quarta-feira, 5 de outubro de 2011

As desventuras da vida e a providência Divina

Os dissabores e os percalços, que frustram nossas expectativas, trazendo desconforto e por vezes dor e sofrimento, são situações que certamente já passamos em nossas vidas, e ainda passaremos por diversas vezes. Entretanto, todos estes momentos seriam vistos de uma forma diferente se percebêssemos os reflexos que trazem à nossas vidas e aos propósitos de Deus. O entendimento de sua majestosa soberania, e de sua misericórdia e amor para com seus eleitos nos revelam o Senhorio que Ele tem sobre tudo que acontece em nossa vida, e isto deve gerar paz, esperança e imensa satisfação.

No capítulo 14 do livro de Atos, percebemos que em decorrência de um tumulto ocasionado pelos Judeus, Paulo e Barnabé fugiram da cidade de Icônio e foram para Listra, anunciar o evangelho. Neste local havia um homem paralítico de nascença que ouvira falar dos apóstolos e foi até eles, sendo curado por Paulo. A perseguição sofrida por estes homens não fugia do controle de Deus, muito pelo contrário, ela serviu para cumprir os decretos do Senhor, pois fez com o que os Apóstolos fugissem para aquela cidade e realizassem esta cura.

Logo em seguida, no capítulo 16, é possível visualizar mais uma vez a Mão de Deus usando as dificuldades que acometiam Paulo e Silas como forma de alcançar seus maravilhosos, eternos e imutáveis propósitos. Desta vez os apóstolos foram presos em Felipo, somente pelo fato de libertarem uma jovem possessa que estava sendo usada como meio de obter lucro, e ao por fim a esta exploração foram denunciados e presos por aqueles que se aproveitavam financeiramente da desgraça da moça. Nada disso ocorreu a parte da vontade de Deus, que usou a vida daqueles homens para que o evangelho fosse revelado ao carcereiro da prisão e toda a sua família.

Fatos semelhantes também ocorreram e ainda acontecem nos nossos dias. Em 2008, na cidade de Campina Grande/PB, um servo de Deus teve sua moto roubada por dois indivíduos armados, prejudicando-o imensamente já que aquele veículo era a fonte de seu sustento. Mas um mês após este acontecimento ele recebeu uma ligação de um dos responsáveis pelo crime, pedindo perdão, indicando onde estava sua moto e afirmando ainda que não conseguira dormir desde que a roubou e por isso gostaria que fizesse uma oração pedindo para que Deus o perdoasse. Tal inquietação no coração de um ladrão, habituado a cometer atos ilícitos, não pode ser compreendida sem notar a intervenção do Espírito Santo em seu coração. Este incidente fora narrado em um inquérito policial. Como poderemos dimensionar o impacto que esta história causou no escrivão, no delegado e em todos que a ouviram?

As situações que foram mencionadas provocaram dissabor, sofrimento e incômodo, mas todas faziam parte do Propósito de Deus, que teve Seu Nome glorificado em cada uma delas. Muitas são as finalidades que os nossos problemas podem ter, como o fim de alcançar os eleitos de Deus, nos fazer crescer na santidade e na graça, produzir perseverança, contudo em todos os casos uma coisa é certa: Deus estará no controle de tudo! Assim, olhemos para nossas aparentes desventuras sob uma nova perspectiva, sabendo que o Criador do universo usará estes percalços de acordo com seus perfeitos decretos. Que esta verdade nos ajude a suportar as aflições, sempre movidos pela fé e com gratidão e confiança na providência Divina.


Soli Deo Glória!


Obs: Precisei interromper a série de reflexões a respeito da Graça Comum por causa da inquietação evidente que tive ao tomar conhecimento da história narrada neste texto. Caso não haja intervenções desta natureza, mês que vem continuaremos com o assunto que vinha sendo tratado.


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Esse é o Deus que sirvo,o mesmo que nas adversidades faz agente ter certeza de seu cuidado e transforma todos e tudo a nossa volta. Eu amo e dependo de Deus

    ResponderExcluir
  2. muito bom velho... Gloria a Deus pelas minhas tribulações... pois revelam a obra de Deus em minha vida. afim de que cada dia eu me pareça mais com Ele.

    ResponderExcluir