sábado, 6 de agosto de 2011

UMP Entrevista: Missionário Ericon Fábio


Ericon Fábio é missionário da IV Igreja Presbiteriana de Campina Grande e está trabalhando em uma congregação na cidade Fagundes. Terminou no mês passado um curso de preparação para obreiros no Instituto Bíblico do Norte. Sobre estes assuntos e outros relativos a seu ministério é que falamos com ele na entrevista que se segue.


1. Missionário Ericon, explique-nos sobre esta nova etapa concluída em seu ministério.
Graças a Deus estou concluindo o terceiro ano e último ano do curso de preparação de obreiros. Foram três períodos onde estive participando das aulas presenciais no Instituto Bíblico do Norte na cidade de Garanhuns. No inicio do curso tinha a expectativa de conhecer mais da teologia reformada e de me preparar melhor para o campo missionário, no entanto para a minha grata surpresa, tive as minhas expectativas superadas, porque o CPO também trabalha o caráter e o compromisso do obreiro de forma especial, um assunto de extrema relevância para nós missionários. Hoje me sinto mais apto não só para enfrentar os desafios na área ministerial como também na vida pessoal. Aproveito para incentivar a todos aqueles que desejam servir melhor ao Senhor Jesus para que também participem deste excelente curso

2. Pra você qual ou quais as maiores dificuldades que um obreiro enfrenta no campo missionário? 
Este é um assunto bastante amplo, porque as dificuldades podem variar de campo para campo, mas tratando particularmente da localidade onde atuo posso destacar a expansão das seitas cristãs, como os testemunhas de Jeová; o crescimento das igrejas adeptas da teologia da prosperidade; e a forte tradição católica  como fatores que acabam por dificultar o trabalho missionário. Mas confio que a Verdade que pregamos pode libertar aqueles que padecem sem conhecimento. Também enfrentei dificuldades pelo fato de ser jovem, sentia que as pessoas não me davam a devida credibilidade.


 3. Como você tem visto a forma com que as igrejas têm usado para propagar o evangelho em pequenas localidades e como pode haver mais eficiência para a pregação do Evangelho genuíno?
Muitas igrejas têm usado o método da evangelização televisiva para a propagação do evangelho, haja vista, que a população das pequenas cidades seja na zona urbana ou rural quase que em sua totalidade dispõem de aparelho de TV, fator que tem contribuído diretamente para a utilização deste meio. Podemos destacar as denominações Neo pentecostais como as que mais exploram este veiculo de comunicação, ainda que não concordemos com o conteúdo apresentado por elas. Pena que demoramos um pouco a perceber esta poderosa ferramenta de evangelização. Falando mais especificamente da IPB, sabemos que historicamente ela se expandiu muito mais nos grandes centros, mas temos visto uma mobilização geral das igrejas locais e das Juntas Missionárias para a abertura de novos campos entre os povos minoritários. 
Falando sobre a eficiência na pregação do evangelho genuíno, acredito que o segredo é pregar a Palavra em tempo e em fora de tempo. Não podemos apenas nos gloriar de nossa sã doutrina, que de fato é, se não ensinarmos ela ao povo. Lembremos que hoje em dia as pessoas são mais informadas e mais criteriosas e elas têm notado a diferença entre “O Evangelho” e os outros evangelhos. Basta vermos o numero crescente de ex-membros de IURD´s, Mundial e Internacional da Graça que tem migrado para as igrejas históricas. 

4. Agora sobre música cristã. Sabemos e cremos que a musica pode ser um ótimo instrumento para a evangelização. Como você analisa o trabalho de artistas cristãos nos que se refere a este tema?
Sem duvida alguma a música é um instrumento muito eficaz na evangelização, ainda mais pelo espaço que a musica denominada gospel tem alcançado na mídia secular. No entanto os cantores populares não tem aproveitado de forma adequada esta grande porta que tem sido aberta, porque a maioria das letras cantadas abordam temas que enfatizam muito mais as necessidades humanas, em detrimento do tema principal da Bíblia que é a Obra Salvadora de Cristo. Ainda bem que alguns intérpretes têm despertado para isto e tem resgatado antigos clássicos evangélicos, como o Novo Cântico um verdadeiro tesouro da musica cristã.

5. Por fim, qual mensagem que você deixa para aquelas pessoas que tem um chamado específico para a obra missionária e para aquelas pessoas que não só acreditam mais também apoiam e intercedem pela missão? Desde já, agradecemos por sua disponibilidade em nos atender e desejamos a benção de Deus sobre a sua vida e sobre o seu ministério.
Para aqueles que têm sentido o chamado missionário a minha palavra é de incentivo. Lembre-se que Aquele que chamou é Aquele que sustenta e que capacita, portanto “sê forte e corajoso”. Aos apoiadores desta Obra, saibam que sem vocês o trabalho de evangelização seria muito difícil. A missão é realizada pelos pés dos que vão, pelos joelhos dos que oram e pelas mãos dos que contribuem. Continuem apoiando a Igreja de Cristo. 
Agradeço por poder compartilhar um pouco do que Deus tem realizado por mim e através de mim. Um grande abraço.


Missionário Ericon Fábio
@ericonfabio


Entrevista feita por Everson Franklin
@eversonekarlla

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Fico muito feliz, quando posso ver que existem homens compromissados com o verdadeiro evangelho de Cristo. Mesmo em meio a tantas dificuldades, os Santos perseveram. Assim como grandes mártires.
    Deixo aqui uma frase do grande missionário congregacional David Brainerd:
    "Nunca me preocupei com onde viveria, nem como viveria, nem que provações teria que sofrer, desde que assim eu pudesse ganhar mais almas para Cristo".

    ResponderExcluir