza em nos atender e pedimos que deixe uma mensagem a todos os leitores do blog.

Eu agradeço muito a oportunidade. Falar sobre música e os novos projetos é sempre um prazer.
Meu recado é:
Estamos em guerrilha, não podemos descansar e peço a ajuda de todos, para divulgar os trabalhos que valem a pena. Tragam novos ouvintes para serem cuidados, amparados, abençoados e até ensinados com as canções desses artistas criteriosos. A música hoje é o veiculo que ensina que prega que leva a mensagem, ela precisa ser integra e bonita.
Um grande abraço. Deus abençoe vocês.

Diego Venancio
@diegovenancio

Entrevista feita pelo Presb. Cícero Pereira
@ciceroeiris

Nenhum comentário:

Postar um comentário