quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Somente Cristo!

As palavras de John Newton ecoam ate hoje:

“Maravilhosa graça, quão doce o som”.
Que salvou um pecador como eu
Eu estava perdido, mas agora sou achado.
“Eu estava cego, mas agora eu vejo” - Amazing Grace.

Caro leitor, a reflexão que hoje vos trago vai além da expressão Solus Christus, e sim compreender o porquê somente Cristo pode nos trazer essa salvação.

O texto de Efésios 2:1 resume o que entendemos por depravação total do homem ao dizer que estávamos mortos em delitos e pecados. Senhores, nossa condição não poderia ser pior, estando mortos em pecados não tínhamos o mínimo movimento de qualquer vida espiritual. É inquestionável que possa haver algo de bom em nossos corações. O Salmista Davi disse: “O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.” Sl. 14:2-3.

Todos os homens são depravados, não somente seus atos são ímpios aos olhos de Deus, mas também seus pensamentos (Gn. 6:5), suas vontades, escolhas e desejos (Ef. 2:3, Ef. 4:22), suas emoções e mesmo seus corações (Jr. 17:9).

Spurgeon dizia: “Declaramos, sob a autoridade das Escrituras, que a vontade humana está tão desesperadamente em maldade, tão depravada, tão inclinada a tudo o que é mal, e tão pouco disposta a tudo o que é bom, que sem a influência sobrenatural, poderosa e irresistível do Espírito Santo, nenhuma vontade humana jamais se verá impulsionada para Cristo.” Com essa declaração, Spurgeon afirmou que a capacidade volitiva do homem pecador está paralisada, ele nem deseja em nem tem como se salvar, que ele está no poço de pecados e que seu coração anseia cada vez mais por pecar, o deixando incapaz de querer e quanto mais de fazer algo para sua salvação.

Senhores, mesmo hoje temos pecados impregnados em nossos corações que dia após dia testificam de como somos necessitados dessa graça, de como somos incapazes de produzir ou ajudar na salvação. Nem mesmo as nossas supostas boas obras tem valor para Deus. Não poderia haver outra Pessoa senão Cristo. Não haveria outro santo, sem pecado que poderia nos trazer vida eterna. Imaginar que podemos ter alguma contribuição na salvação é terrível, é afrontar o evangelho. É tirar de Cristo a supremacia, é por o seu sacrifício como insuficiente, é negar um Deus que se fez carne e no madeiro sentiu a ira que deveria recair sobre nós.

Não existe evangelho fora de cristo, não há o que completar em sua obra, Tudo se reúne nele, a bíblia Fala dele, Ele é o rei da glória e nós nos escoramos unicamente nessa maravilhosa graça, no escândalo que é a cruz, em um Deus santo que se entrega para salvar pecadores.

John Newton foi impactado por essa graça. A certeza de total dependência do seu salvador lhe fez debruçar-se em compreender o significado de ser salvo. Por muitas vezes ele ficava espantado por ver todo seu pecado, e somente na graça recebida ele descansava, pois sabia que apenas de Cristo vinha sua salvação.
Em suas palavras enxergamos o quão impactado por esse amo ele foi, e o quanto Deus revelou a ele o pecado que velozmente o levava para o inferno.

 "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: que eu sou um grande pecador, e que Cristo é meu grande salvador!" John Newton

Que sigamos nossa carreira da fé rendendo toda gloria da nossa salvação a quem de fato nos direcionou.
A Cristo toda Gloria!

Walber Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário