sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

UMP ENTREVISTA: Rodrigo Ribeiro, presidente da UMP da Quarta em 2012


Membro da IV Igreja Presbiteriana em Campina Grande, fundador do blog UMPdaQuarta e presidente da UMP no ano de 2012. Conversamos com Rodrigo Ribeiro a respeito de sua trajetória nas sociedades internas da IPB e das metas da UMP para o ano vindouro:

01. Conte-nos como foi até aqui sua trajetória em trabalhos de sociedades internas na igreja, e que aprendizado você tirou de todo esse período?
Minha trajetória começou na adolescência quando ingressei na UPA e guardo ótimas recordações desta época, pois naquele período tivemos momentos de muita descontração e edificação, essencial para a formação de muitos de nós. Esta era sem sombra de dúvidas uma sociedade ativa e forte. Entretanto, há alguns anos atrás enveredamos pelo caminho que hoje julgo equivocado: extinguimos as sociedades internas e agrupamos todos os jovens e adolescentes em um ministério. 

Inicialmente esta medida conseguiu movimentar os trabalhos de maneira diferenciada, mas pouco tempo depois as coisas foram perdendo o ritmo e a força. Fui tanto presidente da UPA, como líder do ministério jovem e hoje, entendo que o problema não é a burocracia das sociedades, mas uma questão de identidade e dinâmica, que não é exclusividade de um ministério, e este ainda perde no quesito interação com outras igrejas, por causa da ausência de federações e etc. Por fim, a UMP foi reativada, e acredito que esse ano será um período muito frutífero para esta sociedade, se assim Deus permitir.

02. Por que 2012 seria o ano ideal pra você não abrir mão de ficar à frente da UMP da IV Igreja Presbiteriana de CG?
Sou o tesoureiro da atual gestão da UMP, e até para essa função fui bastante resistente em me comprometer. As razões que me faziam recuar no desejo de participar da diretoria passada, se tornaram maiores para esse ano, pois irei concluir o curso de Direito, o que acarreta momentos de bastante dedicação como a conclusão do TCC, além da famigerada prova da OAB. Mas, apesar disto, eu não poderia me eximir de realizar a tarefa que Deus havia me confiado. A certeza deste chamado é o que me fez transpor o temor das várias responsabilidades que certamente terei em 2012. 

Acredito que este ano será muito importante para UMP da Quarta, e sei que as bases dele começaram aqui neste blog, e por isso como membro ativo e fundador deste espaço, sinto que não poderia me acovardar, e perder a oportunidade de contribuir para o fortalecimento desta sociedade. Desde o inicio dos trabalhos virtuais, Deus estava sempre me incomodando para realizar algo semelhante no plano físico, em nossa igreja local. É isso que a diretoria da UMP almeja fazer, e convidamos todos que desejam o mesmo para nos ajudar. O Blog nos deu a identidade que tanto buscávamos, agora é de trabalharmos para consolidá-la.


03. Quais são as principais metas dessa diretoria para fazer um trabalho eficaz nesse próximo ano? O que vinha acontecendo em anos anteriores que deverá ser mudado para o devido alcance dessas metas?
Temos objetivos bem claros para este ano, assim como as características de nossa atuação a frente da UMP da Quarta. Isto foi fruto das experiências que tivemos com os anos anteriores, tanto os acertos como os erros, além de observações a respeito do trabalho com jovens em geral. São três as palavras que definirão nosso modo agir: pretendemos ser uma sociedade Consistente, Criativa e Constante. 

Resumindo em linhas gerais, desejamos ir além da acanhada visão de que o ministério de jovens tem o objetivo de entreter os jovens na igreja, para que não se sintam seduzido pelo mundo “lá de fora”. Isso é muito pouco. Precisamos capacitá-los para enfrentar os desafios “lá de fora” e não esconder-se em um mundo de fantasia e superficialidade, sempre tendo em mente que uma juventude forte doutrinariamente, é garantia de uma igreja firme, pois os jovens serão os futuros líderes e oficiais. Por isso a consistência teológica. A UMP da Quarta precisa se aprofundar no conhecimento bíblico.

Além disso, não podemos e não queremos desprezar uma das notas características de nossa juventude: a criatividade. Por isso sempre buscaremos refletir nosso dinamismo em nossas programações. O conteúdo não implica em uma forma engessada. Tal meta também nos conduzirá a reativar as secretárias e envolver mais pessoas no trabalho, crendo que a inclusão gera sempre um ambiente mais criativo.

Nada disso adiantará, no entanto, se os membros da UMP não vestirem a camisa do projeto. Por isso pretendemos realizar um trabalho constante, baseados em um planejamento simples, enxuto, mas viável. Desejamos que os membros acreditem neste projeto, por que sabem que ele pode ser realizado, e já está sendo, semanalmente. Por isso, exceto o aniversário, não faremos grandes programações, mas pretendemos fazer o básico de forma habitual, como os cultos nos sábados (2º e 4º semana de cada mês) e o grupo de estudo nos domingos pela manhã (1º e 3º semana de cada mês). Devemos planejar e executar para assim ganhar credibilidade e confiança.

04. E acerca do Blog, qual o balanço que você faz desses primeiros meses no ar? Tem alcançado os objetivos? E como deve proceder o trabalho tanto através desta como de outras ferramentas da internet para alcançar e abençoar a vida dos jovens?
Mais uma vez, temos sido surpreendidos por Deus, pois nem em nossos planos mais ambiciosos, imaginávamos que este trabalho iria gerar os frutos que hoje estamos observando. Começamos com o blog em junho e no final de 2011 já alcançamos mais de 21.000 acessos, além de termos textos nossos republicados por outros blogs que admiramos (como o Púlpito Cristão e o Genizah), e ainda entrevistamos grandes homens de Deus e banda que sempre ouvíamos. Isso sem falar no crescimento pessoal, por que para que possamos escrever textos que edificam, e indicar material de qualidade, temos de nos alimentar e buscar primeiramente, o que tem gerado enorme crescimento em nossas vidas. Pretendemos, com a graça de Deus, continuar a realizar com afinco e dedicação esta obra, procurando glorifica-lo cada vez mais no ambiente virtual e no real.

05. Por fim, muito obrigado pela sua disponibilidade em nos atender, que Deus continue abençoando o desenvolvimento de seus ministérios para glória do nome Dele. E queria que você deixasse uma mensagem de motivação para os acompanhantes do nosso Blog para um novo ano de muito trabalho, se assim Deus nos permitir.
Convido a todos, sejam jovens, adultos, idosos, para juntos colocarmos em nosso coração o firme propósito de fazer de 2012 um ano completamente diferente em nossas vidas, marcado por nosso entusiasmo, dedicação e satisfação em glorificar o nome de Deus em todas as áreas de nossa vida. Que possamos nos afastar das coisas sem menor importância e focar nossos olhos naqueles que nos dá a verdadeira satisfação, que possamos falar como Agostinho: “Quão suave se tornou de repente para mim a privação dos prazeres infrutíferos, os quais eu tanto temia perder! Tu afastaste estes prazeres de mim, tu que és a verdadeira, a ALEGRIA SOBERANA.”.

Que nossa satisfação esteja Nele e possamos nos dedicar a glorificar aquele que é digno de toda honra e glória, “Por que dele e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:36).


Para encerrar, agradeço a todos os que compõe a UMP da Quarta, pelo grande ano de trabalho árduo e realizações aqui no campo virtual, e peço que estejamos unidos mais uma vez para que possamos transpor as barreiras da internet, e ter um trabalho forte também em nossa igreja local. Agradeço a Deus também pela vida de todos que frequentaram, oraram e apoiaram este blog neste ano, só Ele pode recompensá-los. Sigamos firmes e juntos por meio de Cristo!

Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Entrevista feita por Everson Franklin
@eversonekarlla

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Ótima entrevista Rodrigo. Está na hora de uma participação sua no Arte de Chocar. Posso te mandar outra entrevista pra ser publicada em Janeiro 2012???

    A paz, e um bom fim de Ano!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, essa demonstração tão clara no desempenho das sua atribuição,nos faz crê que a UMP, de nossa igreja irá dá um guinada no ano que se inicia, louvo ao Senhor pele a sua disposição,sede de sempre buscar aprender mais, e sobretudo a maneira como estimula a participação de outros jovens e até adulto sem , isso só pode vir de Deus é o tem o capacitado , e fortalecido, como sempre digo, você é um exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da visão apresentada pelo jovem presidente da UMP da IV Igreja Presbiteriana de Campina Grande. Transformar todos esses anseios em realidade tem um preço, contudo tem o bônus. Acima de tudo saber que fez o que agrada ao Mestre.
    Um abraço.

    Rev. Fábio J. Bernardo

    ResponderExcluir