quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Em Busca de Serviço

Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo , deseja uma nobre função. 1 Timóteo 3:1


Não é incomum que aqueles que são logo desde a juventude vocacionados ao sagrado ministério se vejam numa situação inquietante em relação às eleições dos cargos que Deus usa para comunicar Sua vontade em relação ao governo da igreja (1 Tm 4:12-16). O dilema parece ser, na maioria dos casos, entre a convicção interna do chamado e a relativa demora do reconhecimento dele pela comunidade através da ordenação do cargo.

Desejar o presbiterato é desejar uma nobre FUNÇÃO, que Deus designa a quem quer, conforme Sua vontade e edificação do corpo (Ef 4:11-17). É uma característica marcante dos falsos mestres o desejo do cargo pelo poder eclesiástico que se constitui ou a deferência da comunidade (3 João 1:9-12).

Esses, que pensam que o presbiterato é uma ascensão social, sempre acabam expostos como de fato são: carnais. Antes da eleição sempre disponível, ativo na obra, piedoso e exemplar. Porém ao ser eleito, ausenta-se sem motivo justo, não tem prioridade em estudar e ensinar as Escrituras ou muito menos viver uma vida comum com os irmãos para ser exemplar (2 Tm 2:1-8).

Para não incorrer nesse erro, jejue e ore sobre o assunto pedindo a Deus que lhe esclareça quais são as verdadeiras motivações que habitam seu coração. Arrependa-se de todas que não sejam iguais a de Jesus: servir em amor (Jo 13:12-18). Quem quer servir em amor:

  1. Não se ressente do resultado das eleições, pois sabe que o escrutínio é acima de tudo um instrumento de Deus para eleger aqueles que Ele mesmo já determinou pela sua livre  e soberana vontade (At 14:21-24).
  2. Não quer "mostrar serviço", para de alguma forma alcançar popularidade e aceitação necessárias para a eleição. Quem assim age é como Absalão que por muita conversa e bajulação quis usurpar o trono de Davi (2 Sm 15:1-7). Considere bem o fim dele, morto por causa de sua própria vaidade,  e não queira o mesmo pra si (2 Sm 18:9-18)
  3. Não quer provar quem é, não precisa ter seu "ponto de vista" imposto aos outros ao custo da verdade em amor que deve ser vivida na igreja. Quem quer ser inquestionável, não pode ser irrepreensível. O verdadeiro servo dá a outra face, anda a segunda milha. Ensina com doutrina e mansidão. (2 Tm 2:15-26).
  4. Deseja o bem da comunidade e não submetê-la a sua própria vontade. Esforça-se em por em prática o amor na disposição de servir a igreja com seus dons e talentos, ou seja, com a capacitação sobrenatural do Espírito Santo e com os recursos disponíveis que Deus lhe confiou para receber do Senhor a recompensa (1 Pe 5:1-5).

Se você deseja ser usado por Deus em sua fraqueza para o benefício da sua igreja e assim glorificar a Deus, não faltarão oportunidades no corpo para que você possa servir.


Presb. Gleidson Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário