sábado, 16 de março de 2013

Dinheiro Rápido e Fácil!


Não existe ou se ganha dinheiro fácil. Quando a oferta de dinheiro fácil aparece, alguém, em algum lugar, está sendo prejudicado. Os modos lícitos de ganhar dinheiro são trabalho, poupança, heranças, investimentos lícitos, doações etc. (Gen. 1.26; 2. 15; 19; 3. Ef. 4.28; 1Ts. 2.9; Pv. 6.6 - 11; 1Ts 4.11; Pv.; 10.4; Pv. 13.11; Pv. 14.22; 21.5; Deut. 23. 19, 20).


Percebo que, geralmente, oferecem-se as vantagens de "se ganhar rápido", "que tem gente que ganhou X mil reais em poucos meses", "fulanos que já compraram bens de consumo - carros importados, apartamentos etc". Atraí-se pela COBIÇA de ganhar MUITO DINHEIRO e FÁCIL!!!



Fico a pensar na questão quando existem Cristãos envolvidos e não pensam na possibilidade de trazer prejuízo a outros (Sal. 15. 1 - 5). Há aqueles que apelam para o fato de "enquanto estiver entrando dinheiro, então tudo bem. Estou me dando bem". E aqueles a quem você prejudicou? Até onde se conhece da Revelação, reter o que é dos outros por fraude, ainda que no exercício "do trabalho", é roubo (Tg. 5.4; Lc. 19.8; Pv. 21.6)

Há, ainda outros, que apelam para LEGALIZAÇÃO dos "meios rápidos" de ganhar dinheiro. Ora, não é a legalização que define o que é moral/ético. Para o Cristão, o princípio geral da Ética Cristã, aplicada em todas as áreas, provém das Escrituras, não do Estado, interessado em ter LUCRO, licitando o que é ilícito. Se a lógica for a da legalização, penso que para muitos "cristãos" não haverá problemas manterem "bordéis"(casa de prostituição) ou "centros de consumo de entorpecentes" quando tais forem LEGALIZADOS. 

Não! Eu não participarei de nenhuma forma de "ganhar dinheiro fácil e rápido" que não sejam aqueles estabelecidos pelas Escrituras. Não me importa se "alguns estão ficando ricos", "conquistando bens que, com trabalho e poupança, levariam anos" ou "caindo dinheiro na conta toda semana". Não estou aceitando convites. Quando confirmado, se confirmado, que se trata de "meio lícito e ético" de investimento, sem que alguém esteja sendo lesado ou prejudicado, ainda assim, não pretendo, firmemente, participar. Procurarei investimentos sólidos, confiáveis e ortodoxos, conservadores para o mesmo. Meu tesouro não está em querer ficar rico.

Contentamento é uma palavra que os Cristãos precisam relembrar (1Tm 6.6,8) 

"Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte"(Provérbios 21.6). 

"A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará"(Provérbios 13.11)

Rev. Gaspar de Souza

Intercâmbio Feito por Rodrigo Ribeiro

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Olá irmão, paz seja contigo! Embora seu comentário seja pertinente a várias situações, acredito que você se direciona aos "telexfree" da vida que surgem pela Internet. Perceba que seu argumento é baseado nos danos que alguém pode sofrer, ora, se eu invisto numa bolsa de valores, corro risco de ser lesado, até mesmo com a poupança como vimos no governo Collor. Então, esses investimentos na Internet possuem risco sim, mas enquanto todos os que participam não estão sendo lesados, porque ser contra tal atividade? No momento em que houver certeza de que a pessoa que entrar será prejudicada, aí sim vejo problemas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Eu até o postei em meu Blog; www.giovannipinto.wordpress.com - Muito esclarecedor, e um auxílio aos futuros enganados que eventualmente entrem nestes marketing de rede, mas que na realidade esconde um sistema criminoso em formato de pirâmides, que os pouquíssimos que estão no topo destas pirâmides ganham fortunas e os milhares e às vezes milhões das pontas pagarão o luxo e ostentação dos aproveitadores e criminosos que devido ao engano vão extorqui-los sem dó até o último centavo, com a desculpa que eles um dia também ficarão como eles, a propaganda é sempre a mesmo, e sabemos que as promessas nunca serão cumpridas na esmagadoras maioria dos casos, sempre será na mesma ordem onde multimilionários através da escravidão dos que foram enganados por uma propaganda ou ainda uma lavagem cerebral através de sonhos que nunca se tornarão em realidade, apenas alguns que deram a sorte de entrar bem lá no início, que na realidade são os mais maléficos, pois estes ao ficar sabendo rapidamente da verdade, e após isto, não avisando aos demais, mesmos quando tudo na pior fase, pois ele também terá que levar a outros à pirâmide para que seja o seu enriquecedor, é a cobiça à serviço dos estelionatários dos últimos dias que enganarão a milhares de milhões.

    ResponderExcluir