quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Perspectivas e possibilidades


Chegamos ao fim de 2011 e torna-se quase inevitável o exercício de avaliação, da retrospectiva e de olhar para trás e tentar sugar dessa experiência, que muitas vezes é acompanhada de risos, lágrimas e uma série de sentimentos e sensações peculiares a cada indivíduo, um pouco de aprendizado. O grande problema da maioria das pessoas reside no fato de esse exercício, ou os seus efeitos, não durarem mais que o intervalo que vai da noite de farra do dia 31de dezembro à ressaca do dia 1 (ou 2) de janeiro. Fala-se muito bonito nas confraternizações e nos cultos de ações de graça, mas isto não se transforma em execução, em prática, pelo fato de ser apenas um mero ritual. Nada mais que isto. O que desejo considerar aqui são algumas razões que fazem com que isto aconteça.

Um dos fatores reside na questão de a avaliação não ser uma prática constante na vida das pessoas. Ora, quem nunca faz vai fazer em um único dia? Óbvio que não. É apenas proforma. Não existe um desejo real de melhorar, de crescer. Não se tem nem o que avaliar por que também não se planejou nada. Se não houve planejamento, vai se avaliar o que? Se perguntarmos a maioria das pessoas sobre o que elas pensaram para 2011, vamos ouvir muitas coisas. Mas, se a pergunta seguinte for o que elas fizeram no sentido de alcançar o que pensaram, o silêncio denunciará a ausência de planejamento e, por conseguinte, de avaliação.

Chegamos às portas de 2012 e eis diante de nós mais uma bela oportunidade. O que esperamos do ano que se inicia? Quero ser mais frequente na igreja? Mais fiel a Palavra de Deus? Amar, servir e perdoar mais ao meu irmão? Evangelizar mais? Tudo bem. E agora, o que fazer pra alcançar isto? Quais os meios? Ler e meditar mais, estar mais junto dos irmãos, esmerar-se em testemunhar de maneira digna, aconselhar-me, entre outras coisas, são tarefas inadiáveis nesse sentido. E não é para o dia 1 de janeiro não. É pra agora, já, pois este é o dia que o Senhor fez.

Trata-se, então, de definir o que se quer, os meios pelos quais isto pode ser alcançado, e ao fim do processo, avaliar até onde se chegou, como chegou e para onde se vai. Peçamos graça ao Pai e peçamos que Ele esquadrinhe nossas vidas e nos conduza nos Seus santos caminhos e tenhamos um santo e abençoado ano novo. Até 2012 se Deus quiser.

APENAS MAIS UMA PALAVRA

                Quero compartilhar com todo que nos leem a gratidão a Deus pelo ano que tivemos, por vocês que leem, comentam, seguem e nos curtem. Deus abençoe todos vocês e esperamos contar com vocês em 2012.
                E aos colegas de blog, muito obrigado pela confiança e pela alegria de podermos compartilhar esse espaço. Continuem contando com minha modesta, humilde, mas com certeza, alegre, feliz e esforçada contribuição. Deus abençoe vocês.

Presbítero Cícero Pereira
@ciceroeiris

Nenhum comentário:

Postar um comentário