terça-feira, 6 de maio de 2014

A América Será Julgada?

A razão pelo qual o Evangelho de Jesus é precioso é que ele oferece alegremente o resgate de um julgamento furioso. A Bíblia fala do “furor da ira do Deus todo-poderoso.” A Bíblia também exulta que “Jesus nos livra da ira vindoura” (1 Tessalonicenses 1.10). Foi o próprio Deus Pai quem enviou Jesus para nos resgatar da sua própria ira: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (...) muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!” (Romanos 5:8-9).


Como as Escrituras relatam o julgamento de Deus?
Há pelo menos cinco formas que a Bíblia trata do julgamento de Deus.
1.Em Seu julgamento, Deus entrega o impenitente a durezas nessa vida.
“Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, (...) Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.” (Romanos 1.18,24; veja Romanos 11.7-8)
2. Em Seu julgamento, Deus pune nações ao longo da História, tanto Israel quanto outras.
“Você (Israel) será motivo de desprezo e de escárnio, e servirá de advertência e de causa de pavor às nações ao redor, quando eu castigar você com ira, indignação e violência. Eu, o Senhor, falei.” (Ezequiel 5.15)
“Quando minha espada embriagar-se nos céus, saibam que ela descerá para julgar Edom, povo que condenei à destruição.” (Isaías 34.5)
3. Haverá um julgamento final de todos os povos no final da História.
“Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.” (Romanos 2.5)

4. A morte de Jesus foi o julgamento punitivo final de Deus sobre todo aquele que crê em Cristo.
"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5.24)
“Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne.” (Romanos 8.3)
5. Os indivíduos algumas vezes são julgados nessa vida, mas para os cristãos, todos os julgamentos são disciplina, não destruição.
“Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.” (Atos 12.23)

“Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.
Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.” (1 Coríntios 11.30, 32)

“Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.” (1 Pedro 1.17)

Deus julga as nações hoje?

O que dizer acerca do julgamento de Deus sobre as nações hoje? E quanto à América como um todo? Existem princípios que apontem como Deus lida com as nações hoje?

Primeiro, a Bíblia mostra Deus como soberano sobre as nações e reinando sobre elas para os Seus propósitos. Isso inclui povos étnicos bem como Estados políticos que emergem ao redor deles: “Pois do Senhor é o Reino; ele governa as nações.” (Salmos 22.28).

Segundo, a Bíblia mostra a relação de Deus com as nações com Ele tolerando o pecado até certo ponto e depois trazendo calamidade. Deus disse a Abrão que os seus descendentes passariam 400 anos em terras estrangeiras como escravos (Gênesis 15.13). Então Deus “traria julgamento sobre a nação a qual eles serviriam” (Gênesis 15.14). Porque tanta demora antes de Deus dar a terra prometida a Israel? Deus responde, “Porque a iniqüidade dos Amorreus ainda não se completou” (Gênesis 15.16). Em outras palavras, havia um nível de corrupção que seria atingido entre as nações da terra prometida que justificaria o julgamento de Deus sobre elas quando Israel retornasse do Egito. Então Deus ensinou o seu povo a não dizer, "O Senhor nos trouxe aqui para tomarmos posse desta terra por causa da nossa justiça". Não! É devido à impiedade destas nações que o Senhor vai expulsá-las da presença de você (Deuteronômio 9.4).

Terceiro, inúmeros textos na Bíblia mencionam os tipos de iniqüidade que Deus tem em mente quando ele diz “a maldade dessas nações”. O julgamento sobre Israel e outras nações é conseqüência de corações arrogantes (Isaías 2.11; 3.15; 13.11), idolatria (Jeremias 16.18; Ezequiel 23.20), suborno (Isaías 1.23), extorsão (Ezequiel 22.12) e opressão ao pobre (Isaías 10.2; Malaquias 3.4).

A seqüência de pecados em Levíticos 18
Mas há uma considerável sequência de pecados em Levíticos 18.20-25 que se parece bastante com o progresso da iniqüidade do mundo ocidental moderno. Moises escreve que foi por causa dessas iniqüidades que “Até a terra ficou contaminada; e eu castiguei a sua iniqüidade, e a terra vomitou os seus habitantes.” (verso 25).

O que levou as nações de Canaã a esse nível de julgamento? Aqui estão os pecados aos quais Moisés estava se referindo:

1. Adultério.
Verso 20: "Não se deite com a mulher do seu próximo, contaminando-se com ela.”

2. Sacrifício de crianças (hoje chamamos de aborto).
Verso 21: "Não entregue os seus filhos para serem sacrificados a Moloque.”

3. Relação homossexual
Verso 22: "Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.”


4. Bestialidade
Verso 23: “Não tenha relações sexuais com um animal, contaminando-se com ele. Mulher nenhuma se porá diante de um animal para ajuntar-se com ele; é depravação.”

No Ocidente, nós temos nos movido ao ponto de abertamente aceitarmos o adultério, o assassinato de crianças e o relacionamento homossexual. Iremos agora aprovar a bestialidade? Provavelmente. Semana passada o Huffington Post noticiou que uma mulher encontrou no telefone do seu namorado fotos dele tendo sexo a cachorra dela.

Cinquenta anos a partir de agora? Fifty
A nossa reação a isso provavelmente é a mesma reação das pessoas há cinqüenta anos com relação ao chamado “casamento” homossexual. Há alguma razão para duvidarmos que em cinqüenta anos as leis contra a bestialidade (zoofilia) tomarão o mesmo rumo que as leis contra o relacionamento homossexual tem tomado nos anos recentes? (E quanto a “casamento”, a Wikipédia já tem um verbete sobre “casamento humano-animal”.)

Não seria injustificável, portanto, supor que Deus traria ruína sobre as nações que seguem esse curso de corrupção da forma que as nações Cananeias o fizeram.

É claro que a História não é uma linha reta de inevitabilidades. Deus mesmo pode intervir e trazer à Sua Igreja um grande avivamento de obediência radical e um grande avivamento às nações do Ocidente. Ele tem poder para isso. Ele já fez isso antes. Nós deveríamos orar para que Ele faça. A vingança pretence ao Senhor, não a nós (Romanos 12.19).

Mesmo se a presente onda de que a crescente aprovação da iniqüidade continue, o Evangelho de Cristo permanece o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16). Nenhum indivíduo em Cristo precisa temer o julgamento de Deus. Nós podemos ser mortos aos proclamarmos a santidade bíblica, como Paulo falou em Romanos 8.36, mas em todas essas coisas seremos mais que vencedores naquele que nos amou.


John Piper

Trudizido por: Igor Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário