quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tempo certo é o de Deus



E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada,
Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.
E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.
Lucas 9:51-56

Às vezes nos sentimos como Tiago e João se sentiram nessa passagem bíblica, indignados por levar Jesus Cristo com tanto prazer a outros e estes não o receberem, não é verdade?! E temos vontade de agir da mesma maneira que agiram, com a diferença de pensamentos dos nossos dias, claro. Mas Jesus também nos responde do mesmo modo que a eles respondeu e nos questiona se não sabemos de que espírito somos, pois com toda dureza de coração desse povo, no capítulo seguinte Jesus conta uma parábola onde exatamente um samaritano foi a única pessoa que agiu conforme o coração de Deus, amando o seu próximo e cuidando de suas feridas.

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

Esse homem que foi ajudado poderia entender a mensagem do evangelho através da atitude do samaritano ou do sacerdote e do levita?

            Devemos nos vigiar para buscarmos o querer de Deus, pois a vontade d’Ele é perfeita, se levamos o evangelho de Cristo aos povos, não é para que todos o recebam a qualquer custo na hora que queremos, mas para que no tempo de Deus, a Sua graça se manifeste sobre a vida de cada um e este seja salvo. Temos que entender que cada pessoa tem um caráter formado, uma opinião construída ao longo de uma vida, uma personalidade. Que existem culturas e pensamentos diferentes e que a cada uma dessas pessoas Deus ama incondicionalmente.

            Não deve ser fácil, nem de uma hora pra outra que se chega numa aldeia e se prega o evangelho, por sua cultura, modo de vida, forma de pensar e de agir tão diferentes, porém isso é um exemplo mais extremo para entendermos que para muitas pessoas do nosso convívio social também seja difícil aceitar tudo e qualquer coisa que vá contra sua opinião formada. Porém, nada foge dos propósitos de Deus, então não deixemos de cumprir com o chamado de Cristo, de anunciar a salvação no Senhor a todos os povos, dos mais próximos aos mais distantes, seja indo fazer missões numa aldeia e tendo que começar a se comunicar do zero com um povo, ou para expressar o amor de Deus para aquele amigo tão próximo, para qual a nossa vida fala mais que as nossas palavras. Tenhamos firmes na nossa mente que a nossa parte tem que ser feita no amor do Senhor, sabendo que assim como diz a palavra de Deus em João 16.8, é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo.

Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. (Lucas 9.56a)

Karlla Christina
@eversonekarlla

Nenhum comentário:

Postar um comentário