segunda-feira, 15 de agosto de 2011

UMP Indica: Palavrantiga


Em tempos onde o "gospel" predomina, com suas melodias repetitivas e rasas e sua teologia superficial por diversas vezes herética, a banda Palavrantiga surge como um alento em meio a esse cenário musical que produz músicas em massa, mas que não prima pela qualidade da canções como uma obra artística. Este é um dos principais diferenciais deste grupo, pois eles refletem em seu trabalho uma preocupação em fazer músicas de conteúdo tendo a visão que seus acordes são na verdade arte. Influenciados pelo pensamento de Hans Rookmakker já citado em outros textos deste blogs, acreditam que a arte não precisa de justifica, por isso não se rotulam como banda cristã, mas sim uma banda de rock brasileira, e que seus integrantes por serem cristãos transportam suas ideias nas canções, expressando sua fé, mas fugindo do rótulo. Esse posicionamento reflete de forma nítida na postura da banda, e na qualidade das letras e melodias, que são verdadeiras poesias musicadas.

Sua sonoridade é fruto de uma mistura que vai do samba brasileiro até o pop rock britânico, lembrando muito bandas como Los Hermanos, Travis, Coldplay, mas sem perder sua originalidade, que aliada as ótimas letras com uma boa teologia tornam seu som único.

No ano de 2008 lançaram seu primeiro EP, e com ele obtiveram uma enorme repercussão demostrando a carência de bandas com esse som e esta postura em nosso país, sem insinuar que não existam tantos outros artistas cristãos talentosos que fazem ótimos trabalhos com qualidades e conceitos parecidos, no entanto, Palavrantiga tem uma feição particular que tem conquistado um significativo espaço musical. O EP vendeu mais de 4.000 exemplares e suas canções foram acessadas mais de 130 mil vezes no My Space, inclusive tendo uma de suas músicas regravada pela dupla Cristian e Ralf, de modo que foi natural a gravação de seu primeiro CD no ano de 2010, o excelente Esperar é Caminhar. Se você gosta de rock de qualidade com ótimas reflexões acerca da fé cristã, não pode deixar de ouvir esta incrível obra musical.

Listamos algumas canções para quem ainda não conhece a banda e deseja ter  um primeiro contato com o seu som, mas adianto que escolhê-las foi uma tarefa dolorosa, pois são muitas as canções marcantes.


 CASA: Esta é talvez a canção mais conhecida da banda, pois foi justamente a regravada pela dupla sertaneja Cristian e Ralf.

 

 PENSEI: Música com uma letra muito inteligente, que reflete a completa soberania de Deus, que transcende nossas capacidades, mas ainda assim nos aceita através de sua maravilhosa graça. Além disso é o único videoclipe gravado pela banda, e sua sonoridade lembra bastante Los Hermanos, no modo em que se propõe a misturar o rock com o samba.

ESPERAR É CAMINHAR: Essa é a música título do álbum da banda, e com justiça, pois tem uma melodia linda, que parece muito com o melhor do pop rock britânico, e sua letra é impecável, nos fazendo refletir sobre a providência divina que nos socorre e nos faz caminhar enquanto esperamos Nele.

Nós da UMP da Quarta indicamos esta ótima banda. Se você ainda não comprou o CD, o faça o quanto antes e certamente não se arrependerá! Vejam mais videos no Youtube e sigam também o grupo no twitter: @palavrantiga

Concluo com uma expressão que é o lema da banda: “Alegria sempre!”.

Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. mandou bem rodrigo... bela opção nesses tempos em que as melodias e as letras se desfiliaram-se da poesia e da boa doutrina.

    ResponderExcluir
  2. Eu Sou Feito de Barro!!!!Boa,Expresso Naninha!!!!Mandou muitíssimo bem!!!!!

    ResponderExcluir