quinta-feira, 21 de junho de 2012

A fé que derruba o gigante

Sol a pino. Tensão no ar e um objetivo: derrubar um obstáculo que ninguém mais conseguiu. Conseguir o impossível. Essa era a missão de Davi: derrubar um gigante. Olhando de baixo da sua estatura, Davi enfrentou um homem que, há quarentas dias, atemorizava os guerreiros de sua tribo e contra o qual ninguém queria lutar (I Samuel 17).

Diariamente, nós também temos os nossos Golias para enfrentar. Às vezes passamos por problemas difíceis, que parecem não ter solução, e, comumente, nos flagramos desanimados, querendo abandonar a batalha. Como derrubar os Golias que subitamente aparecem em nosso caminho, querendo nos levar ao chão? Se observarmos a postura de Davi, frente ao seu desafio, podemos encontrar 03 posturas que podem responder essa pergunta.

1- Davi não se preocupou em armar-se para a guerra: Quantas vezes, diante das adversidades, nos preocupamos em traçar estratégias, escolher as melhores armas, palavras, atitudes, para proceder? Davi não se preocupou com isso. Saul até tentou vestir-lhe com uma armadura, mas, como não tinha prática no uso daquela vestimenta, ele recusou a peça (I Samuel 17: 38-39). A falta de armas não o fez desfalecer e, a única coisa que ele portou para enfrentar seu rival, foi “cinco pedras lisas do ribeiro” (I Samuel 17: 40).  Davi sabia que Deus proporcionaria o momento certo e armas corretas para enfrentar o gigante, “porque Deus é a minha defesa” (Salmos 59:17).

2- Davi não duvidou da sua vitória e não temeu o inimigo: Quando Davi foi apresentado a Saul, para duelar com o gigante, o rei lhe disse: “Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade” (1 Samuel 17:33).  Davi não se abalou com essas palavras e disse a Saul: “o Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu” (1 Samuel 17:37). Aquele que sabe que Deus está à frente dos problemas, não deve desvanecer, nem esquecer tudo o que Ele já fez, pois, como diz o próprio Rei Davi: “Senhor, quem é como tu, que livras o pobre daquele que é mais forte do que ele?” (Salmos 35:10).

3- Davi colocou Deus à frente de sua batalha: Ao se deparar com o gigante, Davi não estremeceu, ele apenas falou:Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1 Samuel 17:45). Neste momento, Davi colocou Deus à frente de sua luta e, com apenas uma pedra lisa, ele derrotou seu adversário. Ele transpôs seu obstáculo, mas não foi Davi, foi Deus quem o guiou até a vitória. Foi a voz de Deus que o levou a derrotar o gigante. Faltava-lhe estatura, força, armas, mas não lhe faltou Deus. Quando Deus está à frente de nossas angústias, nada é motivo de temor, pois “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Salmos 34:19).

Nos percalços da vida, será que estamos deixando Deus nos guiar ou estamos querendo ensinar a Deus os caminhos que Ele deve nos direcionar? Será que estamos enfrentando nossos gigantes com fé ou com desconfiança? Jesus disse: “se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível” (Mateus 17:20). Que possamos ter mais fé, durante as adversidades da vida, e que Deus nos capacite a dizer: “És o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e em Ti confiarei” (Salmos 91:2).
Andrea Grace

Nenhum comentário:

Postar um comentário