terça-feira, 13 de maio de 2014

Lendo Sistematicamente a Grande História

Quando você pega um livro para ler que não seja a Bíblia, você não costuma começar no meio. Especialmente se o livro tem um enredo, você não vai pular a esmo de capítulo para capítulo. No entanto, essa é a forma que muitos de nós lemos a Bíblia.

Não nos damos conta de que a Bíblia tem um enredo. É uma história. É a grande história de redenção, uma história que tem um começo, um meio e um fim. É a história de um Deus que criou o homem para a comunhão com Ele e, em seguida, viu quando o homem rejeitou. Como Deus coloca em prática um plano que Ele havia planejado na eternidade passada para restaurar o homem à comunhão com Ele, Deus enviou Jesus para trazer esse plano através de Sua morte na cruz.

Assim, vemos a história de Deus, mas você não pode obter toda a história se você está apenas pegando peças aqui e ali e não tem a obtenção de um sentido do todo. É por isso que eu quero encorajá-lo a ler a Bíblia, não só em espírito de oração e cuidadosamente, mas também de forma sistemática.

Isso não significa que a Bíblia só pode ser lida em linha reta através do Gênesis ao Apocalipse, embora muitas pessoas tivesse encontrado grande bênção na leitura da Escritura que forma em uma base regular.

Leitura sistemática significa que compreendemos que contexto e fluxo são importantes. Versos individuais precisam ser lidos no contexto do parágrafo e capítulo em que eles aparecem. Os capítulos da Bíblia precisam ser lidos no contexto do livro em que eles são encontrados. E os livros da Bíblia precisam ser lida no contexto de outros livros da Bíblia, para se ver como eles se encaixam no esquema, fluxo e enredo da Escritura e do plano redentor eterno de Deus.

Para mim, pessoalmente, para manter a grande imagem na mente, eu gosto de sempre estar lendo no Antigo e no Novo Testamento, ao mesmo tempo. Existem várias razões para isso.

Uma delas é que o Antigo Testamento brilha a luz sobre o Novo Testamento, e vice-versa. Você pode entender melhor cada um à luz do outro. É mais fácil ver as conexões entre os dois quando você está lendo os dois ao mesmo tempo.

Além disso, eu não gosto de ir por longos períodos de tempo sem ler nos evangelhos. É aí que temos a imagem mais nítida, mais focada de Jesus.

Existem maneiras diferentes de olhar para a Escritura. Um seria sob um microscópio e o outro seria através de um telescópio. Quando olhamos para a Palavra de Deus sob um microscópio, podemos optar por ler uma pequena porção das Escrituras cada dia, meditar cuidadosamente sobre cada palavra e cada frase, dissecando-a e digerindo-a com cuidado.

Uma maneira de fazer isso é ter um livro específico da Bíblia e apenas saturar-se nesses capítulos por algumas semanas. Colocá-lo sob um microscópio. Mergulhe-se na mesma. Talvez pegar um dos livros mais curtos da Bíblia e lê-lo todos os dias durante 30 dias, pedindo a Deus para lhe dar uma visão mais profunda no coração e na mensagem do livro em questão ou parte das Escrituras.

A outra maneira de olhar para a Palavra de Deus é através de um telescópio. Desta forma, você está cobrindo mais terreno mais rapidamente. Você está procurando largos, temas abrangentes para ver os fios que vão do Gênesis ao Apocalipse. Você está recebendo uma visão panorâmica do plano panorâmico de Deus. Você verá que os temas que percorrem a Escritura são como fios de uma tapeçaria que são tecidas em conjunto para formar uma grande história de redenção.

Enquanto você lê com o que significa que você está usando, não desanime. Lembre-se que nem todo dia será uma festa espiritual mais do que todas as refeições que você come é um banquete delicioso.

Algumas passagens vão provar mais como papelão que o mel. Mas o valor e o impacto da Palavra de Deus em nossas vidas não podem ser visto no que lemos em apenas um dia ou uma semana, assim como o valor de uma dieta equilibrada nutritiva não é geralmente experimentado em um dia ou uma semana. Pelo contrário, os efeitos cumulativos e benefícios de comer direito são experientes ao longo de um período de tempo prolongado.

Quer se trate de fácil leitura ou não, a Palavra de Deus ainda é rentável. Mesmo aquelas passagens que são as mais difíceis de entender, ou parecem ser relativamente pouco valor, pode ter uma santificação, limpeza, com vencimento efeito quando entram em nosso sistema.

Não se deixe tornar-se um escravo do método. Não fique tão preso a mecânica de como você está lendo a Bíblia que você pode perder o ponto. Lembre-se o objetivo não é o quão rápido você pode obter através da Bíblia. O objetivo é encontrar-se com Deus todos os dias. É para obter a Palavra - vivendo-a, Palavra escrita para você cultivar um relacionamento íntimo com Jesus, a Palavra viva.

Traduzido e Editado por:
LARYSSA LOBO

Publicação Original: https://www.reviveourhearts.com/articles/systematically-reading-grand-story/

Todos os Direitos Reservados do autor Revive Our Hearts. Escrito por Nancy Leigh DeMoss. Usado com permissão. www.reviveourhearts.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário