segunda-feira, 28 de abril de 2014

3 Maneiras que Noé Resume a Grande História da Bíblia

Todo mundo conhece a história de Noé e a Arca, certo?
Afinal, qual é a casa na América (com crianças pequenas) sem alguma representação de um bicho de pelúcia da arca bonito acompanhado por um arco-íris e uma, com a aparência de um velho barbudo? Os meus filhos adoraram os brinquedos de banho da arca de Noé. Depois, há os livros de histórias, desenhos animados e os "documentários" aparentemente onipresentes alegando "prova" ou que a história é mito, ou que os restos da real arca foram descobertos.

Pode-se também mencionar a minisséries de TV de 1999, ou a comédia de Hollywood 2007 Evan Almighty. Agora, há um novo filme de Hollywood (o que eu não vi), estrelado por nomes como Russell Crowe, Anthony Hopkins e Emma Watson.
Claro, os cristãos biblicamente fiéis seriam rápidos em apontar que essas representações populares inevitavelmente perdem o ponto inteiramente.
Qual é então o ponto?
Muitos cristãos seriam rápidos para dizer que o dilúvio é a respeito do pecado, da justiça e da ira de Deus. E, enquanto que é, pelo menos, parcialmente verdade. As verdades parciais podem ser as mais enganosas de todos. O verdadeiro ponto está no fato de que esta história apresenta alguns dos temas centrais das Escrituras pela primeira vez dentro da narrativa da revelação de Deus.
Deixe-me mostrar-lhe o que quero dizer.

1. NOÉ MOSTRA QUE O PECADO ENTRISTECE DEUS
Para começar, Gênesis 6:6-7 nos dá a primeira visão registrada da resposta de Deus ao pecado um nível emocional. Eu acredito que esta é de importância enorme. E, curiosamente, a primeira resposta de Deus  não é a ira ou raiva. Pelo contrário, o que vemos é tristeza tingida com pesar, como nos é dito que Deus é literalmente entristecido de coração.

Muitas vezes pensamos em pecado em termos meramente transacionais, como a desobediência aos mandamentos ou lei. A infração, então, cria culpa e provoca a ira justa de um Deus santo. Embora tecnicamente verdade, essa visão é inerentemente impessoal e quase mecânica.

A história de Noé apresenta alguns dos temas centrais das Escrituras pela primeira vez dentro da narrativa da revelação de Deus.
O que vemos claramente, primeiramente na história de Noé é que o pecado é essencialmente relacional. Para Deus, o nosso pecado é profundamente pessoal. O que vemos aqui é algo semelhante às emoções de um pai amoroso dolorido e triste ao coração sobre o pecado persistente de um filho ou filha rebelde. Sim, a raiva está na mistura, mas a ênfase principal é profunda dor e decepção transmitidas através de muitos anos de amor paciente.
A história de Noé destrói completamente a venda dos olhos que muitas vezes usamos pelo efeito de nossas escolhas pecaminosas sobre o coração do nosso Pai no céu. Meu pecado faz com que a maior dor em primeiro lugar ao meu Pai no céu. O Rei David tinha razão (Sl. 51:4 ).

2. NOÉ MOSTRA QUE DEUS DÁ GRAÇA
Também importante, e talvez surpreendentemente, a história de Noé nos dá a primeira menção de graça na Bíblia.
Pergunta: Por que Deus salva Noé e sua família?
Anos atrás, quando perguntei, eu imediatamente puxei a minha resposta de Gênesis 6:9: “Noé era um homem justo e íntegro em sua geração." O que eu perdi e que muitos de nós falta-é o verso anterior, que nos diz: “mas Noé achou graça [literalmente graça] aos olhos do Senhor “( Gênesis 06:08 ).
Curiosamente, a primeira resposta de Deus para o pecado não é a ira ou raiva.
Sim, Noé era um homem justo, mas pela graça e não pelas obras. Isso é muito claro por outro conjunto de referências bíblicas na história de Noé: a saber, que crescem uma vinha, fazendo o vinho, ficando bêbado, e que passam a nu (Gn 9:20-23). Noé foi definitivamente justo somente pela graça! A esperança começa a aparecer.

3. NOÉ MOSTRA QUE DEUS FAZ UMA ALIANÇA CONOSCO
A nota mais esperançosa de tudo, no entanto, vem com a primeira ocorrência nas Escrituras da palavra "aliança". Esta é a história de um Pai amoroso e paciente cujos filhos, criados à sua imagem, trazer-lhe dor, angústia, e dor através da rebelião.
A resposta de Deus é o julgamento, trazendo morte universal através do dilúvio. Mas o dilúvio, embora merecido, é impotente para acabar com o pecado e dar um novo começo para uma humanidade justa em um novo jardim. O estado da humanidade não é diferente, depois do dilúvio do que era antes (24:37-39 Matt.). O horror do pecado continua. A intenção de cada coração humano permanece mal (Gen. 6:05). Julgamento e morte continua a ser justa e universalmente merecida hoje.
Sim, Noé era um homem justo, mas pela graça e não pelas obras.
Por um lado, portanto, o dilúvio parece fútil e inútil, mas é aí que reside o ponto principal. O dilúvio não leva a nada (em última instância), mas antecipa tudo. Noé e sua família foram salvos pela graça. Deus estabeleceu um pacto por um só homem pelo qual a raça humana foi preservada.
Esta história verdadeira, de autoria do Espírito Santo através da pena de Moisés, aponta para frente, antecipando um melhor pacto estabelecido de uma vez por todas por um só homem, Jesus.
Ele revela nosso pecado, mostra-nos o coração de Deus, e alerta para o julgamento merecido. Ele antecipa a oferta genuína de uma nova identidade, sendo justificados pela fé em Cristo, que sofreu a morte e o julgamento em nosso lugar. Como resultado, somos adotados em uma nova família sob o Filho justo. Nele conhecemos a alegria da salvação e da promessa de um novo começo em uma nova criatura, livre da presença do pecado.
Pense na história de Noé como sendo como uma mordida de um aperitivo envolto em bacon. Não é satisfatório em si, mas deve levar-nos a salivar em antecipação do banquete por vir. Não vamos perder o ponto principal.


Publicado em:


Tradução e Edição

Jéssica Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário