terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um pouco da História da Igreja Presbiteriana [Parte 1]




“ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15

A Igreja Presbiteriana surgiu a partir da Reforma Protestante (Século XVI), é uma igreja histórica, porém nem todo presbiteriano conhece suas origens. Assim este artigo reúne informações históricas que buscam falar um pouco de como nossa denominação surgiu. Não por preciosismo nem por vanglória, mas para o resgate do contexto e importância nas quais surgiu a Igreja Presbiteriana.
No dia 31 de outubro de 1517, Lutero fixara as 95 teses que expunham os desvios da palavra por parte da Igreja Católica Apostólica Romana (doravante chamada de ICAR), mais precisamente nas portas da capela de Wittenberg (cidade da Alemanha, localizada no estado de Saxônia-Anhalt.)¹ com o intuito de fazer com que a Igreja passasse por uma reforma, porém foi excomungado pelo papa Leão X, forçando-o a romper com a ICAR. O movimento gerado por Lutero ficou conhecido como Luterianismo que desencadeou uma espécie de efeito dominó em outras regiões da Europa. Na Suíça, por exemplo, Zwinglio foi o antecessor de Calvino nesse movimento.
Calvino foi um dos reformadores mais importantes do Século XVI, nascido em Noyon (França)  no dia 27 de maio de 1564 e já aos 14 ano de idade ingressou na universidade de Paris e seis anos mais tarde, se formou em direito pela Universidade de Orleans. A importância de Calvino é ressaltada por uma das sistematizações bíblicas mais completas, As Institutas Cristãs (ou simplesmente As Institutas) constituem o sistema doutrinário conhecido hoje como Calvinismo. Enquanto Lutero queria reformar a ICAR, Calvino entendia que não era mais possível fazê-lo, então Calvino se viu na responsabilidade de organizar uma igreja que na doutrina, na liturgia e forma de governo fosse idêntica à Igreja Primitiva (pelo que se nota, a ICAR não pode ser considerada idêntica a Igreja de Atos, por muitos motivos, como por exemplo, as decisões na mão de um só homem, o papa, a forma de governo e principalmente a doutrina longe das Escrituras), surgindo assim a Igreja Presbiteriana, que como o próprio nome já remete, tem forma de governo através dos presbíteros.
A chegada do presbiterianismo no Brasil se deu no Século XVI. Em três tentativas fracassadas, a primeira pelos franceses que aqui chegaram em 1557, celebrando pela primeira vez a Ceia do Senhor, segundo o modelo bíblico calvinista, no Rio de Janeiro, porém eles foram expulsos do Brasil. A segunda tentativa e terceira tentativas feitas pelos holandeses, em 1624 e em  1630, mas anos mais tarde também foram expulsos do Brasil, e as comunidades presbiterianas que eles haviam implantado no nordeste, desapareceram. Um dos nomes mais conhecidos no Nordeste, Maurício de Nassau, era presbiteriano.  O presbiterianismo foi implementado definitivamente no Brasil com a chegada do missionário Rev. Ashbel Green Simonton, que chegou aqui no dia 12 de agosto de 1859 e ele tinha apenas 26 anos de idade, mas faleceu 8 anos depois em São Paulo, no dia 8 de dezembro de 1867. Contudo a Igreja Presbiteriana a essa altura já possuía um presbitério (Presbitério do Rio de Janeiro), um Seminário, cerca de cinco pastores e três igrejas organizadas. Essas igrejas ficavam na cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Brotas.




¹  ______________. Wittenberg. http://pt.wikipedia.org/wiki/Wittenberg .

                NASCIMENTO, Adão Carlos; A razão da nossa fé. Site Monergismo



Felipe Medeiros
           @felipe_ipb

Comentários
1 Comentários

1 comentários: