terça-feira, 9 de abril de 2013

Sola Fide


              Segundo o dicionário, (do Latim fides) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia. Está Fé se manifesta de várias maneiras, uma delas é pela questão emocional como o conforto em momentos de aflição, doenças ou angústias.

            Segundo o pensamento cristão, a verdadeira Fé é o conhecimento e a certeza de que é verdade tudo o que Deus nos revelou em sua palavra. (Sola Scriptura). Outro ponto defendido pela Reforma protestante, juntamente com a Sola Scriptura e a Sola Gratia foi a Sola Fide, onde os reformadores contestavam a Doutrina dos méritos, ou seja o merecimento, defendida pela Igreja Católica; e defendiam a doutrina da Salvação pela Fé. “Porque pela Graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie.” (Ef 2.8-9).

            Dizer que Jesus Cristo não é suficiente, e que além Dele, algo mais é necessário, significa dizer que Ele é um Salvador incompleto. O princípio da Sola Fide reconhece Jesus Cristo com todos os seus méritos, apropria-se dele e nada mais busca fora dele. Entretanto, não entendemos isso como se a própria fé nos justificasse, ela é somente o instrumento com que abraçamos a Cristo.

            Formalismo religioso e a fé sempre foram interpretados como se fossem a mesma coisa. As pessoas confundem um homem que cumpre todos os seus deveres religiosos e está frequente a todos os trabalhos de sua igreja, a um homem que vive em obediência ao Senhor e tem comunhão com Ele. Por outro lado também está presente em nossos dias o ateísmo Cristão onde nem sequer as práticas religiosas podem ser vistas, apenas em momentos difíceis.  “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tiago 2: 17).

            A fé é o único instrumento que Deus nos dá para nos manter com Ele na comunhão de todos os seus benefícios. Esses, uma vez dados á nos, são mais que suficientes para nos perdoar os pecados.

 “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” (Romanos: 1. 16-17).

Ruan Medeiros

Este texto foi baseado na aula nº 04 da revista Palavra viva – Teologia Reformada, publicada em 2013 pela Editora Cultura Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário