terça-feira, 25 de setembro de 2012

A soberania de Deus


Um dos personagens Bíblicos que me chama mais atenção no que diz respeito a soberania de Deus é a vida de José. Penúltimo filho de doze irmãos, amado pelo seu pai e odiado pelos irmãos, José através de sua vida nós tras preciosas lições.

       A primeira delas é que os planos de Deus para nossas vidas sempre seram cumpridos. José era chamado pelos irmão de  “O sonhador”. Ele havia sonhado com o Sol, a lua e  onze estrlas se curvando diante dele. Aquele sonho foi inspirado por Deus mostrando para José coisas que se passariam no futuro. Só que estes sonhos só faziam o ódio dos irmãos de José aumentarem. Em nossas vidas algumas vezes também acontece de Deus colocar sonhos em nosso coração, e esses mesmos sonhos incomodarem pessoas. Mas Deus continua sendo Soberano e tendo o controle de tudo em suas mãos e todo propósito de Deus para nossas vidas serão cumpridos como foi com a vida de José.

        A segunda lição que podemos aprender com a vida de José é que os caminhos de Deus são diferentes dos nossos. Deus nós faz trilhar por caminhos nada convencionais para cumprir o seu propósito. Foi assim na vida de José. Ele foi vendido como escravo aos 17 anos como escravo para Potifar. Deus era com ele e tudo ia bem, até que a mulher de Potifar começou a cobiça- ló, sendo José acusado injustamente de assédio por esta mulher. Por este motivo foi preso, mas apesar disso Deus estava com ele e o abençoava em tudo. Olhando com olhos humanos, diante daquela situação, o que Deus havia revelado a José não fazia muito sentido. Ele estava longe de sua família e agora havia sido acusado de algo que não cometeu. Em nossas vidas acontece de semelhante modo. Muitas vezes não entendemos o agir de Deus, mas Ele continua no controle de Tudo.

         A terceira lição é que Deus ao seu modo e no seu tempo cumpre seu propósito, transformando todo mal em bem. Deus mudou a História de José ao seu modo e no seu tempo. Ele foi tirado da cadeia e feito governador do Egito ao interpretar um sonho do faraó em que Deus revelava coisas do futuro. Houve falta de alimento e os seus irmãos foram comprar mantimento no Egito e se prostraram diante de José como no sonho que ele teve outrora. O que Deus havia planejado se cumpriu, mesmo com toda maldade dos irmãos de José, apesar de toda injustiça sofrida por ele. Deus tinha um plano muito maior sendo realizado através da vida de José. Ele queria poupar a vida de muita gente! Era a mão de Deus que levou José ao Egito. Deus continuava sendo soberano mesmo diante de toda injustiça e maldade. Ele transformou esse mal em bem, como só Ele sabe fazer. Que tenhamos sempre compreensão de que Deus é sempre Soberano! Ele foi soberano na vida de José e continua sendo soberano na vida de cada um de nós! Louvado seja Deus!


                                                                                                         Viviane Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário