sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Qual o significado da expressão "Glória de Deus"? Com a palavra, Joel Beeke


A palavra glória no hebraico é kabod e deriva-se de uma raiz que significa “peso”. Por exemplo, o valor de uma moeda de ouro era determinado por seu peso. Portanto, ter peso significa ter valor ou dignidade. A palavra grega traduzida por glória é doxa e originalmente significa opinião. Essa palavra se refere à importância ou ao valor que, em nossa opinião, atribuímos a alguém ou algo. A ideia hebraica fala do que é inerente a Deus – seu valor ou dignidade intrínseca; a ideia grega fala da resposta de seres inteligentes e morais ao valor e à dignidade que eles veem manifestadas na Palavra e nas obras de Deus.

Em ambos os testamentos da Bíblia, a palavra glória significa a manifestação de excelência e da dignidade (glória demostrada), bem como a resposta de honra e adoração a essa manifestação (glória dada). A glória de Deus é a beleza de suas perfeições multiformes, bem como o esplendor admirável que emana dessas perfeições. A excelência moral de Deus resplandece em grandeza e magnificência em seus atos da criação, providência e redenção (Is 44.23; Jo 12.28; 13.31-32). Ao contemplarem essa excelência, os adoradores de Deus lhe dão glória por meio do louvor, ações de graça e obediência (Jo 17.4; Rm 4.20; 15.6,9; 1Pe 4.12-16).

BEKEE, Joel B. In: Vivendo para a glória de Deus: Uma introdução à fé reformada. Traduzido por Francisco Wellington Ferreira.  São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2010. Capítulo I0: A escritura, a graça, a fé, Cristo e a glória, pp. 163.


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Muito bom, ótima explicação!

    Eu estava ouvindo um louvor do Trazendo a Arca que se chama "Kabod", e ai eu fui verificar o conceito!

    abraços.

    ResponderExcluir