quinta-feira, 19 de junho de 2014

Missões na Web

A igreja tem a missão primordial de evangelizar. Esta é a ordem do Senhor Jesus para todos nós (Mc 16:15,16; Mt 28:18,19). É certo que desde que esta tarefa nos foi entregue a mais de dois mil anos, houve mudanças significativas nos meios de comunicação entre as pessoas. O compartilhamento de informações que outrora acontecia unicamente através da oralidade (ou) de forma escrita, agora dá-se também através do rádio, televisão e mais atualmente pela web, o que chamamos de meios de comunicação de massa.

Desde a popularização da internet, ela tem sido um dos veículos mais utilizados pela Igreja na tarefa de evangelizar. Há uma propagação abundante da Palavra de Deus, seja através de redes sociais, blogs ou sites. E a apropriação destes novos meios tem possibilitado um avanço formidável na transmissão do Evangelho, meio mais eficaz atualmente que a própria Televisão. Lembremos que no Brasil grande parte das programações evangélicas exibidas nas TVs abertas são produzidas por denominações neo-pentecostais, o que dispensa maiores comentários.

Em contrapartida o ambiente virtual possibilita uma presença mais democrática. E é deste espaço que nós devemos nos valer, pois tem sido outra grande porta aberta para a evangelização. Este auxílio é um privilégio que outras gerações não tiveram oportunidade de desfrutar, contudo fizeram um excelente trabalho de evangelização. Com as facilidades que temos hoje, nossa responsabilidade é ainda maior. Estas múltiplas formas de comunicar o Evangelho nos tira qualquer justificativa por não levarmos as Boas Novas aos perdidos.

A internet é um excelente campo missionário, principalmente através das redes sociais, que nos possibilita a oportunidade de mantermos contato com centenas de pessoas diariamente. Nossas postagens podem ser vistas e compartilhadas por amigos, amigos dos amigos, e até por desconhecidos. As mensagens transpõem espaços geográficos, chegando a lugares que possivelmente jamais teremos oportunidade de visitar. E tudo isto acontecendo numa velocidade incrível.

Mas, embora esta conexão em rede nos ofereça muitas facilidades, também devemos considerar algumas ciladas do evangelismo virtual, como por exemplo, a impessoalidade e o comodismo. 

O discipulado é parte importante do evangelismo, e este acompanhamento virtual não é tão eficaz quanto o pessoal, embora em casos onde não seja possível um contato direto possamos recorrer a mediação online, mas nestes casos o ideal é utilizá-la como um recurso secundário, complementando conversações reais já iniciadas; as múltiplas facilidades proporcionadas pela internet, quando podemos interagir com dezenas de pessoas sem ao menos levantar de nossa cadeira, pode nos causar certa indisposição para praticar os métodos mais tradicionais, gerando o perigoso comodismo. Lembremos que não precisamos necessariamente pedir o facebook de alguém para podermos compartilhar a nossa fé quando temos a oportunidade de conversar com ela ao vivo.


Cientes de algumas emboscadas da web, devemos aproveitar ao máximo a liberdade que gozamos de compartilhar o Evangelho sem restrições. Que possamos fazer bom uso de nossas páginas, pregando aos milhares de internautas que perambulam perdidos pela Grande Rede. Cabe a nós fazer bom uso destas novas ferramentas que se apresentam para que Cristo seja conhecido por todos os homens e estes possam ter esperança de salvação. 

Missionário Ericon Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário