sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O que é uma Igreja Tipicamente Presbiteriana? Com a Palavra Francisco Macena


Não poucas vezes sou perguntado sobre algumas incoerências que ocorrem em igrejas presbiterianas. Incansavelmente tenho que responder a mesma coisa sempre: 

De acordo com a nossa constituição, afirmamos que: 

Art.1 - A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL é uma federação de Igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática AS ESCRITURAS SAGRADAS DO VELHO E NOVO TESTAMENTO e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua CONFISSÃO DE FÉ E OS CATECISMOS MAIOR E BREVE; rege-se pela presente CONSTITUIÇÃO; é pessoa jurídica, de acordo com as leis do Brasil, sempre representada civilmente pela sua Comissão Executiva e exerce o seu governo por meio de Concílios e indivíduos, regularmente instalados.

Art.2 - A Igreja Presbiteriana do Brasil tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e “ENSINAR OS FIÉIS A GUARDAR A DOUTRINA E PRÁTICA DAS ESCRITURAS DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS, NA SUA PUREZA E INTEGRIDADE, BEM COMO PROMOVER A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE FRATERNIDADE CRISTÃ E O CRESCIMENTO DE SEUS MEMBROS NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”.

Dito isto, “se” algum pastor, presbítero, conselho, presbitério ou sínodo, age diferente dos termos acima citados, esses tais não representam a Igreja Presbiteriana do Brasil. Sendo assim, aqueles líderes presbiterianos que se declaram publicamente “pentecostais”, aqueles que adotam os moldes de igrejas “inclusivas”, aqueles que adotam um “universalimo prático”, aqueles que mantem comunhão pastoral com “seitas” como a IURD, aqueles usam de atrativos mundanos para atrair as pessoas e chamam isso de “relevância” para a cidade, aqueles que promovem e apoiam a marcha para Jesus, esses tais não representam a Igreja Presbiteriana do Brasil. Não olhem para eles com se fossem uma referencia típica de presbiterianismo. 

A verdadeira referencia de presbiterianismo está nas igrejas que tem a Escritura como regra infalível de fé e de prática, que expõe o sistema doutrinário da Confissão de Fé e dos Catecismos e que seguem as normas legais da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Pense nisso! Acorde! Faça sua parte por uma igreja presbiteriana tipicamente presbiteriana!


Página do Autor no Facebook

Rodrigo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário