quinta-feira, 29 de maio de 2014

A Lista de Características para Escolher sua Esposa

          Não sei quantos de vocês já ouviram falar disso, mas anos atrás, quando eu era de uma igreja batista – mas praticamente pentecostal – e tinha lá meus 17 anos, durante uma das aulas dominicais, uma mulher foi lá nos ensinar que nós tínhamos que fazer uma lista de características que queríamos que nossos futuros cônjuges tivessem. Segundo ela, poderíamos incluir ali as características que quiséssemos: que fosse uma pessoa bonita, educada, bonita, inteligente, bonita, rica e até bonita. Ah, sem esquecer que tinha de ser crente também. Sério. Uma das listas que eu vi de uma menina – ela deixou - tinha três páginas e várias vezes a palavra “bonito” aparecia.

            Eu me lembro bem da reação ao ouvir sobre como poderíamos fazer uma lista contendo essas “exigências” para Deus: pareceu-me estranho querer determinar como Deus tinha que me dar uma vida fácil ao escolher uma pessoa que seria perfeita, que eu provavelmente nem mereceria ou estaria à altura, ao invés do que eu havia aprendido na Bíblia que dizia que o casamento era para a glória de Deus. Eu lembro de sonhar acordado nessa época com esposas que possuíam deficiências, físicas ou mentais, ou que fossem pobres, romantizando de forma infantil o princípio correto de que o casamento não é primeiramente  para nos fazer felizes, mas para que glorifiquemos a Deus e assim consigamos felicidade nEle. Deus me deu uma linda jovem para cuidar, com quem namoro a 491 dias – se esse texto for colocado no blog no dia 30, vai fazer 495 dias – e com quem pretendo me casar.

            Mas isso não era a única coisa que me intrigava. Ao que me parecia, Deus já havia deixado uma lista dessas, pronta, na Bíblia! Eu não precisava colocar critérios – fortemente influenciados pelo mundo, pela carne, ou por aquilo que me agradaria – pois Deus já os havia dado em Sua palavra. E é sobre essa lista que eu gostaria de falar hoje. Abra por favor, a sua Bíblia em Provérbios 31:10-31 e dê uma lida no texto.

            Vamos a algumas informações preliminares, para podermos interpretar o texto diante de nós: esse texto é um poema de 22 versos, e sua forma é utilizada também no Salmo 119 (22 seções de 8 versos) e em Eclesiastes (o número de versículos nos capítulos é sempre mútiplo de 22). Esses 22 versos são as 22 letras do alfabeto hebraico, e o objetivo de usar um acróstico com todas as letras é expressar que o texto diante de nós tenta cobrir o assunto todo que o autor se propôs a escrever, ainda que de maneira resumida.

            Bem, se você leu o texto – se não leu ainda, leia! – deve ter identificado facilmente algumas das características da mulher virtuosa. Uma mulher virtuosa não é aquela que exibe uma e outra virtude aqui e ali, mas sim uma pessoa cuja maioria das ações expressa um caráter agradável a Deus - a maioria, e não todas, pois senão teríamos um robô e não uma mulher! Vamos entender um pouco mais a fundo o texto.

            “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu vaor excede muito o de finas jóias.” Aqui o autor estabelece tanto a raridade de uma mulher virtuosa quanto seu valor. “Finas jóias” só eram possuídas pelos reis, ou por pessoas da corte real. Ma Deus, em Sua Palavra, está nos dizendo que a esposa virtuosa está acessível mesmo a nós, e que devemos ter grande expectativa em procurá-la e achá-la. Afinal, a boa esposa é bênção do Senhor.
            “O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” Esses versos estabelecem que ela é uma mulher confiável, que incentiva o trabalho do seu marido, pois o verdadeiro ganho não é dinheiro, mas a sua esposa mesmo, ao mesmo tempo que ela mesma é trabalhadora e sábia, edificando sua casa com suas próprias mãos: “Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.”

            “É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa ás suas servas.” Nesse trecho vemos que a mulher virtuosa sabe administrar a sua própria casa, “arregaça as mangas” e busca trazer prosperidade à sua casa, para que seus filhos não passem fome: “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho”.

Ao contrário do que alguns podem pensar, a mulher virtuosa tem sim certa independência financeira do seu marido. Eu cresci em um lar onde minha mãe não trabalhava, e vi de perto um homem maltratar uma mulher por causa do amor ao dinheiro que meu pai tinha – e tem. Sem independência financeira, e com o desejo de não se divorciar para não causar problemas aos filhos, eu vi minha mãe sair da situação de refém dos ganhos do meu pai – homens, nunca façam isso com suas esposas! - fazer mestrado e doutorado, ser professora universitária e alcançar uma independência que equilibrou o lar e lhe deu poder para ser ajudadora do marido, que só recentemente descobrimos que tem síndrome de Aspenger. E é bom que a mulher seja obediente ao marido, não nego. É bom que a mulher mesmo cuide dos filhos. Mas ela também não pode se tornar escrava do seu marido por causa de dinheiro! “Cinge os seus lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca.”

Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.” A mulher virtuosa não ganha dinheiro somente para si ou para seus filhos: ela corresponde às exigências da caridade cristã, auxiliando com sua renda aqueles que precisam de ajuda. “No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.” Ela veste até as suas servas com lã escarlate, uma lã trabalhada e tingida para a nobreza! Repare bem isso: a mulher virtuosa trata bem mesmo os empregados mais simples. E ao mesmo tempo sabe dar valor a si mesma: “Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.”

Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.” Por trás de um grande homem há sempre uma mulher virtuosa empurrando! A mulher virtuosa incentiva seu marido a ser virtuosa também, ela é parceira na caminhada da santificação que Deus opera em nós.

Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cinta aos mercadores.” A mulher virtuosa faz com excelência aquilo a que se propõe fazer, e excelência é um hábito. “A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.” Ela está revestida de caráter, e por isso não teme o amanhã, pois sabe que, mesmo nas dificuldades, com o esforço que Deus lhe dá, certamente há de superar as dificuldades, especialmente as espirituais.

Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está em sua língua.” Quem precisa de sabedoria, deve pedi-la a Deus que a todos dá liberalmente, e não impõe nenhuma condição (Tiago 1:5); a mulher virtuosa ela ora pedindo aquilo que Salomão pediu sabedora de que será atendida.

 “Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.” Administrar uma casa dá trabalho! Mas a mulher virtuosa não busca desculpas, ela busca soluções! Por isso, o reconhecimento: “Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.” O reconhecimento não é só de seu caráter, mas também da obra de Deus na vida da mulher virtuosa: a transformação não engana, nem é essa dignidade ou graça algo artificial, mas o fruto do trabalho operado pelo Espírito Santo.


É com essa lista que você, rapaz, deve procurar uma esposa; tente ser caminhão suficiente para toda essa areia! E é sendo conforme essa lista, moça, que você se tornará virtuosa! “Dai-lhe do fruto de suas mãos, e de público a louvarão por suas obras!”

Daniel Campos

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, entretanto discordo quando se trata-se da parte financeira. O problema no lar descrito não era a dependência financeira da mãe, mas o 'amor ao dinheiro' do pai. Como diria meu pastor: "o trabalho feminino (no caso entenda-se: independência financeira) é um mal necessário" para a manutenção financeira da família.
    Eu acredito que o mal que a sociedade passa hoje é consequência da substituição das mães que trabalham por outras pessoas para cuidarem e educarem seus filhos.
    Tito 2:4-5 recomenda: "...ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, BOAS DONAS DE CASA, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada."
    Se o homem seguir o padrão bíblico: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25) e não houver necessidade de trabalho feminino, não haverá problema algum na dependência financeira da mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Clayson! Obrigado pela participacao.

      Pelo que me parece, nao ha nada de errado em a mulher trabalhar, pelo menos quase metade do texto sobre a mulher virtuosa exalta justamente o seu trabalho e o fato de ela saber ganhar dinheiro. Sobre a educacao, temos de nos lembrar que na sociedade hebraica, o homem e quem educava os filhos, nao a mae.

      Deus continue a lhe abencoar!

      Excluir