segunda-feira, 11 de março de 2013

UMP INDICA: Moody, uma biografia.


Minha indicação para os leitores do blog é o livro intitulado “ Moody: Uma biografia”, escrito por John Pollock, um dos biógrafos cristãos mais famosos de nossa época. Já tendo escrito sobre outros grandes evangelistas e reformadores.

Sobre D.L. Moody

O nome dele é Dwight Lymam Moody. Um americano, nascido na pequena cidade de Northfield, no estado de Massachusetts, EUA, em 5 de Fevereiro de 1837.

Moody converteu-se na adolescência e começou um lindo trabalho com crianças pobres, chegando a criar instituições para atendê-las em suas necessidades básicas. 

Ao longo dos seus 62 anos de vida, percorreu mais um milhão de quilômetros e pregou para mais de 100 milhões de pessoas, tanto em seu país de origem como em partes da Europa, muito tempo antes do rádio e da televisão atraírem grandes massas populares. Apoiou igrejas e fundou várias escolas de treinamento para missionários.

Mesmo não sendo um erudito e vivendo na época de Charles Spurgeon conseguiu um lugar de destaque até mesmo entre os dotados de conhecimento. Palestrou para professores e alunos das Universidades de Cambridge e Oxford, onde centenas de almas tiveram encontro com Cristo.

Sua vida cristã foi marcada por uma frase que ouviu na juventude, dita por um famoso evangelista da época, chamado Henry Varley: “Moody, o mundo ainda não viu o que Deus pode fazer com um homem completamente consagrado a Ele”. Essas palavras tocaram profundamente o coração de Moody. “Varley não disse que precisaria ser instruído ou dotado de grande conhecimento. Apenas um homem. Se é assim, pelo Espírito Santo que habita em mim, eu sou esse homem.”

Dentre suas muitas histórias marcantes, destacarei uma delas abaixo para deixá-lo com gostinho de “quero mais”.  O fato aconteceu durante a guerra civil dos Estados Unidos, em meados de 1861, onde Dwight prestou serviços voluntários, dando acompanhamento espiritual á muitos dos soldados feridos durante o conflito.

Moody deparou-se com um jovem agonizando em razão de traumatismo e de perda de sangue. Ofereceu-lhe Conhaque e água, na esperança de que recobrasse a consciência por alguns instantes. Outro jovem ferido, deitado no tombadilho, disse que eles eram amigos, pertenciam à mesma companhia, tinham vindo da mesma cidade, alistaram-se juntos e que o moribundo era filho único de uma viúva. Moody sabia que a mãe devia “estar ansiosa para receber notícias do filho, e eu perguntei se ela era cristã. Ele disse: ‘Sim, é uma mulher consagrada’”. De tempos em tempos Moody chamava o rapaz pelo seu nome, e, finalmente, ele abriu os olhos. Moody ofereceu-lhe outro gole de conhaque e água. _ “William, você sabe onde está?” _Ah, sei_ ele murmurou. _ Estou a caminho da casa de minha mãe. _ O médico me disse que você não vai sobreviver. Você tem alguma mensagem para sua mãe?” _ Diga à minha mãe... que... morri crendo em Cristo. O coração de Moody deu um salto: “Tive a sensação de estar na porta do céu”.  E perguntou ao rapaz: _ “Quer dizer mais alguma coisa? ”Os olhos do rapaz se fecharam, enquanto pronunciava suas últimas palavras: _ Sim, diga à minha mãe e à minha irmã... que certamente nos encontraremos... no céu.
(POLLOCK, 2005, pág. 81,82)


Esta e outras belas histórias podem ser encontradas na obra indicada.
Tenho certeza de que vocês irão gostar.
Boa leitura!

Paz de Cristo!

Missionário Ericon Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário