sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UMP Entrevista: Pr. Augustus Nicodemus Lopes


  Paraíbano, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom (África do Sul) e doutor em Interpretação Bíblica pelo Westminster Theological Seminary (EUA), com estudos no Seminário Reformado de Kampen (Holanda), chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conferencista com participações inclusive no Encontro para a Consciência Cristã e um blogueiro ativo em redes sociais (http://tempora-mores.blogspot.com/). Falamos com o Pastor Augustus Nicodemus Lopes neste entrevista sobre diversos temas acerca da igreja contemporânea e imutável Palavra de Deus.

01 - No inicio, as redes sociais eram vistas como uma forma de entretenimento e comunicação, mas de um tempo cá temos visto cada vez mais pessoas que buscam usar estes mecanismos para propagar as grandes verdades de Deus na internet. Como o senhor tem visto esse movimento e qual o conselho que dá aos jovens, no que diz respeito a filtragem das informações? 
Considero as redes sociais como um meio poderoso e eficaz para transmitirmos a Palavra de Deus. Há muitos cristãos comprometidos que usam estas redes, com grande eficácia. Por exemplo, o John Piper. Todavia, há algumas limitações. As redes sociais não substituem a comunhão dos santos, o convívio da igreja e o contato pessoal para oração e edificação entre irmãos. Além do mais, cabe tudo nas redes sociais, inclusive falsas doutrinas, heréticos e falsos profetas. Os cristãos que usam as redes sociais como fonte para alimentação espiritual precisam ter cuidado para não serem influenciados por estes falsos mestres que também usam as redes sociais. O conselho que eu daria é que não deixem de ler sua Bíblia e orar diariamente e que não deixem de ir à Igreja e ouvir a pregação da Palavra de Deus feita por pastores firmes na sã doutrina.

02 - Temos visto grandes movimentos no mundo virtual envolvendo cristãos, e o próprio IBGE indica um crescimento no número de evangélicos em nosso país. Por que nós não temos visto mudanças significativas na nossa ética, e nos nossos valores morais? Isso tem conexão com o que o senhor chama de "ateísmo cristão" em seu novo livro? 
Em parte. Creio que as razões principais são estas: 1) Falta de profundidade bíblica das grandes igrejas e denominações consideradas evangélicas, pois as mesmas são voltadas para a teologia da prosperidade e um Evangelho imediatista e solucionador dos problemas materiais, deixando de lado as grandes doutrinas da graça; 2) Falta de preparo da liderança evangélica, o que impede uma participação mais eficaz no cenário público brasileiro; 3) O relativismo moral que entrou nas igrejas evangélicas, deixando-nos sem norte, referenciais ou princípios claros e firmes; 4) A falta de tradição na igreja evangélica brasileira de se engajar nas questões sociais, morais e políticas do país.
 
03 - Como se explica o crescimento das igrejas Neopentecostais nos últimos anos em nosso país, cheio de práticas místicas, teologia de prosperidade, confissão positiva e uma série de perversões doutrinárias, invadido inclusive igrejas históricas? Qual sua visão deste movimento, e como nós podemos afastar a influência dele em nossas igrejas? 
Falei das razões deste crescimento num capítulo de meu livro “O que estão fazendo com a Igreja,” intitulado “A Alma Católica dos Evangélicos no Brasil”. Estas igrejas crescem porque oferecem ao povo brasileiro, que é católico no coração, coisas do catolicismo, como bispos, relíquias, pompa, rituais, indulgências e salvação por obras. Crescem também porque prometem solução miraculosa para os problemas do brasileiro: saúde, emprego, vitória financeira, libertação de vícios, casamento feliz... Quem não quer isto? Infelizmente, estas promessas, por não terem fundamento bíblico (Deus nunca prometeu prosperidade financeira e saúde perfeita ao cristão que fosse fiel no dízimo, nas ofertas, nas correntes, nos sacrifícios, etc.), acabam trazendo frustração e decepção a milhares de pessoas, que acabam decepcionados com o Cristianismo em geral e nunca mais querem saber de igreja. A única maneira de afastar a influência destes movimentos em nossas igrejas é pregar a Palavra de Deus, expor o erro e confirmar a verdade.

04 - Podemos observar dois extremos: enquanto a teologia liberal faz com que os pensamentos seculares invadam a igreja, algumas outras denominações se isolam em seus ambientes eclesiásticos tornando-se verdadeiros monastérios. No entanto, entre esses dois extremos, qual a postura adequada que a igreja deve ter? O senhor entende que nossas igrejas têm falhado por não conhecer a cosmovisão calvinista acerca da arte, política, religião e ciência?
De fato, a visão calvinista é muito abrangente e fornece uma base bíblica sólida para o engajamento correto na sociedade e em todas estas áreas. O liberalismo teológico nos manda ao mundo, mas sem nada a dizer; as igrejas isoladas têm o que dizer, mas não vão ao mundo. Precisamos ir ao mundo com algo relevante a dizer – e creio que a fé cristã reformada reúne estas duas coisas.

05 - Por fim, gostaríamos de agradecer a participação em nosso blog, e perguntar quais os conselhos que nos dá para desenvolver um trabalho com jovens que tenha como principal foco a busca por um conhecimento mais profundo da palavra de Deus. Pedimos também que nos deixe um texto para edificação de todos que acessam esta página. 
Acredito que há duas coisas a serem feitas. 1) Estimular a leitura de bons livros reformados – e há muitos deles disponíveis em editoras como Fiel, Cultura Cristã, Mundo Cristão, Vida Nova, PES, Nutra e muitas outras; 2) Estimular que aproveitem bom material reformado disponível na internet, como o site Monergismo (www.monergismo.com), onde se pode encontrar sermões, estudos, palestras, inclusive em áudio (mp3). O texto para edificação que deixo é um que marcou minha vida: “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2Co 10:5). Abraços!


Pr. Augustus Nicodemus Lopes
@augustuslopes


Entrevista feita por Guilherme Barros
@guih_barros 

 

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Olha, eu nem sabia direito quem era Augusto Nicodemos. Apenasouvi falar dele, mas gostei muito!
    Abraços

    ResponderExcluir