sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

UMP Entrevista: Jamila de Sousa, Presidente da Federação da Borborema


Jamila Silva de Sousa, Presidente da Federação de Mocidades da Borborema, 2º Secretaria na Sinodal, membro da igreja Presbiteriana de Boa Vista e cursa Psicologia pela UEPB. Neste fim de semana de congresso, conversamos com a presidente da federação sobre assuntos que envolvem o trabalho com as UMP’s. Leia:

01 - Primeiramente gostaria que nos contasse um pouco a respeito de sua história com a UMP e de como enxerga o papel desta sociedade no desenvolvimento das igrejas locais.
Desde que comecei a congregar sempre estive envolvida com os trabalhos da UMP. Fui durante 5 anos presidente da minha mocidade local, hoje atuo como vice-presidente, também tive  cargo de vice- presidente por dois anos na federação e atualmente sou 2º secretaria da Confederação Sinodal

Vejo a UMP como uma importante ferramenta de integração e ação a serviço dos jovens presbiterianos. Integração porque permite que os jovens estejam em contato uns com os outros possibilitando assim comunhão bem como o crescimento mutuo, e ação porque o trabalho da UMP, quando bem planejado e executado é capaz de causar impacto positivo na sociedade possibilitando que mais pessoas conheçam a Cristo.

02 - A uma tendência presente em nossas igrejas atualmente de se substituir as sociedades internar por ministérios jovens. Qual sua opinião acerca deste assunto?
Bom, o trabalho realizado tanto no ministério quanto na sociedade é praticamente o mesmo, no entanto a sociedade funciona de forma democrática possibilitando que os sócios através do voto escolham quem os representará, enquanto no ministério essa escolha é feita por indicação direta do pastor, o que faz com que o jovem perca a oportunidade de estar escolhendo quem o representa e também a possibilidade de representar os outros jovens.

A continuidade dessa tendência é vista por mim como uma ameaça a existência das federações assim como das sinodais e porque não dizer da CNM, pois quando se estabelece um ministério no lugar de uma sociedade as relações entre a “ex-sociedade” e a federação são “cortadas”, e o ministério tende a se fechar em torno do seu próprio individualismo, perdendo assim a oportunidade de estar ampliando o trabalho juntamente com outros jovens.

03 - Neste ano de 2011 você ocupou um papel muito importante e de grandes responsabilidades na federação da Borborema. Como foi aceitar tamanho desafio de ser presidente da federação? Era algo que já vinha sendo planejado ao longo dos anos ou surgiu de forma inesperada?
Para se assumir um cargo seja ele qual for na obra de Deus é necessário que se tenha consciência de que o trabalho não é nosso portanto, temos que dar o máximo de nós para a execução do mesmo. Ser presidente de Federação não era algo que eu planejava, no entanto não aconteceu de forma inesperada visto que eu já vinha sendo vice- presidente por dois anos consecutivos.

Sem dúvida está à frente da Federação foi um desafio muito grande pra mim, não dá pra aceitar um compromisso desse tamanho e não sentir o peso da responsabilidade, pois não é um trabalho muito fácil de ser realizado, no entanto eu não estive só, ao meu lado estiveram pessoas que acreditam como eu no trabalho da UMP e me auxiliaram durante todo ano.

04 - Como foram os trabalhos da Federação neste ano que está próximo do encerramento? Quais os principais problemas enfrentados e quais as maiores conquistas?
Em uma caminhada é inevitável não enfrentar problemas, acho que o maior deles durante esse ano foi o fato de alguns membros da diretoria terem deixados seus cargos, mesmo sendo por motivos de força maior a ausência deles pôde ser sentida pelos demais. Além do fator financeiro, que sempre pesa, pois para se trabalhar a nível de federação é importante que se tenha o mínimo possível de recuso, e nem isso tivemos, no entanto as conquistas só vem quando não deixamos as dificuldades nós paralisar, e a  nossa maior conquista   é sem dúvida a realização de um congresso com a presença de representantes de todas as mocidades do presbitério, o que e uma resposta positiva ao trabalho por nós realizado. Pois a nossa proposta principal esse ano era está trazendo as mocidades a participarem diretamente da federação e tudo começa, em um congresso.

05 - Por fim, gostaríamos de agradecer a disponibilidade e pedir que deixe uma mensagem a todos que estão lendo esta entrevista, principalmente aos jovens que já fazem parte da mocidade e aqueles que ainda não se envolveram neste trabalho. 
Eu que agradeço pela oportunidade  e  parabenizo o blog pela iniciativa.

Pensando no tema adotado pela federação neste ano: Juntos somos um só corpo em Cristo Jesus. Quero convidar os jovens que por algum motivo ainda não se envolveram com os trabalhos da UMP a estarem conscientes de que por mais que o trabalho esteja sendo realizados existe a necessidade de que você também  sejam parte integrante  dessa sociedade interna, pois somos um corpo só, é precisamos que  todos os membros estejam  juntos. Lembrando, pois que você só o tem a contribuir com esse trabalho.  Não perca tempo precisamos de você junte-se a nós!

Quanto aos jovens que já estão envolvidos com a UMP convido-os a continuar os trabalhos tendo o cuidado de estarem buscando sempre a integração com as outras mocidades, pois se muito podemos sozinhos, imaginem unidos e com o mesmo propósito, sei não é algo tão fácil na pratica, no entanto não é impossível afinal somos um.

Fortalecei-vos, serdes firmes, tendes fé e vamos trabalhar!

Jamila de Sousa

Entrevista feita por Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário