segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UMP INDICA: Fundamentos da Graça – uma longa linha de vultos piedosos. (Steven Lawson)

Já havia lido um livro de Steven Lawson, A Arte Expositiva de João Calvino, e havia gostado bastante da leitura, mas passei a ter maior estima por este homem de Deus depois de vê-lo como preletor na Conferência Fiel para Pastores e Líderes no ano de 2012, onde explanou com segurança e profundidade as doutrinas da graça.

Mas o fato de que me chamou atenção foi que o pregador fez toda a exposição destas doutrinas tão somente no livro de João, de modo que combateu prontamente as acusações levianas que a predestinação é uma doutrina somente de Paulo. Quem diz isto precisar reler o evangelho de João e notar as falas duras e individuáveis de Cristo.

Naquele congresso entrei em contato com este livro, o primeiro de uma série percorrendo os ensinamentos de homens piedosos de toda a história sobre as doutrinas da graça. E esta longa jornada só poderia começar pelos grandes autores bíblicos, inspirados pelo Espírito Santo a nos detalhar, ainda que de forma progressiva, a suprema soberania de Deus em nossa salvação.

Pois bem, o autor percorre todo o texto sagrado, passando por cada livro, expondo as manifestações das doutrinas da graça, ou os cinco pontos do Calvinismo.

Em alguns instantes a leitura torna-se pesada, visto que por muitas vezes conceitos como depravação total e expiação limitada, dentre outros, são explicados de forma exaustiva e repetitiva a cada capítulo.

Mas isto não desmerece o livro, só demanda uma leitura mais paciente. Recomendo esta obra crendo que todos os que a lerem com seriedade e franqueza, ficaram ainda mais convictos de que a bíblia toda, em uníssono, atesta o quão soberano é nosso Deus, e quão maravilhoso e imutável é seu gracioso decreto de salvação, nos inclinando à humildade e adoração profunda e grata.


 Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário