segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Padrão Fifa e o Padrão Cristão de Qualidade

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor,
e não aos homens (...) Cl 3:23

Os preparativos para o mundial de futebol que acontece aqui no Brasil tem sido um dos assuntos mais discutidos em nossos dias. Todos ficamos impressionados com o nível de exigência da Fifa (Federação Internacional de Futebol) com os preparativos para a realização do grande evento esportivo. Tal grau de perfeccionismo exigido acabou por popularizar em nosso país o termo “Padrão Fifa de Qualidade”.

Como cristãos nós também possuímos um excelente Padrão de Qualidade!

 A Bíblia nos chama atenção quanto à necessidade de sermos zelosos no desempenho de nossas tarefas como um todo: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31). O sistema calvinista observa que o cristão não deve fazer distinção perante seus afazeres, entendendo que tudo deve ser feito visando a glória de Deus em todo e qualquer empreendimento realizado. Sendo igualmente importantes todos os afazeres, das mais simples às mais complexas atividades, remuneradas ou voluntárias, profissionais ou recreativas.

Este padrão de qualidade é norteado por uma concepção correta de qual seja o propósito da vida humana, fazer tudo para o Senhor (Rm 14:7) e glorificá-lo nos mais diversos âmbitos de suas ações. Este é naturalmente o agente propulsor de todos os nossos afazeres.  E este entendimento desfaz por completo o pensamento daqueles que equivocadamente tratam de forma diferenciada suas ocupações, julgando-as por menos ou mais importantes.

Existem crentes que pensam que atividades tidas como secular, como trabalhar, e estudar, por exemplo, podem ser feitas de qualquer jeito, superestimando apenas os trabalhos desenvolvidos na Igreja; outros, por sua vez, dão maior ênfase às atividades mundanas, sendo relapsos quanto as funções eclesiásticas.

Mas a Palavra de Deus não faz este tipo de distinção, mas encoraja a fazer tudo “como ao Senhor” e para a glória de dEle, e isto incluiu toda e qualquer ação do cristão, como bem afirmou Willian Tyndale: “Há uma diferença entre lavar louças e pregar a palavra de Deus; mas no tocante a agradar a Deus; nenhuma em absoluto” [1].

Nosso trabalho deve ser feito com tal empenho perante os homens que estes glorifiquem a Deus por meio de nosso labor:  “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. (1 Pe 2:12). Portanto, nosso exemplo de competência e submissão na vida profissional, bem como nosso zelo no lar, e dedicação nos estudos e em todos os demais âmbitos de nossas ações devem culminar em honras e louvor ao Criador. Nossa fé deve nos encorajar a realizar com máximo de diligência tudo aquilo que nos foi confiado. Sendo desprezível, pecaminoso e inconcebível todo desleixo e falta de empenho nas obras para as quais o Senhor nos designou, seja na Igreja ou fora dela.

Que Deus nos ajude para que nosso padrão de qualidade seja por demais elevado, e que esta consciência de estarmos sempre fazendo tudo “como se fosse pra Deus”, aumente sobremaneira nossos esforços. Afinal de contas, se homens buscando sua própria glória empenham todas suas aptidões e talentos fazendo o melhor que podem, temos motivos de sobras para fazermos todas nossas tarefas com muito mais excelência, pois a glória de Deus é nosso objetivo maior. E que motivação nós temos! Se levarmos isto realmente a sério, nenhum Padrão Fifa será mais elevado quanto o Padrão Cristão de Qualidade.


[1] RYKEN, Leland. Santos no Mundo: Os Puritanos como Realmente eram. 2. Ed. São José do Campos, SP: Editora Fiel, 2013. pp. 61,62.

Ericon Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário