quinta-feira, 12 de julho de 2012

Entre a Arca e o Dilúvio

Ao falar sobre os acontecimentos que precederiam a sua vinda o Senhor Jesus disse que seriam tempos parecidos com os de Noé. Olhando para aquela geração, e para esta que nós vivemos podemos traçar um paralelo e identificar vários pontos comuns. Observemos estas semelhanças.

As pessoas andavam desatentas         
Na época de Noé as pessoas andavam distraídas com muitas coisas. Cada um que se entregasse para os seus próprios prazeres, vivendo de forma dissoluta e inconseqüente. A humanidade bastante entretida com os seus afazeres e se preocupava apenas com suas próprias diversões e passatempos. Haviam se esquecido totalmente do seu Criador e viviam como se ele não existisse. Viviam totalmente alheios para toda a idéia de Deus.

Hoje em dia não tem sido diferente, as pessoas continuam muito distraídas com muitas coisas e não se lembram do Criador. Encontra-se tempo para tudo e para todos menos para Deus. A Bíblia diz que estes serão pegos de surpresa. A volta do Senhor será repentina e surpreendente. Ele virá como a chegada de um ladrão à meia noite.

O alastramento da decadência moral
A violência se alastrava por todos os cantos. Desde o assassinato de Caim os homens estavam com suas mãos sujas de sangue e não as lavara mais. Os corações transbordavam de ganância, inveja e ódio de modo que a vida alheia passou a ser destruída sem nenhum remorso. A bigamia se tornara prática comum e era totalmente mal todo o desígnio de seu coração. A humanidade encontrava-se em um estagio cada vez mais avançado de degradação moral. Seus corações não sentiam nenhum censo de culpa.

Com tristeza temos visto um declínio moral semelhante aos daqueles dias passados. As praticas homossexuais tem sido motivo de “orgulho” para os que se entregam a tais atos. A sociedade assiste a isto como sendo algo totalmente normal. As esquinas das cidades se tornaram verdadeiros prostíbulos a céu aberto, onde os corpos são vendidos a qualquer preço e sem qualquer pudor. O homem se entregou totalmente aos seus próprios prazeres.

O descrédito na mensagem do juízo divino
A construção da arca durou cerca de cento e vinte anos. A mensagem era muito clara, todos podiam ver aquela enorme estrutura sendo edificada pouco a pouco, mas os homens não queriam acreditar, os seus olhos estavam tapados pela incredulidade. O dilúvio foi repentino, mas ainda assim houve tempo suficiente para que todos fossem avisados previamente. “O povo não queria acreditar no que estava para acontecer, até que o dilúvio realmente veio e os levou a todos. Assim será na minha vinda”. (Mt 24.39).

Sabemos que hoje este papel de anunciar a mensagem tem sido atribuído exclusivamente a Igreja. Há dois mil anos ela tem anunciado acerca do juízo divino, mas muitos continuam a não dar credito a esta verdadeira mensagem. Eles não acreditam no juízo de Deus, pensam ser um delírio do cristianismo. O extremismo religioso em seu estágio mais avançado de insanidade. O coração humano esta petrificado, os sentimentos quando a Deus está totalmente inanimado. A mensagem está exposta, mas o mundo insiste em não querer enxergá-la.

A preservação dos fieis
Todos haviam se corrompido, mas Noé permanecia integro e justo (Gn 6.9). Ele não se deixou abalar, mas continuou firme em seu propósito acreditando na promessa de Deus. Ele venceu o seu medo, a desconfiança das pessoas, a vergonha dos zombadores e a ansiedade por ver a promessa de Deus se cumprir. Tudo parecia dizer não, mas como escreveu o autor dos Hebreus: Por meio da fé ele (Noé) tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé (11.7). Que precioso exemplo de perseverança!

Da mesma forma o Senhor continua a preservar pessoas fiéis em nossa geração. Existe um povo escolhido que mesmo em dias tão caóticos espera o cumprimento da promessa dAquele que se foi, prometendo que em breve iria voltar. A fidelidade tem requerido um preço muito alto, mas ainda assim a igreja continua firme e tem preservado a sua fé. Ainda que muitos estejam se perdendo ainda existem pessoas que não corromperam neste mundo mal. Ainda existem homens que temem ao Senhor e que anelam em fazer a Sua vontade, assim como Noé.

A iminente destruição dos ímpios
No dia determinado por Deus Noé entra no grande barco com sua família além de várias espécies de animais e aquela grande embarcação é fechada (Gn7.16). Os céus escurecem e as nuvens carregadas despejam chuva como nunca antes havia ocorrido. A ira de Deus deságua sobre aquela geração incrédula. Os ímpios atordoados e assustados procuravam subir nos montes apressadamente. Aos poucos aquela enchente foi inundando totalmente a terra até que não havia mais nem um palmo de chão onde as águas tivessem alcançado. Como dizem as Escrituras: Naquela ocasião Deus destruiu completamente o mundo inteiro de homens ímpios (2Pe2.5).

Que terrível analogia se vê aqui. O grande dia se aproxima em que o céu será o palco da grande manifestação da justiça divina. Das nuvens descerá Aquele que virá com poder e grande glória. O Senhor Jesus. Todas as nações verão e o mundo todo lamentará (Mt 24.29,30) e só assim levará a sério as profecias bíblicas. Será tarde demais! Nenhum desobediente escapará das mãos do Altíssimo. Assim como Ele não poupou nenhuma pessoa nos tempos antigos fora Noé e sua família, assim será naquele dia.

A providência da salvação
            O Senhor instruiu Noé para que este construísse uma arca. Ela seria capaz de comportar toda a sua família e várias espécies de animais durante aquele período de dilúvio. Foram mais de mil dias dentro daquele barco. Enquanto o mundo desaparecia debaixo d’água eles flutuavam em segurança dentro daquela estrutura que fora minuciosamente arquitetada pelo criador e depois de muitos dias saíram todos intactos.

Igualmente ao escape que o Senhor providenciou aquela família Ele também tem providenciado a nosso escape. A nossa salvação. Jesus Cristo! Ele é a certeza de que o “dilúvio” não nos atingirá. Nele estamos bem seguros. Todos que estão em Cristo Jesus vivem para sempre e jamais serão destruídos. Fora desta Arca só há morte e desespero, mas dentro dela há vida e vida em abundância.

Como vimos, toda a humanidade encontra-se entre a arca e o dilúvio. A raça humana se restringirá a estes dois destinos: A salvação ou a condenação. A volta do Senhor Jesus se aproxima e devemos atentar para estes sinais. Não podemos ser pegos de surpresa, mas devemos aguardá-lo ansiosamente. A arca está aberta, mas sabemos que em breve será fechada por que o dilúvio está às portas.


Missionário Ericon Fábio
@ericonfabio

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Que maravilha poder ler e ser alimentada dessa verdade,que Deus continue capacitando todos vocês neste ministério.Abraços.

    ResponderExcluir