A festa
celebra o nascimento de João Batista, que virou um dos santos católicos. É
realizada no dia 24 de junho com base no fato que João Batista havia nascido
seis meses antes de Jesus (Lc 1:26,36). Se o nascimento de Jesus (Natal) é
celebrado em 25 de dezembro, então o de João Batista é celebrado seis meses
antes, em 24 de junho. É claro que estas datas são convenções, apenas, pois não
sabemos ao certo a data do nascimento do Senhor.
A origem
das fogueiras nas celebrações deste dia é obscura. Parece que vem do costume
pagão de adorar seus deuses com fogueiras. Os druidas britânicos, segundo
consta, adoravam Baal com fogos de artifício. Depois a Igreja Católica inventou
a história que Isabel acendeu uma fogueira para avisar Maria que João tinha
nascido. Outra lenda é que na comemoração deste dia, fogueiras espontâneas
surgiram no alto dos montes.
Já a
quadrilha tem origem francesa, sendo uma dança da elite daquele país, que só
prosperou no Brasil rural. Daí a ligação com as roupas caipiras. Por motivos
obscuros acabou fazendo parte das festividades de São João.
Fazem
parte ainda das celebrações no Brasil (é bom lembrar que estas festas também
são celebradas em alguns países da Europa) as comidas de milho – provavelmente
associadas com a quadrilha que vem do interior – as famosas balas de “Cosme e
Damião.” São realizadas missas e procissões, muitas rezas e pedidos feitos a
São João. As comidas são oferecidas a ele.
Se estas
festividades tivessem somente um caráter religioso e fossem celebradas dentro
das igrejas como se fossem parte das atividades dos católicos, não haveria
qualquer dúvida quanto à pergunta, “pode um evangélico participar?” Acontece
que as festas juninas foram absorvidas em grande parte pela cultura brasileira
de maneira que em muitos lugares já perdeu o caráter de festa religiosa. Para
muitos, é apenas uma festa onde acendem-se fogueiras, come-se milho preparado
de diferentes maneiras e soltam-se fogos de artifício, sem menção do santo, e
sem orações ou rezas feitas a ele.
Paulo
enfrentou um caso semelhante na igreja de Corinto. Havia festivais pagãos
oferecidos aos deuses nos templos da cidade. Eram os crentes livres para
participar e comer carne que havia sido oferecida aos ídolos? A resposta de
Paulo foi tríplice:
- O crente não deveria ir ao templo pagão para estas festas e ali comer
carne, pois isto configuraria culto e portanto, idolatria (1Cor 10:19-23). Na
mesma linha, eu creio que os crentes não devem ir às igrejas católicas ou a
qualquer outro lugar onde haverá oração, rezas, missas e invocação do São João,
pois isto implicaria em culto idólatra e falso.
- O crente poderia aceitar o convite de um amigo pagão e comer carne na
casa dele, mesmo com o risco de que esta carne tivesse sido oferecida aos
ídolos. Se, todavia, houvesse alguém presente ali que se escandalizasse, o
crente não deveria comer (1Cor 10:27-31). Fazendo uma aplicação para nosso
caso, se convidado para ir a casa de um amigo católico neste dia para comer
milho, etc., ele poderia ir, desde que não houvesse atos religiosos e desde que
ninguém ali ficasse escandalizado.
- E por fim, Paulo diz que o crente pode comer de tudo que se vende no
mercado sem perguntar nada. A exceção é causar escândalo (1Cor 10:25-26).
Aplicando para nosso caso, não vejo problema em o crente comer milho, pamonha,
mungunzá, etc. neste dia e estar presente em festas juninas onde não há
qualquer vínculo religioso, desde que não vá provocar escândalos e
controvérsias. Se Paulo permitiu que os crentes comessem carne que
possivelmente vieram dos templos pagãos para os açougues, desde que não fosse
em ambiente de culto, creio que podemos fazer o mesmo, ressalvado o amor que
nos levaria à abstinência em favor dos que se escandalizariam.
Segue
abaixo parte de um livro meu onde abordo com mais detalhes o que Paulo ensinou
aos coríntios em casos envolvendo a liberdade cristã.
O CULTO
ESPIRITUAL, Augustus Nicodemus Lopes. Cultura Cristã, 2012.
“A
situação de Corinto era diferente. O problema lá não era o mesmo tratado no
concílio de Jerusalém. O problema não era os escrúpulos de judeus cristãos
ofendidos pela atitude liberal de crentes gentios quanto à comida oferecida aos
ídolos. Portanto, a solução de Jerusalém não servia para Corinto. É
provavelmente por esse motivo que o apóstolo não invoca o decreto de Jerusalém.[1] Antes,
procura responder às questões que preocupavam os coríntios de acordo com o
princípio fundamental de que só há um Deus vivo e verdadeiro, o qual fez todas
as coisas; que o ídolo nada é nesse mundo; e que fora do ambiente do culto
pagão, somos livres para comer até mesmo coisas que ali foram sacrificadas.
1. A
primeira pergunta dos coríntios havia sido: era lícito participar de um
festival religioso num templo pagão e ali comer a carne dos animais
sacrificados aos deuses? Não, responde Paulo. Isso significaria participar
diretamente no culto aos demônios onde o animal foi sacrificado (1 Co
10.16-24). Paulo havia dito que os deuses dos pagãos eram imaginários (1 Co
10.19). Por outro lado, ele afirma que aquilo que é sacrificado nos altares
pagãos é oferecido, na verdade, aos demônios e não a Deus (10.20). Paulo não
está dizendo que os gentios conscientemente ofereciam seus sacrifícios aos
demônios. Obviamente, eles pensavam que estavam servindo aos deuses, e nunca a
espíritos malignos e impuros. Entretanto, ao fim das contas, seu culto era
culto aos demônios. [2] Paulo
está aqui refletindo o ensino bíblico do Antigo Testamento quanto ao culto dos
gentios:
Sacrifícios
ofereceram aos demônios, não a Deus... (Dt 32.17)
...pois
imolaram seus filhos e suas filhas aos demônios (Sl 106.37).
O
princípio fundamental é que o homem não regenerado, ao quebrar as leis de Deus,
mesmo não tendo a intenção de servir a Satanás, acaba obedecendo ao adversário
de Deus e fazendo sua vontade. Satanás é o príncipe desse mundo. Portanto, cada
pecado é um tributo em sua honra. Ao recusar-se a adorar ao único Deus
verdadeiro (cf. Rm 1.18-25), o homem acaba por curvar-se diante de Satanás e de
seus anjos.[3] Para
Paulo, participar nos festivais pagãos acabava por ser um culto aos demônios.
Por esse motivo, responde que um cristão não deveria comer carne no templo do
ídolo. Isso eqüivaleria a participar da mesa dos demônios, o que provocaria
ciúmes e zelo da parte de Deus (1 Co 10.21-22). Paulo deseja deixar claro para
os coríntios “fortes”, que não tinham qualquer intenção de manter comunhão com
os demônios, que era a atitude deles em participar nos festivais do templo que
contava ao final. Era a força do ato em si que acabaria por estabelecer comunhão
com os demônios.[4]
2. Era
lícito comer carne comprada no mercado público? Sim, responde
Paulo. Compre e coma, sem nada perguntar (1 Co 10.25). A carne já não está no
ambiente de culto pagão. Não mantém nenhuma relação especial com os demônios,
depois que saiu de lá. Está “limpa” e pode ser consumida.
3. Era
lícito comer carne na casa de um amigo idólatra? Sim e não,
responde Paulo. Sim, caso não haja, entre os convidados, algum
crente “fraco” que alerte sobre a procedência da carne (1 Co 10.27). Não,
quando isso ocorrer (1 Co 10.28-30).
O ponto
que desejo destacar é que para o apóstolo Paulo a carne que havia sido
sacrificada aos demônios no templo pagão perdia a “contaminação espiritual”
depois que saia do ambiente de culto. Era carne, como qualquer outra. É verdade
que ele condenou a atitude dos “fortes” que estavam comendo, no próprio templo,
a carne sacrificada aos demônios. Mas isso foi porque comer a carne ali era
parte do culto prestado aos demônios, assim como comer o pão e beber o vinho na
Ceia é parte de nosso culto a Deus. Uma vez encerrado o culto, o pão é pão e o
vinho é vinho. Aliás, continuaram a ser pão e vinho, antes, durante e depois. A
mesma coisa ocorre com as carnes de animais oferecidas aos ídolos. E o que é
verdade acerca da carne, é também verdade acerca de fetiches, roupas, amuletos,
estátuas e objetos consagrados aos deuses pagãos. Como disse Calvino,
Alguma
dúvida pode surgir se as criaturas de Deus se tornam impuras ao serem usadas
pelos incrédulos em sacrifícios. Paulo nega tal conceito, porque o senhorio e
possessão de toda terra permanecem nas mãos de Deus. Mas, pelo seu poder, o
Senhor sustenta as coisas que tem em suas mãos, e, por causa disto, ele as
santifica. Por isso, tudo que os filhos de Deus usam é limpo, visto que o tomam
das mãos de Deus, e de nenhuma outra fonte.[5]”
[1] Note que Paulo não teve
qualquer problema em anunciar o decreto em Antioquia, o que produziu muito
conforto entre os irmãos (At 15.30-31).
[2] Não somente Paulo, mas os
cristãos em geral tinham esse conceito. João escreveu: “Os outros homens,
aqueles que não foram mortos por esses flagelos, não se arrependeram das obras
das suas mãos, deixando de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de
cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar” (Ap 9.20).
[3] Cf. Charles
Hodge, A Commentary on 1 & 2 Corinthians (Carlisle, PA:
Banner of Truth, 1857; reimpressão 1978) 193.
[4] Hodge (1 & 2
Corinthians, 194) chama a nossa atenção para o fato de que o mesmo
princípio se aplica hoje aos missionários que, por força da “contextualização”,
acabam por participar nos festivais pagãos dos povos. Semelhantemente, os
protestantes que participam da Missa católica, mesmo não tendo intenção de
adorar a hóstia, acabam cometendo esse pecado, ao se curvar diante dela.
[5] João Calvino, Exposição
de 1 Coríntios, em Comentário à Sagrada Escritura, trad. Valter G. Martins
(São Paulo: Paracletos, 1996) 320.
Augustus Nicodemus
Intercâmbio Feito por Caio Anderson
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