terça-feira, 26 de junho de 2012

Não há distinção no amor de Deus


           Esse texto é fruto de um desabafo feito na rede social Facebook, onde comentei que critiquei aqueles que acreditavam que a melhor coisa para uma pessoa com transtorno mental é estar presa em um Hospital Psiquiátrico, pois isso era para o "bem da sociedade". Como estudante de Psicologia, que não busca 'curar' vida, mas sim 'ajudar', me vi em meio a uma revolta tão angustiante que passei a pensar até onde realmente vai o nosso amor ao próximo?

Em Mateus 22:39-40 fala: "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Jesus dizia antes que o primeiro mandamento é "Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento".

                Como cristã já pude ouvir algumas pregações sobre amar o próximo e percebi que muitos irmãos ficam consternados por não acreditarem na possibilidade disso acontecer, existem sim muitos destes que não pregam o 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo' por falta de credulidade de que isso possa acontecer realmente de todo o coração. Como amar aquele seu pai que te abandonou quando criança? Ou aquela pessoa que já te fez tanto mau? Ou para complicar ainda mais: como amar aquela mãe que jogou seu bebê recém-nascido em um caminhão de lixo? Confesso que não é fácil não, mas o próprio Jesus nos fala em Mateus 5:43-44: "Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem", atento ao versículo 46 que fala "Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?".

                Muitos cristãos pregam esse amor ao próximo, mas não o vivem. Quando surge uma única oportunidade de julgar e deixar de lado o outro o fazem sem nem pensar duas vezes.

Mas o nosso Deus é sempre misericordioso para com todos nós, como vemos em Romanos 10:12-13: "Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Então cremos no Deus que pode tudo. Se Ele nos fala em Sua palavra que todo aquele que crê será salvo, então temos que crê que podemos e devemos sim amar nossos irmãos e nossos inimigos, deixando claro que não me agrado dessa palavra inimigo, por ela ter um peso muito grande.

O agir Deus vai além do que imaginamos, de modo que temos que obedecer em nossas vidas o que a Bíblia nos diz, ainda mais sendo um dos mandamentos mais importantes. Cristo sabe até onde vai a nossa força e capacidade de amar, então podemos e devemos fazer a Sua vontade, pois Ele é mais do que misericordioso para conosco.

Encerro o texto lembrando-se de um evento da UMP onde fomos entregar cestas básicas em um bairro da cidade. Nesse dia eu me encontrava muito triste, mas ao entrar naquelas casas e conhecer aquelas vidas me senti extremamente tocada pelo amor de Deus, onde Ele me mostrava o quanto existe pessoas carentes de amor, então me dei conta que devemos sim amar os nossos próximos, os nossos inimigos, ou aqueles distantes porque esse amor de Deus é tão grande que não devemos ser egoístas com esse sentimento. Fui para casa nesse dia meditando nisso e percebendo o quanto temos que nos compadecer das vidas, o quanto precisamos ser luz e mostrar a verdadeira face do amor em nossas vidas.

Que a graça e a paz de Deus estejam com vocês.
LARYSSA LOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário