quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Seguir a Jesus não é para quem quer

Aqui começa a publicidade da história de doze pessoas extremamente interessantes. Poder-se-ia falar de cada um com seus defeitos, suas virtudes, como vaidade, cobiça, traição, carinho, afeto, dedicação, exagero. Mas no que isto os faz interessantes? Estas características estão distribuídas pela humanidade e destacar alguém por possuir uma delas, ou tantas outras não citadas aqui, não faz ninguém especialmente interessante. O grande fato marcante na vida desses homens não tem nada a ver com nenhuma característica intrínseca deles, nem de suas capacidades ou posição social. A grande marca na história deles é a pessoa que eles passaram a acompanhar, a ouvir, a aprenderem com ele, vendo a cada dia seus exemplos, suas parábolas, suas exortações e seu extremo amor a Deus. Esta pessoa ninguém mais é que o Nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus encarnado, aquele que viveu entre os homens e revelou a Glória do Pai. 


Homens simples, pescadores, cobradores de impostos, até um revolucionário. De alguns sabemos um pouco mais, como Pedro e seus arroubos, sua tripla negação, sua dedicação ao Evangelho; ou João, dedicadamente afetuoso e certa vez querendo que caísse fogo sobre uma cidade e noutra oportunidade, junto com seu irmão Tiago, querendo sentar-se a direita de Cristo no reino dos céus. E o que falar de um certo Tomé, se recusando a crer na ressurreição de Cristo? Ou de um cidadão que com um beijo entrega o Senhor na mão dos romanos? Felipe, pedindo a Jesus para mostrar-lhes o Pai? De outros sabemos menos como Bartolomeu, Tiago Filho de Alfeu. Mas em comum com eles, temos o mesmo chamado: Vinde após mim. 

Na verdade, o chamado é uma ordem: Vinde. E não depende de quem é chamado ou de qualquer virtude deste, mas daquele que chama, que vocaciona. Ou seja, ser discípulo de Cristo não é para quem quer. Não é para quem tem mais posição ou mais dinheiro ou mais eloquência. É para a aqueles a quem o Senhor Jesus eficazmente chamar: Vinde após mim. 

Em Mateus a história começa no capítulo 4, verso 18 com Pedro e André e termina no capítulo 9, verso 9 com o chamado do próprio Mateus. 

Homens como eu e você, em nada diferente. O que transformou a vida de 11 daqueles homens foi a presença de Jesus em suas vidas. E é quem transformou a minha vida e a sua vida também e vai transformar a vida de muitos ainda, que serão alcançados com a pregação do Evangelho.  

Que nossas vidas reflitam a luz do nosso Senhor e mostrem efetivamente que somos seus discípulos.

Presb. Cícero da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário