quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Evitando Brigas Desnecessárias


"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira".
Provérbios 15:1

Poucas passagens bíblicas nos ajudam tanto a evitar desgastes desnecessários com pessoas como este verso. O conselho é simples e de fácil compreensão. É possível aplacar a ira de alguém por meio do ato de regular internamente o que vai sair dos nossos lábios como resposta.

O que caracteriza a resposta branda? Em primeiro lugar, é a resposta que procura entender antes de falar. Nada mais insensato do que nos precipitarmos a falar sem antes ouvir. Qual a razão da demanda? Por que a pessoa se acha tão indignada? São razoáveis os seus motivos? Diante do que me está sendo apresentado, qual a melhor forma de lidar com o problema?

Em segundo lugar, trata-se de uma resposta que visa a edificação em vez de visar sair vitorioso numa discussão. Se a meta foi determinada pelo amor, certamente, sairemos em busca da melhor forma de expressão para que o nosso intento não seja estragado pelo descuido no modo de falar.

Em terceiro lugar, a resposta branda parte sempre da pressuposição de que não é da natureza humana ouvir quem fala com arrogância. Se você quer convecer seu interlocutar de algo que julga importante, jamais fale de modo irritante e procure sempre ganhar a mente pela via do coração.

Em quarto lugar, a resposta branda leva em consideração sempre as condições emocionais e o caráter do interlocutor. Tem gente que não tem estrutura para ouvir certas verdades. Há daqueles que são propensos a distorcer tudo o que é falado, tendentes a menosprezar a verdade, mais interessados em proteger seus egos frágeis do que lidar com fatos. Em suma, não dê suas pérolas aos porcos e respeite os limites das pessoas. Algumas, momentaneamente, não podem ouvir. Outras, talvez, não ouvirão nunca.

Em último lugar, todo aquele que visa edificar através do que fala, sempre levará em consideração suas próprias circunstâncias pessoais. Tenho acesso a todos os lados da questão? Encontro-me no melhor do meu estado emocional para iniciar a conversar? O momento é propício? O sábio sabe o tempo e o modo de dizer as coisas. Nada pior do que gente que está mais preocupada em ser sincera do que em amar.

Considere a quantidade de problema que você deixará de atrair para a sua vida por seguir este conselho de Salomão. Pense no desgaste de subitamente você passar a ter inimigos na vida por haver se envolvido numa contenda tola. 

É claro que Deus não espera de você o absoluto silêncio. Faz parte do compromisso com a verdade proclamá-la com intrepidez e coragem. O conselho é para você saber que brigas comprar, como evitar atrair conflitos desnecessários, a aprender a transformar inimigos em amigos e a sempre falar em amor. Na minha vida, confesso com tristeza, este é um dos pecados que mais me trouxeram sofrimento, que espero, agora que não sou mais garoto, dele largar. Deus não me chamou para usar a língua para ferir, mas sim para curar.


Antônio C. Costa
TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE EM: http://palavraplena.typepad.com/accosta/2013/01/evitando-brigas-desnecessárias.html

Intercâmbio feito por Rodrigo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário