quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Carpe Diem, para quê?

“Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará”.
Lucas 9:24

No mundo atual, a mídia, os grupos de amigos, as propagandas, a sociedade, de uma forma geral, nos convocam a viver mais a vida, a aproveitá-la ao máximo, a viver cada momento como se fosse o último, apregoando o carpe diem[1].

Entretanto, o que é “o viver a vida” que a sociedade estimula? Os exageros que satisfazem a carne: baladas, ingestão de bebidas, sexo na adolescência e fora do casamento, relacionamentos sem responsabilidade com os sentimentos alheios, traições, tudo o que está fora do padrão de vida cristão.
Nesse sentido, vemos como a citação de Jesus, no evangelho de Lucas, é atual. O modo humano de viver a vida é o caminho da perdição. O caminho na contra mão da Palavra e da vontade de Deus. Um caminho que nos faz perder a vida, tendo em vista que, aquele que sente preenchimento e prazer nessas práticas, é uma pessoa morta espiritualmente. Vive pela carne, somente. E com ela também padecerá.

A vida que Jesus nos convoca a ter é uma vida de plenitude espiritual, de amor ao próximo, de valorização das coisas que nos mantém em comunhão com o Pai. Nesse caso, somos chamados a perder a nossa vida em função do amor de Cristo. Sim, perder a vida carnal e leva uma vida de santificação, pautada na Palavra de Deus.

Como viver então nessa sociedade carpe diem? O verdadeiro cristão deve levantar-se todos os dias e perguntar-se como ele pode aproveitar plenamente o dia, de uma forma que o mantenha em comunhão com Deus. E não é fácil, nesse mundo no qual estamos totalmente imersos e com a nossa natureza carnal e corrompida, buscarmos estar no centro da vontade de Deus. São muitas as distrações e as armadilhas, camufladas de necessidades, que buscam nos tirar do caminho agradável aos olhos de Deus.

Entretanto, não estamos sós nessa luta. Como se lê em I Coríntios 3:16: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. O Espírito Santo de Deus está nessa militância diária conosco para que possamos vencer o mundo, assim como Jesus o fez. Aproveitar o dia, no sentido cristão, é manter-se firme na certeza de que as práticas da carne não são comparáveis à alegria do espírito.

Que possamos escolher a boa parte, assim como fez Maria, irmã de Marta (Lucas 10:42), e que não nos desviemos nem um milímetro do caminho perfeito que Deus tem para nós.

Andrea Grace


[1] Carpe Diem, em latim, significa “aproveite o dia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário