quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cadê a Bíblia, meu irmão!?


No ano passado a revista Ultimato publicou o resultado de uma pesquisa feita entre jovens evangélicos de todo o país. Segundo ela constatou, apenas 28% dos entrevistados disseram ler a Bíblia sempre, ou seja, bem mais da metade revelou dar pouca observância a Palavra. Dado bastante preocupante, principalmente tratando-se de juventude.

Em quase todas as áreas da igreja vemos os jovens desempenhando papeis importantíssimos. Pode procurar e você irá encontrá-los aos montes nas mais diversas atividades. O entusiasmo e dedicação em trabalhar na Obra do Senhor são suas marcas registradas. E é justamente por essa capacidade especial que Deus os atribuiu que deve haver uma busca ainda mais intensa pela leitura bíblica. Antes de qualquer coisa é necessário alimentar-se de forma sólida para assim poder servi-Lo com mais afinco.

            Será que o problema é a falta de tempo?

A correria causada pelo acumulo de vários compromissos, tais como, trabalho, estudos, vestibular, igreja, reuniões de EJC, namoro, diversão etc. têm levado os preciosos momentos de leitura e meditação na Palavra. Sabemos que algumas ocupações são inegociáveis, mas vejo isto muito mais como uma displicência, do que falta de tempo. O problema na verdade esta nas prioridades. Fazemos tudo àquilo que é verdadeiramente importante para nós. As atividades espirituais geralmente são as primeiras a serem excluídas quando precisamos “achar” um espaço na nossa agenda. Um erro fatal!

Uma conseqüência dessa desatenção pode ser notada entre aqueles que ingressam na Universidade. Tenho visto com muito incomodo vários amigos evangélicos entrarem na faculdade de um jeito e saírem totalmente mudados em relação a sua crença e suas convicções religiosas. Esse fato foi constatado por Chuck Edwards e John Stonestreet, do Summit ministeries, organização que lida especialmente com jovens universitários e suas crises. Eles apontam algumas razões para o afastamento dos jovens: o aumento dos profissionais liberais (que passam sua aversão ao cristianismo para os alunos, que se tornam presas da “retórica anticristã”), a ausência de fundamentação adequada (muitos estudantes se dizem cristãos, mas são incapazes de explicar por que acreditam no que acreditam) e uma visão errada do cristianismo (enquanto uns se opõem a ele, outros simplesmente não o entendem). Não há como negar que esta é uma conseqüência direta da falta de intimidade com o Livro Sagrado.

A juventude tem sido o alvo mais freqüente das investidas malignas, aproveitando-se principalmente da negligencia destes para com as disciplinas devocionais. O descaso com a meditação bíblica torna mais fácil a infiltração de certos valores mundanos na igreja. Podemos dizer que essa tem sido a porta mais fácil para a entrada dos “ismos” no meio cristão. Secularismo, sectarismo e liberalismo. Tendemos a pensar que apenas o fato de se estar envolvido em vários departamentos dentro da igreja poderá livrar o jovem da influencia do mundo e das amarras do pecado. Isto é um total engano! O Salmista aponta o único caminho para nos mantermos seguros contra as investidas do mal. “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti” (Sl 119.11). A participação dos jovens na Obra do Senhor não incomoda nenhum pouco a Satanás, desde que estes não tenham intimidade com o seu Deus. Isso não será motivo de preocupação para ele, pelo contrário, poderá até ser-lhe útil como “pedra de tropeço”. Alguém que não se alimenta das Sagradas Escrituras de forma adequada se torna totalmente vulnerável ao pecado. Qualquer “tentaçãozinha de meia tigela” inevitavelmente irá levá-lo a queda. Que terrível dano pode-se causar quando não se está alicerçado nos princípios bíblicos.

Na verdade temos em nossas mãos a possibilidade de mudar o quadro citado nas primeiras linhas desse texto. Imagine só a juventude com toda a sua força e disposição atrelada ao comprometimento sincero com as Escrituras. Com certeza teremos resultados bastante significativos. Chega de dar preferência a coisas irrelevantes e dar desculpas para não ler a Palavra. Somos fortes, acredite! A Bíblia nas mãos é a garantia de permaneceremos firmes e inabaláveis até o fim!
           
(...) Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós,
e tendes vencido o Maligno. IJo 2.14


Missionário Ericon Fábio
@ericonfabio



Nenhum comentário:

Postar um comentário