terça-feira, 19 de novembro de 2013

Só a Graça

       
Se perguntarmos a qualquer crente o que é GRAÇA, creio que sem titubear seus lábios proferirão a seguinte frase: GRAÇA É FAVOR IMERECIDO. Se continuarmos e perguntarmos qual o significado disto e suas implicações na vida prática do cristão, aí as coisas se complicam e as respostas já não saem com tanta facilidade e rapidez. Também não acho que seja algo de fácil resposta e exposição, mas creio podermos refletir alguma coisa sobre o tema.
       Primeiro, ao entendermos graça (e aqui fique claro que sempre ao usarmos este termo estamos falando da graça de Deus) como favor imerecido confessamos nossa total incapacidade de alcançarmos tal favor através de nossos próprios méritos. Isto nos faz entender que tudo o que temos e somos é manifestação da graça misericordiosa de Deus para conosco, pois a Ele aprouve nos fazer ser e ter. E tudo para a glória Dele. E aí vem outro aspecto importantíssimo.

       Compreender a graça como favor imerecido nos dá a consciência de quem somos (Rm 3.23) e de quem Deus é (Rm 11. 33-36). Quando entendemos isto, vivemos na prática a diferença que faz crer na soberania de Deus. Este aspecto é muito importante e merece reflexão, pois vivemos momentos difíceis, onde o que se chama de evangelho está cada vez mais centrado no homem, e que este pode tudo, inclusive pressionar Deus para que este faça o que apraz ao homem. O cristianismo bíblico, verdadeiro e simples não deixa lugar para a vontade do homem. Paulo escrevendo aos romanos diz que devemos renovar as nossas mentes, não nos conformar com o presente século para experimentarmos a vontade de...Deus (Rm12.2). Sendo assim, entender a graça significa também entender a soberania total e absoluta de Deus, pois todas as coisas são dele, por meio dele e para ele. Um episódio bíblico que mostra alguém com consciência de si mesmo e de Deus está relatado em Lc 18.9-14. O publicano acerta em cheio quando derrama seu coração diante do soberano: Ó Deus,, sê propício a mim, que sou pecador.

     Mês passado comemoramos mais um aniversário da reforma protestante (31 de outubro). O grande clamor dos reformadores foi uma chamada a igreja ao retorno das práticas da Palavra de Deus. Entre estas a pregação da justificação somente pela fé por meio da graça (Ef 2.8-10). Crer assim mostra que entendemos  não merecermos esta salvação (lembremos: favor imerecido), que somos alcançados por ter Deus nos predestinado antes da fundação do mundo (2 Tm 1.9) e não podemos resistir a esta graça (Jo 6.37; Sl 65.4), pois nossa salvação não depende de nós. E assim mostramos também que temos umbigo temos consciência quando dizemos que somos reformados.

       Por fim, a crença na graça de Deus nos dá ânimo e confiança na jornada cristã, pois é esta graça que nos mantém firmes no caminho do Senhor e assim será até o fim (Fp 1.6), pois a salvação é pela graça, por meio da fé, e esta fé foi entregue aos santos de uma vez por todas (Jd 3).

DEUS NOS ABENÇOE
Presb. Cicero da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário